quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Resenha: Tricolor 1 x 0 Arsenal de Sarandí

(foto: Dhavid Normando/Photocamera)

Sob a lua cheia e o estrelado céu do Engenho de Dentro, para uma plateia de 25 mil apaixonados, começou a campanha do Fluminense na Copa Libertadores da América de 2012. E a multidão tricolor não demorou a vibrar: logo com dois minutos de jogo, Carlinhos cruzou rasteiro da esquerda, e Fred fuzilou as redes do goleiro argentino. Fluminense 1 a 0.

Depois disso, houve pouco futebol, pois começou a guerra de nervos, a selva que sempre é a Copa Libertadores. Nem mesmo a distância colossal que separa a arquibancada do campo nos impedia de perceber que os atletas estavam sempre a um milímetro da pancadaria, do caos, da briga. Bastaria uma faísca para detonar a explosão irremediável. Quando aconteceu, o árbitro paraguaio se viu obrigado a expulsar um de cada lado: Wagner do Fluminense, Aguirre do Arsenal. No finalzinho, o cartão vermelho hediondo ainda faria outra vítima tricolor, o zagueiro Leandro Euzébio.

É claro que todo tricolor - vivo ou morto - sonhara na noite anterior com os épicos 6 a 0 de 2008. Afinal, o adversário era o mesmo, e a competição era a mesma (só faltava o Maracanã - ah, o Maracanã, que saudade!). Em comparação com a goleada espetacular, o pobre 1 a 0 parece até uma derrota humilhante, no máximo um empate desbotado. O placar pode parecer magro, amigos, mas é suficiente. O que importava para o Fluminense nesta terça-feira era a vitória, eram os três pontos preciosos. Um tropeço teria consequências graves, pois praticamente obrigaria o onze tricolor a vencer o Boca Juniors na temida Bombonera, daqui a um mês. Sabemos que a pressão extra dificultaria ainda mais a já árdua tarefa.

A vitória simplíssima tem suas vantagens: com ela, Abel pode enxergar melhor os defeitos do time, e quem sabe tentar corrigi-los. Imaginem nossa defesa mais sólida, e nosso ataque mais entrosado: a vitória impossível em Buenos Aires já começa a parecer menos impossível do que era.

O quatro de julho ainda parece uma data distante, quase intocável. Mas treze noites às vezes passam mais rápido do que a gente consegue imaginar...

PC

8 comentários:

  1. Grande PC, corrigindo: foram 25mil pagantes... presentes foram 28mil tricolores! Grande abraço e ST.

    ResponderExcluir
  2. Grande PC, corrigindo: foram 25mil pagantes... presentes foram 28mil tricolores! Grande abraço e ST.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Inspiradíssimo nesse final, hein, PC!

    O time precisa ser guerreiro nessa Copa, principalmente garra. Não adiantaria 6x0 e depois o salto alto.

    Mas estamos na briga!

    ST

    ResponderExcluir
  5. é isso aí. deixa os comentaristas de plantão, reduzir a vitória do flu, que, obviamente não foi brilhante. Mas um empate em casa nessa primeira rodada seria catastrófico. Valeu pela garra e espírito de luta. O Cruzeiro no ano passado começou moendo e parou onde?

    ResponderExcluir
  6. O paraguaio sem-vergonha levou dinheiro, documentos e relógio. Ladrão! Marcava tudo pro Arsenal, nada pra gente.

    Quando o Arsenal apertou a marcação, ficou evidente o pouco entrosamento do time, que não conseguiu trocar passes com a rapidez necessária pra sair do sufoco. O time precisa jogar. Temos 3 novos jogadores no time titular, e trocamos a formação (4-3-1-2 para 4-2-3-1).

    A torcida precisa aprender a não vaiar. Isso só aumenta a pressão no jogador. Não surte qq efeito positivo, e geralmente atrapalha.

    ResponderExcluir
  7. "O paraguaio sem-vergonha levou dinheiro, documentos e relógio. Ladrão! Marcava tudo pro Arsenal, nada pra gente."

    Isso Ramon, ontem eu perdi completamente a noção aqui no AP e na proxima reunião de condominos serei descascado por conta dos meus manifestos contra o senhor que veste preto.

    "Quando o Arsenal apertou a marcação, ficou evidente o pouco entrosamento do time, que não conseguiu trocar passes com a rapidez necessária pra sair do sufoco. O time precisa jogar. Temos 3 novos jogadores no time titular, e trocamos a formação (4-3-1-2 para 4-2-3-1).

    A torcida precisa aprender a não vaiar. Isso só aumenta a pressão no jogador. Não surte qq efeito positivo, e geralmente atrapalha."

    Sem vaias, também coloco este problema da saida bola no nervosismo.

    Não pude ir no estádio por questões profissionais.

    ResponderExcluir
  8. 28.929 TORCEDORES PRESENTES, FABULOSO PARA UMA TERÇA-FEIRA, ÀS 22 HORAS!

    A Torcida Tricolor apenas tem que aprender que os rivais da Libertadores não são o Olaria ou o Bonsuceeso, e que cada jogo é uma guerra: vaiar, NUNCA, apoiar, SEMPRE, entender que o time tem que jogar com inteligência e não suicidamente, e que sobram jogadores nos outros times e árbitros "muy amigos de los hermanos".....

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.