quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Marcelo de Lima Henrique apitará a final da Taça Guanabara


Mesmo com apenas um finalista conhecido (o Vasco), a FFERJ já anunciou a escala de arbitragem para a decisão da Taça Guanabara. Apitará a partida Marcelo de Lima Henrique, auxiliado por Rodrigo Pereira Joia e Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa. O trio é da Federação do Rio de Janeiro.

Mesmo ainda sem saber se o Fluminense disputará a final (a semifinal contra o Botafogo acontece daqui a pouco), posso dizer que a escalação de Lima Henrique dispensa comentários. Sendo o árbitro conhecidíssimo por prejudicar sistematicamente o Fluminense, trata-se de mais uma provocação a Laranjeiras, mesmo sendo o Tricolor um dos clubes fundadores da Federação, há mais de cem anos.

Até hoje, Lima Henrique apitou 14 jogos do Fluminense, dos quais o Tricolor venceu apenas 4 (houve também 3 empates e 7 derrotas). O aproveitamento em pontos do Fluminense nestas partidas é de 35,7%.

Em diversas destas partidas, houve erros clamorosos, sempre contra o Fluminense (três exemplos escandalosos: pênalti não marcado contra o Americano no Estadual de 2007; pênalti não marcado de Bruno em Digão no Fla-Flu do Brasileirão 2009; inversão de pênaltis no Fluminense x Vasco do turno no Brasileirão 2011 - vídeos dos lances aqui).

Para efeito de comparação, de 2006 para cá o retrospecto geral do Fluminense com outros árbitros é de 390 jogos, com 179 vitórias, 107 empates e 104 derrotas: aproveitamento em pontos de 54,4%. A diferença é estatisticamente significante. (notemos ainda que quase metade dos jogos apitados por Lima Henrique foram contra equipes menores do RJ - o que deveria aumentar o aproveitamento do Fluminense sob seu apito)

Contando apenas clássicos contra Botafogo, Flamengo e Vasco, Lima Henrique apitou 8 jogos, com 1 vitória tricolor, 3 empates e 4 derrotas: aproveitamento de 25% dos pontos disputados. Com outros árbitros, desde 2006 houve 59 clássicos, com 10 vitórias tricolores, 30 empates e 19 derrotas. O aproveitamento é de 33,9% dos pontos disputados. A diferença, novamente, é estatisticamente significante. (e poderia ser maior, caso outros árbitros cariocas também não perseguissem o Fluminense)

Segue abaixo a lista dos 14 jogos do Fluminense apitados por Lima Henrique:
15/01/2006 - Fluminense 4 x 0 Portuguesa - Giulite Coutinho (Mesquita)
01/03/2006 - Fluminense 2 x 0 América - Maracanã (Rio de Janeiro)
23/07/2008 - Vasco 3 x 3 Fluminense - Maracanã (Rio de Janeiro)


PC

4 comentários:

  1. tem as estatísticas do soprador contra o vasco?

    ResponderExcluir
  2. pc, eu queria saber se procede isso:

    http://forum.esporte.uol.com.br/retrospecto-do-flamengo-com-marcelo-de-lima-henrique-no-apito-itchy-vb-flarcelona_t_1647509

    aqui diz que aquelas estatísticas suas, de fevereiro de 2011, foram de algum botafoguense X... é só que fiquei na dúvida, achei do nada e acabei lembrando da sua matéria!

    Abraço! tomara que esse cara não sacaneie a gente de novo!

    ResponderExcluir
  3. Ricardo Elias, o autor destas estatísticas sou eu mesmo. O tal botafoguense só as copiou, usando até as mesmas palavras do meu original. :)

    pastifício dell'amore, as estatísticas do MLH contra o Vasco:
    - Flamengo x Vasco: 3 jogos, 2 vitórias rubro-negras e 1 empate.
    - Fluminense x Vasco: 4 jogos, 1 vitória do Vasco e 3 empates.
    - Botafogo x Vasco: 1 jogo, 1 vitória do Botafogo.

    ST,
    PC

    ResponderExcluir
  4. Post citado no Netflu: http://netflu.com.br/n_noticias.php?notid=35851&titulo=FLU+TEM+PESSIMO+RETROSPECTO+COM+O+ARBITRO+DA+FINAL+DO+CARIOCA

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.