segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Botafogos pelo mundo

Amigos, iniciarei hoje uma série de posts sobre os clubes inspirados pelos quatro grandes cariocas. Começo pelo Botafogo de Futebol e Regatas, cuja Estrela Solitária ilumina diversos clubes ao redor do Brasil.

Além do original de General Severiano, há outros dois Botafogos relativamente famosos: o Botafogo de Ribeirão Preto/SP, e o Botafogo de João Pessoa/PB.

O Botafogo de Ribeirão Preto, fundado em 1918, é um dos principais clubes do interior do estado de São Paulo. Teve algumas campanhas de destaque ao longo da história: foi campeão paulista do interior (1927), campeão do Pentagonal da Guatemala (1966), campeão do Sesquicentenário da Argentina (1972), vice-campeão brasileiro da Série B (1998), e vice-campeão paulista (2001). Já revelou grandes nomes para o futebol brasileiro: Eurico, Zé Mário, Sócrates, Raí, Leandro e Cicinho, entre outros.

O Botafogo da Paraíba, fundado em 1931, é o clube mais vencedor do estado, com 26 campeonatos paraibanos. Seu uniforme é alvinegro, parecido com o original, apesar de a estrela do escudo ser vermelha. A cor rubra invadiu a tradição deste Botafogo graças a um presidente da década de 70, chamado José Flávio Pinheiro Lima. Torcedor fanático do São Paulo, ele quis tornar o Botafogo/PB mais parecido com o clube paulista. Isso rendeu ao clube os apelidos de "Tricolor do Contorno" e "Alvinegro da Estrela Vermelha". Os maiores ídolos da história do Botafogo/PB são Chico Matemático (o maior artilheiro) e Washington Luiz (jogador que mais atuou pelo clube).

Ainda há dezenas de outros Botafogos menos cotados espalhados pelo Brasil. No Distrito Federal, o lendário Túlio Maravilha vem marcando seus gols pelo Botafogo de Brasília. No Amapá, encontramos o Botafogo de Macapá e o Botafogo de Santana. No Pará, há o Botafogo de Belém, e no Piauí, o Botafogo de Teresina. No Maranhão, encontramos dois: o Botafogo do Anil, e o Botafogo de Imperatriz! Em Minas Gerais, o Botafogo de Sabará. Na Bahia, há o Botafogo de Santo Amaro da Purificação, glorioso campeão baiano da segunda divisão em 1981. Ainda na Bahia, há o Botafogo de Salvador, heptacampeão baiano na primeira metade do século XX. Em terras gaúchas, encontramos os Botafogos de Viamão e Santo Cristo. Ainda no Rio Grande do Sul, foi fundado em 1953 o Botafogo de Santa Lúcia do Piaí. Veja na foto o primeiro time da história deste Botafogo gaúcho:
Em Santa Catarina, encontramos o Botafogo de Xaxim, cujo resultado mais expressivo é o vice-campeonato da segunda divisão catarinense em 1998. Também em SC há o Botafogo Atlético, de Florianópolis. No Paraná, há o Botafogo de Curitiba, fundado em 1925. No Mato Grosso do Sul, achamos o Botafogo de Aquidauana.

Há outro Botafogo no estado do Rio de Janeiro: fundado em 1990, o Botafogo de Macaé é bicampeão citadino (1994 e 1995) e campeão carioca da terceira divisão (1998). Outro Botafogo do interior fluminense é o Botafogo Casimirense, de Casimiro de Abreu. No Espírito Santo, há o rubro Botafogo Veneciano, da cidade de Nova Venécia, e também o alvinegro Botafogo Jaguaré. Em Minas Gerais, temos o Botafogo de Baependi.

