terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Noite de América


"O que as vitórias têm de mau é que não são definitivas. O que as derrotas têm de bom é que também não são definitivas", disse uma vez José Saramago.

Rio de Janeiro, madrugada de três de julho de 2008: a torcida tricolor deixa o Maracanã silenciosa, quase muda. Aquelas pessoas acabavam de participar de um dos grandes momentos da história do Fluminense. A derrota na final da Copa Libertadores, após a épica campanha, feria cada coração pó-de-arroz. Mas havia sido também uma demonstração da grandeza do Fluminense.

Uma demonstração da grandeza da torcida, que não desistiu em momento nenhum, nem mesmo quando o Fluminense perdia por três gols de diferença.

Uma demonstração da grandeza do time, que conseguiu tirar a imensa diferença no placar (pela primeira vez na história das finais da Copa).

Uma demonstração da grandeza do clube, que dez anos após o rebaixamento para a terceira divisão, saía de cabeça erguida como vice-campeão da América.

A derrota doeu, doeu muito. Malditas disputas de pênaltis, que podem ser tudo, menos futebol. Maldito árbitro, que nos garfou em pleno Maracanã. Maldita altitude, que nos sufocou naqueles quarenta e cinco minutos.

Mas dizia eu no começo que as derrotas não são definitivas. Três anos depois, a Copa Libertadores volta a sorrir, com a presença do Fluminense em sua tabela.

A Copa Libertadores volta a sorrir, com a encantadora possibilidade de envelhecer para sempre na Rua Álvaro Chaves, em tão numerosa companhia.

Esta quarta-feira é noite de América. O ingresso está caro, bem caro. Mas o Fluminense precisa de número, e então vivos, doentes e mortos subirão as rampas do Estádio Olímpico João Havelange. E essas almas verão o Fluminense iniciar uma de suas mais gloriosas jornadas em todos os tempos.

PC

9 comentários:

  1. Essa ninguém nos tira!

    ST,

    Patty

    ResponderExcluir
  2. Olá a todos, muitos parabéns por este blog, é muito bom!

    Convido-os a visitarem: http://thebluefactoryofdreams.blogspot.com/

    Gostava de trocar links com este blogue, se tiver interesse deixe mensagem no meu blog s.f.f., muito obrigado.

    Um grande abraço desde o Porto-Portugal

    ResponderExcluir
  3. Rumo ao título que nos tiraram em 2008!!!!!
    ST
    Leandro

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto! Como a Patty disse: "Essa ninguém nos tira!"
    ST

    ResponderExcluir
  5. Depoimento de quem viveu a Libertadores:
    http://golingol.blogspot.com/2011/02/marcas.html
    O Flu VOLTOU!

    ResponderExcluir
  6. P**** PC, pára com isso. Esses teus textos às vezes me arrepiam, cara.
    Essa tua linguagem toda “rodriguiana”. Caramba!

    “A Copa Libertadores volta a sorrir, com a encantadora possibilidade de envelhecer para sempre na Rua Álvaro Chaves, em tão numerosa companhia.” PQP!

    Pra cima, Fluzão!!!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.