sexta-feira, 15 de maio de 2009

Craque - Diego Armando Maradona

Amigos,

Hoje inauguro uma nova "coluna" no Jornalheiros. "Craque" homenageará, uma vez por semana, um grande atleta do passado. Espero, nos comentários, as sugestões dos queridos leitores para as próximas semanas.

Hoje, meu tema é o argentino Diego Armando Maradona. Ah, aquela canhota prodigiosa que quebrava o silêncio nos estádios do mundo! Ah, aquela entrega comovente de um jogador que aliava grande técnica a muito suor! Um conhecido argentino, o Aldo, verdadeiro poeta, dizia "amor que contagia amor, futebol que contagia futebol". Certamente, uma das melhores definições que eu já li sobre don Diego.

Maradona não jogava futebol: ele dançava com a bola. Tinha uma intimidade ímpar com a esfera de couro. Maradona não tinha sangue azul correndo nas veias, não era rei de nada: mas recebeu um cetro e uma coroa, do povo argentino, e das torcidas de Argentinos Juniors, Boca Juniors, Barcelona, Sevilla e Napoli. Do seu corpo não pendia um manto real, mas apenas a camisa que ele molhava com o suor de seu esforço. E era assim que ele levava as multidões do pranto ao sorriso. Ah, a tua platéia te idolatrava, ou melhor, te idolatra para sempre, Maradona. Sim, porque quem viu um drible ou um golaço de don Diego jamais deixará de idolatrá-lo.

Ele cometeu seus erros, mostrando a nós que é um ser humano, que também falha. Envolveu-se com drogas, e pagou o preço por isso: a carreira fantástica foi interrompida pela carreira maldita. Porém, não há mal nenhum em se chegar ao fundo do poço, desde que haja força de vontade para sair dele. E isso Maradona demonstrou. Quem somos nós para não perdoá-lo?

Maradona é imortal. Seus fãs passarão seus dribles e seus gols às próximas gerações, de modo que don Diego ficará, para sempre, na memória da humanidade. O mito argentino conquistou uma Copa do Mundo (1986), um Campeonato Argentino (1981), 3 copas com o Barcelona (1983), dois Campeonatos Italianos (1987 e 1990) e uma Copa da UEFA (1989).

PC

Vídeos com grandes jogadas de Maradona:



7 comentários:

  1. Como não vi Pelé jogar... esse foi o maior que eu já vi jogar...

    ResponderExcluir
  2. Ele,Van basten,maldini e zidane os melhores que eu vi =D

    Maradona não tem igual

    ResponderExcluir
  3. Dieguito, El Cara.
    O melhor que vi jogar.

    ResponderExcluir
  4. Pena que só pude acompanhar o final da carreira dele.

    ResponderExcluir
  5. Preferia ter ido ver o filme do Pelé... huiaahiahuaiuhuahuiahuia

    ResponderExcluir
  6. Não vi o Maradona jogar...94 não conta pq ele já tava na decadência. Mas pelos vídeos que vi, digo que é 03 de todos os tempos, perde pra Pelé e Garrincha!

    Melhor que eu vi foi o Baixinho, o inigualável Gênio da Grande Área!!!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.