domingo, 9 de junho de 2013

Resenha: Tricolor 2 x 1 Goiás

Foto: agência Photocamera.

O jogo contra o Goiás parecia irremediavelmente perdido para o Fluminense. Afinal, o Tricolor já estava desfigurado por uma série de desfalques (Diego Cavalieri, Fred e Jean na Seleção, Deco e Michael suspensos, Samuel de luto pelo falecimento do pai, e outros tantos lesionados). E ainda teve Rhayner expulso num lance infantil. Com dez contra onze, ainda sofreu um gol aos 26 minutos do segundo tempo. A reação parecia impossível.

Acontece que o Fluminense nasceu para desafiar este tal de impossível. Desde 1902, estamos aí, provando repetidamente que o impossível é um detalhe, que o impossível é temporário, que o impossível não existe.

Quase quarenta minutos do segundo tempo: Rafael Sobis briga contra dois marcadores por uma bola praticamente perdida na lateral. Ganha a disputa, e de fora da área manda um canudo de canhota para o gol. O goleiro ainda pulou, em vão. Era o gol de empate que, convenhamos, já estava até de bom tamanho, dadas as circunstâncias do jogo.

Mas o melhor estava por vir. Quarenta e dois minutos do segundo tempo: Monzón levanta a bola na área, Gum escora para o meio, e no meio da confusão Denílson chuta para o gol e sacramenta o sonho, fazendo da utopia realidade, e da realidade utopia. Fluminense 2, Goiás 1.

O menino Denílson, 17 anos de idade, entrara no intervalo do jogo, numa tentativa de Abel de reestruturar o time após a expulsão de Rhayner. Amigos, foi o primeiro jogo de Denílson como profissional do Fluminense. Sim, amigos, foi a estreia do menino. E, após 45 minutos de suor, Denílson já está na história do Fluminense.

Porque este não foi um mero e simples gol, amigos. Foi um autêntico, merecido, irrevogável e santificador milagre.

Vocês provavelmente sabem que o Fluminense já teve um herói chamado Denílson, multicampeão nas décadas de 60 e 70, que Nelson Rodrigues apelidou sabiamente de Rei Zulu.

Hoje, olhando para o jovem Denílson, enquanto celebrávamos euforicamente seu santo gol, baixou em mim uma certeza devastadora: o Fluminense tem um Novo Rei Zulu.

Muito prazer, nossa majestade.

*****

Rapidinhas:

I) Quem foi que inventou essa bola laranja? A enorme dificuldade para enxergá-la nas transmissões de TV deveria ser suficiente para que nunca mais fosse utilizada. Um antigo sábio - provavelmente tricolor - já dizia que, no futebol, o pior cego é aquele que só enxerga a bola. Mas é muito esquisito assistir a um jogo sem enxergar a bola. Está parecendo hóquei no gelo - aquele esporte em que a gente não consegue enxergar o disco - como disse meu amigo Vinicius.

II) Boa vitória da Seleção mais cedo em Porto Alegre. Escreverei sobre o Brasil 3 x 0 França durante a semana.

III) Já me imagino em dezembro, comemorando nosso quinto Campeonato Brasileiro, conquistado com um único e escasso pontinho de vantagem... E então nos recordaremos da saudosa noite em que o Fluminense apresentou seus torcedores a Denílson, o seu Novo Rei Zulu...

PCFilho

10 comentários:

  1. Vitória da raça!

    É importante ter o Iluminado no time. É um jogador que muda o rumo de jogos perdidos. É a cara do Fluminense!

    Abel foi bem inteligente ao reestruturar a equipe usando duas linhas de quatro.

    Enderson novamente foi vítima do terror de perder. Com um a mais, seu time recuou e sofreu a justa virada.

    Rhayner é muito afobado...Abelão precisa aconselhar esse garoto. Não é a primeira, mas espero que seja a última expulsão infantil. Determinação sem cabeça fria vale muito pouco.

    Não falo mais de Bruno. Celso, contrata um lateral direito, um jogador pro lugar do Nem e um meia avançado pra pelo menos termos opções pro Wagner.

    ResponderExcluir
  2. GUERREIRO OO, GUERREIRO OO, GUEREEEIRO!!! TIME DE GUERREIROS!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom ver os times cariocas dominando esse Começo de Campeonato Brasileiro vc concorda Pc Filho ?

    ResponderExcluir
  4. Ramón, ótimo o seu comentário: Rafael Sobis é mesmo a cara do Fluminense!

    Sidney, o futebol carioca já domina o Campeonato Brasileiro há 4 anos, desde o returno de 2009, quando o Flamengo conquistou o título e o Fluminense protagonizou a Arrancada.

    Depois disso, o Fluminense já foi campeão em 2010 e 2012. E esse ano vamos em busca de mais um caneco! :)

    ResponderExcluir
  5. Poxa, PC, duplo alívio. Primeiro, pela virada do nosso Tricolor, com o gol do Zuluzinho, como vc citou! Segundo, pela cor da bola. Achei que eu estava pior da vista do que estou! Ufa!

    ST

    ResponderExcluir
  6. westvlet12,

    Não, o Pavilhão Tricolor não acabou. O site está fora do ar, mas logo serão dadas as explicações para isso. O Grupo continua, firme e forte.

    ResponderExcluir
  7. Leandro, a bola vai ficando menos visível conforme se afasta da câmera que está filmando o jogo. Por diversas vezes ontem me perdi dela.

    Das duas uma: ou pintam o campo de branco, ou trocam esta m**** de bola. Assim não dá pra continuar!

    ResponderExcluir
  8. Lamento a ausência do blog do Pavilhão Tricolor.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.