domingo, 14 de agosto de 2011

O botafoguense

Certa vez, mestre Nelson Rodrigues escreveu que o botafoguense era um torcedor diferente dos demais. Enquanto os outros assistem ao futebol esperando uma vitória do próprio clube, o botafoguense espera justamente a derrota do Botafogo, escreveu ele, com muito mais elegância que eu, claro.

Nesta noite de sábado, o botafoguense cumpriu todo o seu ritual pré-jogo, vestiu a camisa alvinegra, tirou a bandeira da gaveta, e finalmente ligou a TV. Até pensara em ir ao Engenhão, mas lembrou sua fama de pé-frio e preferiu ver pela televisão mesmo. Melhor não arriscar, né?


Dez minutos de jogo, e o América Mineiro já vencia por 2 a 0. O botafoguense ficou furioso, descompôs o time inteiro, xingou o treinador Caio Júnior, esbravejou que está tudo errado em General Severiano. Não teve dúvidas: desligou a TV e foi dormir aborrecido.


Na manhã seguinte, o botafoguense verá a manchete espetacular no jornal dominical: Fogão 4 a 2! Invadido por uma euforia intensa, berrará na varanda: "seremos campeões! esse ano é nosso! esse ano é nosso!".


Depois da excitação, virá a certeza de que a virada maravilhosa se deu por evidente e exclusiva responsabilidade sua. Seu ato de desligar a TV certamente desencadeou uma série de reações metafísicas, que culminaram nos gols da virada.


Por fim, o botafoguense sentirá uma óbvia necessidade de não assistir aos próximos jogos do Botafogo. Afinal, se deu certo contra o América Mineiro, certamente dará certo também contra o Internacional.


E ai de quem tentar impedi-lo de cumprir suas intenções. Será esforço em vão: o Botafogo exige grandes sacrifícios de sua gente, mas o botafoguense não hesita em cumpri-los.


Como Nelson já escrevia, é um povo diferente dos demais. Desde 12 de agosto de 1904, quando um grupo de adolescentes resolveu fundá-lo. E para sempre.


PC

Um comentário:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.