domingo, 25 de agosto de 2013

Resenha: São Paulo 2 x 1 Tricolor

Foto: o árbitro do jogo comemora seu gol contra o Fluminense. (crédito: Lancenet)

Um dos maiores erros dos comentaristas de futebol, profissionais ou amadores, é colocar a culpa de uma derrota sempre nos onze coitados que molharam suas camisas durante os noventa minutos. De fato, algumas vezes, a culpa está mesmo nos jogadores, no goleiro que sofreu um frango, no zagueiro que escorregou na hora errada, no atacante que perdeu um gol na cara. Mas em muitas ocasiões, a verdadeira culpa pelo revés não é dos atletas, é de quem está por trás.

Hoje, analisando o jogo do Morumbi, muitos culparão Edinho pela derrota do Fluminense. Afinal, era ele que estava na marcação de Luís Fabiano, quando este assinalou o gol que iniciou a vitória do São Paulo. Nossa imprensa esportiva provavelmente entoará um coro unânime: "o culpado pela derrota tricolor é Edinho". Nada mais distante da realidade.

Querem arrumar culpados para o revés do Fluminense? Procurem nos nossos dirigentes. Foram eles que se desfizeram de dois titulares do time campeão de 2012 (Wellington Nem e Thiago Neves), sem contratar reposições à altura. Foram eles que também não contrataram reforços para a defesa. (O que faz Rodrigo Caetano, posso perguntar?). São eles, nossos dirigentes, que permitem que árbitros façam com o Fluminense o que Jailson Macedo de Freitas fez hoje no Morumbi.

Acreditem: um único jogador, no mesmo jogo, simulou pênalti, reclamou acintosamente três vezes, impediu a saída de bola do adversário, botou a mão na bola intencionalmente, e não foi expulso. Foi Luís Fabiano hoje. O árbitro, omisso e covarde, só deu um cartãozinho amarelo para o "Fabuloso". Um único e escasso cartãozinho amarelo. A mesmíssima punição recebeu nosso jovem Kenedy, por cometer uma falta leve em Rogério Ceni, num lance dividido pelo alto.

O Fluminense, claro, permanecerá mudo. Daqui a cinco ou seis rodadas, o ladrão será novamente escalado para um jogo nosso, e nossos dirigentes aceitarão passivamente, como aceitam outros árbitros (Paulo César de Oliveira, por exemplo, rouba o Fluminense desde 1998, e segue apitando nossas partidas).

Voltando aos problemas do onze tricolor: reconheço a boa vontade de Vanderlei Luxemburgo, testando os diversos esquemas e jogadores do elenco. Mas uma verdade aparece cristalina: a solução do Fluminense está na garotada. O time é um com os velhos, e outro com os moleques. O futebol de hoje é dinâmico, exige correria. Felipe, Wagner e Deco demonstram que não têm mais pernas para aguentar o ritmo. Quando entram Eduardo, Kenedy e Willian, a melhora do time é gritante. Luxemburgo, tenha coragem e barre de vez os veteranos improdutivos. Faça o que Cuca fez em 2009. Ainda dá tempo de salvar o ano.

PCFilho

13 comentários:

  1. Agora, precisamos começar a faxinar esse elenco. Já não aguento mais Edinho (falhando hoje ou não), Wagner, Felipe, Deco (se tem vergonha na cara, doa o salário), Anderson, Diguinho, o lateral que veio do flamengo e sempre se machuca (esqueci o nome), Monzon (que já foi)... ainda tem mais. Faxina total. Não dá mais pra aturar esses caras!

    Vou falar uma coisa. O melhor para o Flu, hoje, seria sair logo da Copa do BRasil e focar no Brasileiro. O rebaixamento está muito próximo, precisamos ficar alerta. E, convenhamos, não temos chance na Copa do Brasil. Com esse time, não dá!

    ST

    ResponderExcluir
  2. Quando ouvi durante a semana que Vanderlei escalaria 3-6-1 com Wagner e Felipe, pensei no ato: "Não vai dar certo". Felipe vem sendo extremamente irregular e Wagner vive o que deve ser a pior fase de sua carreira. Não joga coisa alguma há tempos.

    Venho advogando a titularidade de Eduardo há algumas rodadas. O garoto sabe cobrar um escanteio como poucos, tem velocidade, visão, bom toque de bola. Não vejo como ele possa ser reserva de do improdutivo Wagner ou do irregularíssimo Felipe. Quando Vanderlei começou a promover a garotada, foi ganhando a minha confiança, mas essa resistência em não dar a 10 pro Eduardo já tá me irritando.

    Vi apenas o segundo tempo. Foi notável a evolução do time com a saída de Wagner e a entrada de Biro-Biro. No 3-3-3-1 (ou 4-2-3-1, dependendo de como se interpreta a posição de Edinho), o time, mesmo claramente desentrosado, rendeu muito mais e passou a dominar o jogo. A recompensa veio no final com o belo gol do Eduardo.

    Acorda, Vanderlei! Bota os garotos pra jogar. Chega de Felipe e Wagner! Por que tanta paciência com esses dois??

    ResponderExcluir
  3. Leandro, discordo de você.

    Copa do Brasil é mata-mata, tem sorte na parada, é uma boa chance de salvar a temporada. Se passarmos do Goiás, pegaremos o Vasco, que nos venceu mas é um timinho bem sem vergonha. E passando já é semifinal...

    A luta contra o rebaixamento já é uma realidade, mas acho que conseguiremos escapar com alguma tranquilidade. Tem muito time fraco por aí.

