sábado, 22 de setembro de 2012

Resenha: Tricolor 2 x 1 Náutico


Amigos, Deco voltou ao time titular do Fluminense neste sábado, contra o Náutico Capibaribe. E já tratou de demonstrar que faz toda a diferença. Em um intervalo de cinco minutos, no final do primeiro tempo, o Artista iniciou as duas jogadas que decidiram o jogo para o Tricolor. Primeiro, cobrou o escanteio que acabou resultando no gol de Leandro Euzébio. Depois, desmontou a defesa pernambucana com um passe a Thiago Neves, que tocou para Fred marcar o segundo. E estava desenhada a vitória do Fluminense.

E Deco não fez só isso: com ele em campo, o onze tricolor é outro time, muito melhor, muito mais eficiente. Os outros jogadores do Fluminense melhoram com a companhia do craque. Além disso, todo adversário teme enfrentar Deco, pois sabe que dele pode surgir, a qualquer momento, o lance definitivo, o golpe fatal. O retorno do Artista aos gramados decreta o início da primavera tricolor no futebol brasileiro.

Só não afirmo que Deco foi o grande personagem do jogo porque, nos minutos finais, o Fluminense teve outra figura fundamental: o goleiro Diego Cavalieri. O Náutico já marcara um gol, com o atacante Kim, e pressionava em busca do empate. Era um autêntico jogo de ataque contra defesa. De repente, em bola alçada na área, um atacante pernambucano fuzilou de cabeça. E a catástrofe só não se consumou porque Cavalieri operou um daqueles milagres monumentais.

Neste lance do milagre de Cavalieri, na briga pelo rebote, o zagueiro tricolor Gum cometeu um pênalti claro, que o juiz não deu. Mas antes que venham me dizer que o Fluminense foi favorecido pela arbitragem, que fique claro: o árbitro também deixou de assinalar um pênalti a favor do Tricolor, sobre Thiago Carleto, ainda no primeiro tempo.

O Campeonato Brasileiro de 2012 parece mesmo destinado a ser uma disputa particular entre Fluminense, Atlético Mineiro e Grêmio. Neste domingo, os dois se enfrentam e eu, na condição de pó-de-arroz fanático, torcerei fervorosamente pelo empate que estaciona ambos. Imaginem que beleza o Fluminense lá na frente, isoladíssimo na liderança da tabela... A taça sorri.

Lá na distante caverna que habita, o sábio Profeta coça sua longa barba branca, e observa as três faixas penduradas nas pedras à sua frente. Recordando-se de uma chuvosa noite de dezembro, o velho homem pronuncia calmamente seu mais novo vaticínio: "Fluminense campeão! Fluminense campeão! Fluminense campeão! Fluminense campeão!".

PC

11 comentários:

  1. Bela partida!

    Cava e Gum míticos! Como esses dois vêm jogando!

    É muito bom ver o Deco jogando. É arte. Protege a bola como ninguém, toca com classe, rege o time. Não é à toa o fantástico aproveitamento tricolor quando o 20 joga.

    Tínhamos que passar sufoco, né? Ver os jogos do Flu é uma atividade demasiado cansativa. O corpo reclama do turbilhão de emoções.

    Dessa vez não foi culpa do Abel. A galera relaxou, acontece.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou um daqueles que o médico vai proibir de assistir aos jogos, mais cedo ou mais tarde.

    Hoje foi um sufoco desnecessário. 2 a 0, jogo na mão... não precisava disso.

    ResponderExcluir
  3. pessoal, boa noite! o jogo foi aquele clássico: time adversário pressionando até que fizemos o gol, ou melhor, dois. foi lindo.
    o segundo tempo foi bem até que o time relaxou - mesmo com a entrada do Marcos Jr. não dá pra entender o relaxamento que o time entra com o perigoso 2 a 0 no placar. fora o lance da cebeçada do Kim se não me engano, onde o Cava foi digno da camisa titular da seleção, ainda houve o ataque pela direita onde tudo poderia ter sido diferente, mas não foi.
    vamos nos preparar agora pros 2 clássicos. 4 pontos no mínimo e manutenção da liderança com o empate de amanhã se depender da nossa torcida.
    ST
    Fernando.

    ResponderExcluir
  4. outra pra fechar: acham que a ausencia do Edinho e a entrada do Digão podem ter influenciado a retração do segundo tempo?

    ResponderExcluir
  5. Fernando,

    Não acredito que a retração do segundo tempo tenha sido causada pela ausência de Fulano ou pela entrada de Ciclano.

    Acho que foi um relaxamento meio natural, pelo resultado construído. Mas que não pode acontecer!

    ST!
    PC

    ResponderExcluir
  6. PC,

    boa resposta! como assisti o jogo sozinho e não tive a oportunidade de comentar com um outro tricolor ( embora tenho felizmente 2 vizinhos do nosso time), bom o seu comentário.

    ST
    Fernando.

    ResponderExcluir
  7. Caro PC,

    O Fluminense célere em busca do tetra. Quando o Deco aguentar os 90 minutos os sufocos finais devem acabar.

    Mas, considerando a idade do gajo e a facilidade com que se contunde estou reiniciando a campanha para a volta do Conca, melhor e mais barato que a mala do Ganso que, graças a Deus foi para o genérico.

    Continuo sem entender a pressão boba que os tricolores fazem para a convocação de Cavalieri e Fred para a seleção fajuta do Mano.

    Isso deve ser coisa de flamenguista, atleticano, ou qualquer outro que teme o Fluzão.

    Além do mais, parece que a turma desaprende quando volta de lá.

    Abraços e Saudações Tricolores.

    ResponderExcluir
  8. Caro Helio,

    Eu gostaria de ver especialmente o Cavalieri convocado, porque seria um belo reconhecimento ao seu trabalho.

    Mas já que Mano não o convoca, melhor pra nós, que não somos desfalcados do melhor goleiro brasileiro em atividade. :)

    Abraço, Saudações Tricolores!
    PC

    ResponderExcluir
  9. O GUM NÃO FEZ PENALTI, ELE DISSE QUE NÃO FEZ PENÂLTI E EU ACREDITO NELE. PONTO!!!!!

    Jogamos muito bem, mas relaxamos demais, acho que esse time é viciado em adrenalina.

    Quanto ao Deco, pura arte, só não entendi pq ele fez ponto negativo no Cartola FC.

    Att,

    BMZ


    ResponderExcluir
  10. Deco negativou no Cartola? Tem que rever isso aí...

    Deco deveria começar sempre com 20 pontos de bônus, só por pisar no gramado.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.