sábado, 27 de agosto de 2011

Resenha: Tricolor 1 x 2 Botafogo


Amigos, na última resenha apresentei a vocês Samarone, o papagaio que recita o hino do Fluminense. Expliquei também que o louro não fala quando lhe pedem, e sim quando menos se espera, mas então o faz com uma sabedoria e um uso da razão incomuns nos seres humanos.

Repeti a apresentação do louro por um motivo: hoje cedo ele desandou a falar sobre seu assunto favorito. (E não se enganem: Samarone adora discutir sobre a literatura de García Márquez e Vargas Llosa, mas seu assunto favorito é mesmo o Fluminense.)

Ele não se esquece de Darío Conca (convenhamos, é difícil mesmo esquecer o argentino). Entretanto, o louro focou suas críticas em outros pontos. Por exemplo, descompôs Abel Braga, vociferando contra as ausências de Martinuccio e Ciro no onze titular. Também teceu críticas ao presidente Peter Siemsen, que ainda não havia vencido um clássico sequer em sua administração. Demonstrou também tristeza pela ausência da torcida, e saudade do Maracanã. (Ainda me lembro do dia em que o levei para conhecer o Maracanã. Ele também não se esquece daquela cálida tarde dominical.)

Confesso que a conversa matinal com o louro me deixou pessimista para o clássico. Cheguei ao Engenhão sob uma atra nuvem de desânimo: pressentia a derrota tricolor. O tropeço do Fluminense me parecia uma verdade escrita desde antes do dilúvio.

Já no segundo tempo, Souza (que não é o Pelé) cobrou escanteio da esquerda, e Fred cabeceou para o gol: Fluminense 1 a 0. Por um minuto, cheguei a achar que meu pessimismo não se justificava. Só por um minuto: foi o tempo que o Botafogo levou para empatar, com Elkeson rabiscando a área tricolor, sem ser incomodado.

A virada alvinegra veio em contra-ataque puxado por Loco Abreu e finalizado por Lucas, em chute cruzado. Botafogo 2, Fluminense 1, placar final. Após as 19 rodadas do primeiro turno, o atual campeão brasileiro soma 8 vitórias, 1 empate e 10 derrotas: parece estar no certame a passeio.

O louro já me pediu para reler "O amor nos tempos do cólera". Por algum tempo, ele não quer mais se estressar com o Fluminense.

PC

17 comentários:

  1. Fomos um bando. Aliás, estamos um bando.
    Muita coisa errada. O melhor seria pedir o boné e ir embora. Foi legal, não deu, deixa pra uma próxima. Até mais, Abel!

    ResponderExcluir
  2. Ver Márcio Rosário na zaga do adversário deve ser uma alegria e tanto para qualquer um.

    O primeiro gol do Botafogo foi um presente de Márcio Rosário. Uma falha bisonha, inacreditável, sei lá, haja adjetivo!

    Ele é um cara esforçado, não se pode negar. Foi até um pouco comovente o close da câmera ao término da partida. Sua revolta transparecia culpa pela derrota.

    Não podemos culpá-lo. Ele faz o que pode, mas sabemos de suas limitações.

    Podemos culpar sim, quem indica a contratação (Abel), quem escala (Abel de novo) e quem contrata (Peter ou Celso, já nem sei mais! Em meio a tantos jogadores da unimed e do clube fica difícil saber quem é de quem!)

    O Sóbis devia estar suspenso ou machucado (senão o Abel teria colocado ele no jogo). Martinuccio e Ciro entraram, na fogueira, claro! Parece que o Abel só faz alterações quando o time está perdendo. Aí começa o festival de atacantes. Hoje, ele mandou um 4-1-1-4, lembrei dos longínquos tempos de FIFA International Soccer e FIFA 95 no saudoso Mega Drive.

    ResponderExcluir
  3. Poucas vezes sou favorável a troca de treinador. Mas acho que o tempo no Oriente Médio não fez bem a ele. Talvez fosse bom pra todo mundo que ele pedisse o boné (como disse o André) para rever conceitos.

    Destaco a atuação de Edinho, lutou muito e fez o que sabe muito bem.
    Carlinhos teve atuação ridícula, noite pra esquecer.

    ResponderExcluir
  4. Tá foda gente, se não tivesse assinado o PFC da NET, eu não iria mais assistyir aos jogs, só decepção. Tô meio sem tesão de assistir, aliás, sem tesão está o nosso time. Time? Que time?

    ResponderExcluir
  5. Ramón, o Márcio Rosário foi um dos piores zagueiros que já vi jogar no Botafogo.

    ResponderExcluir
  6. Esqueci de comentar sobre o lance do segundo gol do Bota. Repito aqui parte do comentário que fiz no blog de outro PC:

    Sem querer desmerecer o lance do segundo gol, mas deixar um jogador grandalhão correr o campo inteiro sem ser incomodado é demonstrativo de um grau de desarranjo tático que eu julgava (até ontem) não ser possível.

    ResponderExcluir
  7. Pois é, Minoru...idem pra mim.

    Falando ainda das causas do segundo gol do Botafogo. Por que o Márcio Rosário sobe em cobranças de escanteio? Vcs já viram o cara levar perigo na área? Na nossa todo mundo viu, mas na do adversário, alguém já viu?

    Fred jogou borra, né, Big? Fez o gol porque estava desmarcado e a bola foi na cabecinha dele (no bom sentido, é claro).

    E a tal proposta da Turquia? Vai ou não vai?

    ResponderExcluir
  8. Uma pergunta: pq arbitragem local em clássicos no Campeonato Brasileiro?! Isso não faz sentido, estes caras já vem desgastados dos campeonatos estudais.

    ResponderExcluir
  9. O centro-avante da gávea perderia um gol daqueles....rs.

    ResponderExcluir
  10. Big,

    Também sou contra a escolha de arbitragem local nos jogos do Brasileirão.

    No Rio Grande do Sul apitou o Grenal o "estrangeiro" Marcelo de Lima Henrique...

    ResponderExcluir
  11. Um gaúcho diria que vc errou ao colocar as aspas, senhor Paulo Cezar...

    Tbm concordo com o Big. Não agüento as arbitragens dos membros da FERJ!

    ResponderExcluir
  12. No Rio de Janeiro então é ridículo.

    Já existe uma LINHAGEM de árbitros notoriamente rubro-negros. De Wright a Lima Henrique... dá até livro essa história...

    ResponderExcluir
  13. Acho que seria bacana os árbitros daqui apitar em outros países da América do Sul e árbitros de fora apitando aqui. O que vocês acham sobre isso?!

    ResponderExcluir
  14. Big,

    Eu gosto da ideia de árbitros estrangeiros aqui, sim. Os dois Fla-Flus com melhor arbitragem recentemente foram os dois pela Copa Sul-Americana de 2009, apitados exatamente por gringos.

    Mas nunca dê essa sugestão a um torcedor da Portuguesa.

    Quando adotaram essa ideia no Campeonato Paulista, o argentino Javier Castrilli roubou tanto a Lusa que nego até desconfiou que o Corinthians possuía origens portenhas...

    ResponderExcluir
  15. Adoraria ver árbitros estrangeiros apitando os jogos daqui. Ia acabar com a frescura dos cai-cais Brasil afora: Neymar, Herrera, Juan, etc.

    Mas ninguém me respondeu: por que o Márcio Rosário sobe nas cobranças de escanteio? Será que é porque ele leva menos perigo (pra gente) lá no ataque do que na defesa?

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.