    ResponderExcluir
  4. Só o alcool pra aliviar a frustração de ver o seu time ressuscitar o saco de pancada do campeonato.

    ResponderExcluir
  5. Haja álcool pra aturar o Fluminense esse ano.

    Ontem até o sub-17 conseguiu me deixar puto...

    ResponderExcluir
  6. PC,
    tudo bem, mata-mata é outro campeonato. Mas é difícil crer, depois de ver o jogo de hoje, que temos alguma chance. Mesmo passando pelo Goiás e o Vasco, o outro grupo é fortíssimo. Não creio (tomara que eu queime a língua, to torcendo).

    O jogo de ontem, no sub17, temos bons jogadores, mas sempre que assisto um jogo de sub qualquer, nunca vencemos. Vou deixar de assistir todos os subs daqui pra frente...

    Haja álcool pra aturar o Fluminense esse ano. [2]

    ResponderExcluir
  7. Estimado PC,

    Infelizmente, na partida de hoje, faltou vontade, raça, determinação de vencedores...
    Somos apenas sombra de uma equipe.

    A diretoria não melhorou a equipe no inicio do ano e ainda conseguiu piorar no meio da temporada.

    William e Eduardo poderiam ganhar chances mesmo. Afinal, Wagner já mostrou que no Flu não fará nada próximo ao que fez no Cruzeiro, Felipe e Deco já se aposentaram desde o inicio do ano!

    Sim, a garotada é a chave pra sair dessa, mas precisamos de alguém que assuma a responsabilidade dentro e fora de campo! Em 2009 tivemos alguém pra blindar o Cuca e o Cuca com coragem de cobrar e mudar! Hoje não temos...

    Fred parece mais preocupado com seus assuntos, Jean esqueceu o futebol na seleção, Carlinhos apesar de tudo ainda é irregular (parece que dorme em alguns jogos). Gum, Euzebio, Anderson, Edinho, Diguinho, Wagner entre outros, não tem condição de assumir nada atualmente, pelas ultimas atuações.

    Nos resta R. Sóbis e Cavalieri para liderar a garotada! Ainda considero os dois os maiores exemplos de humildade, seriedade, comprometimento e respeito com e para o Clube, mesmo assim é pouco.

    Minha equipe seria: Cavalieri, Julião, Gum, Digão, Elivelton, e Carlinhos. Willian, Diguinho, Eduardo, Rhayner e Sóbis.
    Kennedy tem que ser carta fora do baralho este ano, não esta pronto ainda.

    ResponderExcluir
  8. Leandro, eu sei que os times da Copa do Brasil são todos fortes (aliás, tem mais times bons que a própria Copa Libertadores).

    Mas como é mata-mata, temos boas chances. Nos cansamos de ver exemplos de times sendo campeões de mata-mata mesmo jogando mal (o mais recente é o próprio Atlético Mineiro na Copa Libertadores).

    Mas claro, o time tem que melhorar muito. Se continuar bobeando, não passa nem do Goiás quarta-feira...

    ResponderExcluir
  9. Raphael,

    Concordo com você. Neste domingo faltou garra ao time.

    Ainda não tenho certeza sobre que time considero ideal, mas certamente incluiria o máximo possível de garotos.

    Felipe e Wagner não podem ser titulares.

    ResponderExcluir
  10. Acho impressionante como a torcida do Fluminense as vezes é covarde com alguns jogadores. Acho impressionante o fato desta torcida sofrer de uma cegueira seletiva impressionante.

    Criticam o Deco (que realmente está mal fisicamente, isto é inegável) mas sempre se fazem de cegos ao não criticarem Felipe. Usam desculpas do tipo "mas ele joga pouco, por isso não podemos criticá-lo", mas esquecendo que passamos um bom tempo jogando um estadual com reservas. Estadual este que o grande Maestro (sic)não conseguiu se destacar nos treinamentos para jogar. Criticam Edinho, que é um dos únicos que ainda vem dando a cara a tapa e tentando fazer alguma coisa pra mudar as coisas em campo, mesmo não tendo a capacidade para fazê-lo. Coisa que gente muito mais capacitada como o referido Maestro e seu assessor chupa sangue (Wagner) fazem o impossível e o inimaginável para não fazer.

    Temos problemas no elenco? Sim, temos. Será que Abel é realmente o grande culpado por esta situação? Pelo que vejo hoje em dia, tenho cá minhas dúvidas. Afinal de contas, quantas foram as vezes que vimos times ruins que foram montados por causa da influência direta (ou por meio de colaboradores) do Dono do Fluminense?

    Em 2009 ainda conseguimos nos livrar do rebaixamento, graças principalmente a coragem do Cuca em barrar os Merdalhões. Coragem esta que eu duvido que Luxerley tenha...

    ResponderExcluir
  11. O comentário anterior foi feito por "Alexandre N.". Quem quiser continuar a discussão pode também me seguir no twitter (@lex_n).

    ResponderExcluir
  12. PC,
    Não consigo entender porque o jogo que o Fred não jogou pois estava servindo a seleção não pode contar como jogo de suspensão.
    Se contasse, ele teria cumprido os 2 jogos de suspensão e teria jogado ontem. Com o Fred em campo o resultado poderia ter sido outro.
    Não vejo ninguém do clube levantando esta bandeira.
    Pior é que com este calendário atropelado, até o final do ano iremos perder Fred e Cavalieri por mais alguns jogos.
    Abç
    Rafael
    ps: Vai com Deus Deco. Seremos muito gratos pelo títulos conquistados, mas o tempo passa.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.