Voltemos ao estado de São Paulo. Lá, não há apenas o Botafogo de Ribeirão Preto. Na capital, há o Botafogo Jaçanã Futebol e Samba, e o Botafogo de Guaianases (fundado em 1955, hoje disputa a Copa Kaiser de Futebol Amador). Também há Botafogos nas pequenas cidades de Barra Bonita e Monte Alto. Existe também o Botafogo de São José do Rio Preto, fundado em 1962. Campinas também possui seu Botafogo. Em Santos, encontramos o Esporte Clube Botafogo:
Para quem acha que só no Brasil existem Botafogos, este escriba conseguiu encontrar vários Botafogos em outros países! Comecemos pelos países de língua portuguesa. Em Cabo Verde, há o Botafogo Futebol Clube, fundado em 1973 e tetra-campeão nacional. Em Portugal, há o Botafogo Futebol Clube de Cordinhã, no distrito de Coimbra. Ainda em terras portuguesas, podemos encontrar o Botafogo de Caneças (1962), e o Botafogo de Setúbal. Em Angola, há o Botafogo de Luanda.

Na América do Sul, podemos encontrar o Botafogo de Linden, campeão da Copa da Guiana em 1993. Na Argentina, há mais quatro: o de Rosário, o de Rauch, o de Granadero, e o de Misiones. No Chile, mais dois Botafogos: o de Coquimbo e o de Parte Alta.

Em Camarões, encontramos o Botafogo de Buéa. Na República Tcheca, há o Botafogo de Mladá Boleslav (!!!), fundado em 1977, cujo mascote é um morcego.

O leitor conhece algum Botafogo que ficou fora da lista? Por favor, complete este post com seu valioso comentário!

- EDIÇÃO (06/01/2009 00:10)
O leitor tricolor Pablo Itaboray alerta para a existência de mais um alvinegro: o Botafogo Futebol Clube de São João Nepomuceno, em Minas Gerais. Coincidência: SJN é a cidade-natal do lendário Heleno de Freitas, um dos maiores ídolos da história do Botafogo carioca. Heleno chegou a frequentar o Botafogo local. O melhor ano da história do Botafogo de São João foi 1949, quando foi o glorioso campeão do Torneio Início da Liga de Rio Novo! No primeiro e no segundo quadros!!! A foto do timaço está abaixo:

PC

13 comentários:

  1. Sensacional! PC, faça os Américas pelo Mundo também... Será genial!

    ResponderExcluir
  2. Pow gostei da materia
    osu botafoguense e nao imaginava q tinha isso tudo de botafogo rsrs

    ResponderExcluir
  3. Um bater de asas de um time do Rio de Janeiro causou um furacão na República Tcheca!

    ResponderExcluir
  4. Fala, PC! Sou tricolor e sempre acompanho seu blog. Existe um outro Botafogo, o Botafogo Futebol Clube. O avô da minha esposa foi um dos presidentes. O clube fica em São João Nepomuceno em Minas Gerais, cidade do craque Heleno de Freitas que jogou no Botafogo "original" e chegou a frequntar o clube de São João. Mais informações aqui: http://www.sjonline.com.br/content/view/85/2/

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, Pablo! Acrescentei agora o Botafogo de São João à lista.

    André Ruiz, aderi à sua sugestão. O América também será homenageado.

    Abraços a todos! Obrigado pelos comentários!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. o Botafogo é uma fortaleza e sua torcida jamais se renderá. maneira a pesquisa, PC. Mas eu só poderia esperar isso de um mestre. abraços!

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o Massa. Essa pesquisa ficou ótima. Jornalheiros num nível cada vez mais alto de jornalismo!

    ResponderExcluir
  9. Muito boa pesquisa msm.
    Parabéns! (:
    Existe ou melhor existiu mais um Botafogo no Distrito Federal chamado de Botafogo Sobradinho.

    ResponderExcluir
  10. Bacana sua matéria, mas tenho que discordar.
    O Botafogo de Ribeirão Preto segundo documentos do clube, narra uma história bem diferente. Abaixo tem o link para acessar.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Botafogo_Futebol_Clube_(Ribeir%C3%A3o_Preto)

    ResponderExcluir
  11. Deley, a frase "ou então bota fogo em tudo!" de fato aconteceu na reunião que fundou o Botafogo de Ribeirão Preto.

    Mas em 1918 o Botafogo do Rio já era um clube conhecido nacionalmente, e muito provavelmente conhecido pelos fundadores do clube de Ribeirão Preto...

    Pode não ter havido "inspiração direta". Mas é difícil acreditar que não houve influência nenhuma...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.