segunda-feira, 26 de julho de 2010

Resenha - Botafogo 1 x 1 Fluminense

Amigos, a semana que passou valeu por um autêntico e minucioso exame para os corações tricolores. Começamos no domingo, com a suada vitória contra o Santos, na Vila Belmiro, por 1 a 0. Depois, na quarta-feira, foi dia de se emocionar com o centésimo-oitavo aniversário do clube. Na quinta-feira, mais um triunfo apertado, 1 a 0 sobre o Cruzeiro, no Maracanã, e a assunção da liderança do Campeonato Brasileiro. Na sexta-feira, a bomba: "CBF quer Muricy". Mas o treinador preferiu cumprir seu contrato com o Fluminense. Vitória espetacular do Tricolor sobre a sujeira de dona CBF. Para terminar uma semana tão intensa... o clássico mais tradicional do futebol brasileiro, domingo, no Engenhão.

E foi uma partida à altura da história do Clássico Vovô, empolgante, cheia de alternativas, boas jogadas e brigas. Brigas também, porque não há clássico que preste sem um sururu. Os três expulsos talvez tenham sido pouco para toda a violência vista no Engenhão.

(Aliás, pergunto: por que o Botafogo está tentando chamar o Engenhão de Stadium Rio? Ou é Estádio Olímpico João Havelange, ou é Engenhão. Fim de papo!)

Nas arquibancadas do Engenhão, a maioria dos 23.000 presentes era tricolor, o que já era esperado, pelo melhor momento vivido pelo Fluminense. Para o Maracanã, o público seria considerado ruim, mas para o Estádio Olímpico está de bom tamanho. O torcedor carioca ainda está aprendendo o caminho para Engenho de Dentro. Tenho certeza que, em breve, os públicos do Engenhão melhorarão.

Em campo, foi um duelo bem equilibrado. Um gol para cada lado, Emerson para o Fluminense, após falha do goleiro Jefferson; e Renato Cajá para o Botafogo, em falha do goleiro Fernando Henrique. Também cada time enfiou uma bola na trave oponente. E também os dois arqueiros tiveram muito trabalho. Apesar das falhas nos gols, ambos tiveram boas atuações, com defesas importantes.

Alguns amigos botafoguenses me enviaram mensagens, reclamando da arbitragem. O juiz Rodrigo Nunes de Sá de fato pecou na parte disciplinar, mas não vi prejuízo a nenhuma das equipes. Todas as expulsões foram merecidas (Thiaguinho, do Flu, por agressão; Danny Morais e Somália, do Botafogo, por infrações graves repetidas). Poderia mesmo haver mais expulsões, mas elas seriam dos dois times, sem dúvida.

Para o Botafogo, teórico mandante da partida, o resultado foi ruim, pois o alvinegro permanece na parte de baixo da tabela, ameaçado de rebaixamento. Para o Fluminense, o resultado foi razoável, apesar da perda da liderança para o Corinthians. A campanha do Tricolor rumo ao tricampeonato segue firme e forte, com excelente aproveitamento.

No sábado, o Fluminense joga no Maracanã, contra o Atlético Paranaense. A torcida pó-de-arroz subirá as sagradas rampas, tenho certeza.

PC

6 comentários:

  1. Belletti jogou sem condições. Vai jogar de novo domingo?

    Essas duas últimas partidas não foram boas. Somamos 4 pontos, mas jogamos mal.

    ResponderExcluir
  2. Não achei falha de FH. Edno na verdade desviou de cabeça, e atrapalhou FH. O gol não foi Renato Cajá foi de Edno.

    Aliais PC se puder dar uma moral: http://www.dblmyway.com/2010/07/108-um-dia-depois.html escrevi sobre minha primeira vez no Maracanã, no jogo contra o Cruzeiro ;)

    ST

    ResponderExcluir
  3. Na boa, era pra ganhar mole do Botafogo.
    Com 3 zagueiros e 2 volantes o time fica morto. Só o Conca criando não dá.
    Muricy precisa mudar este esquema e aprender a usar melhor suas substituições. Ele não tá osando bem as substiuições. Tanto é que botou thiaguinho em campo.

    Porra, Muricy http://umtantonadaassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Não vi o jogo, mas alvinegros disseram que o juiz foi mal. Já estou com medo do rebaixamento. Empates demais. O Fluminense pode ser campeão.

    ResponderExcluir
  5. Thiaguinho é uma zebra.
    Por mim podia ser dispensado. Chama qq um da base que vai ser melhor.

    ResponderExcluir
  6. E ai PC, blz.
    classico sempre é um jogo complicado, e o empate me pareceu justo. Os tricolores não precisam ficar inquietos, o FLUSÃO tem tudo para levar o titulo esse ano.

    PC eu indiquei seu blog a receber o SELO BLOG DE OURO, entra lá no meu blog e veja como funciona.

    Um abraço.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.