quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Resenha: Americano 2 x 3 Tricolor

(foto: Dhavid Normando/Photocamera)

Em jogo com mais uma atuação tendenciosa da arbitragem (!), o Fluminense venceu o Americano por 3 a 2 em Campos. Os gols tricolores foram assinalados por Rafael Moura (de pênalti), Thiago Neves (de cabeça) e Wellington Nem. O onze tricolor está de parabéns pelo triunfo, obtido mesmo com a injusta expulsão do He-Man, ainda no primeiro tempo.

Confesso que até achei engraçado ver o juiz Rodrigo Nunes de Sá expulsar Rafael Moura por uma cotovelada que não aconteceu. Isso porque me lembrei de um Fla-Flu no ano passado, apitado pelo mesmo árbitro, em que o rubro-negro Airton - já com cartão amarelo - agrediu violentamente o tricolor Souza. Na ocasião, de frente para o lance, Rodrigo não marcou nem falta (vejam aqui este lance e outros erros recentes da arbitragem carioca contra o Fluminense).

Enquanto os jogos deste Campeonato Carioca forem apitados por árbitros da Federação do Rio de Janeiro, não verão mais um centavo meu. Não tenho vocação para palhaço.

A boa notícia da semana foi o empate do Boca Juniors com o Zamora, no outro jogo do nosso grupo na Copa Libertadores. Assim, o Fluminense ganha, de bandeja, a liderança da chave. Daqui a três semanas, uma vitória na Bombonera significará uma classificação praticamente garantida. Até lá, que Abel tenha sabedoria para consertar os visíveis problemas de nossa defesa. Se eu, do alto da minha ignorância, pudesse fazer uma sugestão, diria: "três zagueiros, Abel, três zagueiros!".

Sábado, pela última rodada da Taça Guanabara, Fluminense x Bangu, em São Januário. Admito que estou ansioso para descobrir o que aprontarão os homens de preto.

PC

9 comentários:

  1. Ouvi muita gente dizer que o abraço do Dedé no Fred não havia sido pênalti. Será que vão dizer o mesmo do pênalti de hoje no Araújo. Foi a mesmíssima coisa. E até o bandido do Rodrigo Nunes de Sá marcou.


    Fomos garfados de novo. O Fluminense PRECISA impedir a presença de árbitros da FERJ em seus jogos. Ano passado poderíamos ter brigado pelo título brasileiro, esse ano fomos roubados em quase todos os jogos do estadual, nos últimos anos ganhamos o mesmo número de turnos estaduais (1) que equipes como Volta Redonda e Madureira. Em 2 anos, ganhamos 2 dos 4 turnos do campeonato BRASILEIRO!

    Parece bastante claro que não são questões técnicas que nos separam de conquistas estaduais, como quis fazer parecer Jorge Rabelo, presidente da comissão de arbitragem.

    ResponderExcluir
  2. Globo Online:

    "No retorno para o segundo tempo, Adalberto assumiu que simulou a agressão.
    - Fui atingido no braço - limitou-se a dizer.
    Rodrigo Nunes de Sá é o mesmo árbitro que no ano passado, durante o Fla-Flu do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, não viu uma cotovelada de Aírton em Souza. O volante foi posteriormente suspenso pelo STJD por quatro jogos baseado nas imagens da televisão."

    Não preciso dizer mais nada.
    ST

    ResponderExcluir
  3. PC, estou esperando anciosamente um post a respeito da dívida contraída pelo Horcades, em que o Flu foi condenado, ams qu cabe recurso.

    Rafael Norton

    ResponderExcluir
  4. 3 zagueiros, PC?!

    O que você faz com a quantidade de meias de qualidade que temos?! Transformamos Deco em volante?! Wagner ou Nem em ala esquerdo?!

    ResponderExcluir
  5. Montanha, sou um daqueles saudosistas que quer ver todos os craques em campo, sempre.

    Porém, se você não possui um zagueiro no qual realmente confia, o ideal é escalar 3 deles, justamente para dar mais segurança ao sistema defensivo.

    Em 2009, Gum, Dalton e Digão deram muito certo na arrancada final. Na Bombonera, Gum, Elivélton (Anderson) e Digão também podem funcionar.

    À frente desse trio, uma dupla bastante combativa (minha escolha seria Valencia e Diguinho).

    Os cinco homens da frente? Jogam os que estiverem melhor. A princípio, iria com Wellington Nem, Wagner, Deco, Thiago Neves e Fred.

    Mas poderia escalar um ou até dois laterais, como alas.

    Enfim, que Abel tenha sabedoria e escolha o melhor pro Flu...

    ResponderExcluir
  6. Edinho pode ser um dos zagueiros, aliás. Suas melhores partidas no Flu foram na zaga.

    ResponderExcluir
  7. Eu escalaria o Fluminense com:

    Diego, Bruno, Edinho, Elivelton e Carlinhos; Jean, Diguinho, Deco, Thiago Neves e Nem; Fred.

    Colocaria esta dupla de zaga por ser a mais rápida que conseguiremos escalar, como o time jogaria muito adiantado, seria bom um zagueiro rápido pra recompor.

    Eu procuraria primeiro a solução ofensiva, mas claro que não contra o Boca na Bombonera.

    ResponderExcluir
  8. Uma coisa, acho que nos equivocamos ao buscar laterais ofensivos, devíamos ter procurado laterais bem seguros na defesa, isso resolveria muitos dos nosso problemas defensivos. O fato dos nossos laterais se mandarem acaba por deixar nossa defesa muito instável.

    ResponderExcluir
  9. Talvez escalar o Digão como falso lateral, como fez o Muricy em um dos jogos da Libertadores do ano passado, seja uma boa alternativa. Concordo muito com isso que o Big disse no último comentário: os laterais avançam direto, não vêm jogando bem, não vão à linha de fundo e deixam a zaga instável.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.