domingo, 26 de fevereiro de 2012

Resenha: Tricolor 3 x 1 Vasco


Amigos, nas últimas crônicas escrevi aqui que o Fluminense se agiganta na hora da decisão, que tem sido assim há cento e dez anos, e que assim será também nos próximos cento e dez anos. Alguns tentaram contestar minha tese, argumentando que a camisa pura e simples não venceria jogos, quanto mais levantaria taças. Vêm os dois clássicos, o Tricolor obtém duas vitórias acachapantes, e leva a Taça Guanabara. Em suma: eu estava certo, os fatos provaram.

O Fluminense passara os últimos onze ou doze clássicos sem vitória. A crise chegara a tal ponto que escutei um pé-rapado tricolor choramingando, "nunca mais venceremos um clássico". Confesso que cheguei a ficar com medo de uma possível maldição, como aquelas que assombram times de beisebol nos Estados Unidos. Mas chegou a hora de decidir a Taça Guanabara, e enxerguei o óbvio: que o Fluminense obrigatoriamente encerraria esse jejum e levantaria o caneco.

A vitória da semifinal, na quinta-feira, sobre o Botafogo, sofrida, só veio na disputa de pênaltis. Na final deste domingo, contra o Vasco, o triunfo sairia no tempo regulamentar. Quando Fagner derrubou Wellington Nem na área, até o juiz Marcelo, aquele Marcelo, sentiu-se obrigado a marcar o pênalti. Fred cobrou com precisão: Fluminense 1 a 0. Cabe aqui um elogio ao jovem Wellington Nem, que tem sido um dos grandes atletas tricolores neste começo de temporada.

Quando o primeiro tempo já se aproximava do fim (eram decorridos quarenta e dois), Deco acertou um chutaço de longe, observando o posicionamento ruim de Fernando Prass. Um golaço, uma obra de arte que deveria ser imediatamente guardada em algum importante museu. A genialidade do gajo da camisa 20, que já salvara o Fluminense na quinta-feira, voltava a ser decisiva: Fluminense 2 a 0.

Na segunda etapa, o Vasco lançou-se desesperadamente ao ataque, e abriu-se para os contragolpes tricolores. Aos 11, Bruno roubou a bola, tabelou com Deco e acionou Thiago Neves. Este deu a assistência perfeita para Fred finalizar: Fluminense 3 a 0. No finalzinho, o Vasco ainda descontou o placar com Eduardo Costa, e assustou com uma bola na trave de Dedé. Mas já era tarde para iniciar uma reação.

O melhor em campo foi Deco, o artista. Seus geniais e milimétricos lançamentos deixaram os atacantes tricolores algumas vezes na cara do gol. O placar poderia ter sido maior, não fosse um certo nervosismo dos companheiros do craque na hora da finalização. Em pelo menos cinco ocasiões durante a partida, o monumental camisa 20 tricolor mereceu aplausos entusiasmados.

Amigos, a Taça Guanabara sorri, feliz como não se via desde 1993. Luzes tricolores a guiaram de volta para sua casa, na Rua Álvaro Chaves, onde ela repousará eternamente.

PC

12 comentários:

  1. Vitória incontestável no Vasco, grande jogo de Deco. Muitos disseram que ele foi cruzar no gol, mas é evidente que ele foi chutar no gol, ele olhou pra meta e soltou o chute. Genial, tão genial que alguns cegos não compreendem.

    Thiago Neves também fez um excelente jogo, muito participativo. Nem vem jogando solto, bem. Fred decisivo. Bruno jogando bem. Valência dando segurança a defesa.

    []'s

    ResponderExcluir
  2. O Flu fez um jogaço! Nem não pode ser reserva, joga demais o garoto. Partidaço do Thiago Neves também. Fred oportunista como sempre. E Deco é Deco, o artista, que além do golaço adicionou mais um belo chapéu à sua vasta coleção.

    A zaga ainda tá vacilando nos cruzamentos, mas vai evoluindo.

    O time tá mostrando um equilíbrio admirável.

    Parabéns ao Abelão e a todo o elenco!

    ResponderExcluir
  3. Muitos disseram que ele foi cruzar no gol, mas é evidente que ele foi chutar no gol, ele olhou pra meta e soltou o chute. Genial, tão genial que alguns cegos não compreendem. [2]

    Agora o Vasco é 100% só na Libertadores.

    ResponderExcluir
  4. Show do quarteto ofensivo, com Fred, Deco, Thiago Neves e Wellington Nem.

    O gol de Deco foi de gênio, o segundo de Fred, de matador, com o passe de Thiago Neves para ele, sendo milimétrico, assim como o drible do WN que gerou o pênalti para o primeiro gol de Fred, é algo que já estava se perdendo no futebol brasileiro.

    Vitória da arte.

    ResponderExcluir
  5. O próprio Deco, em entrevista na TV, disse que chutou, pois viu o goleiro se adiantar. Além do Deco, Nem, Fred, TNeves, Bruno, Euzébio e Diguinho (sempre criticado) foram os melhores. Mas todo o time jogou bem, felizmente na hora certa.

    Só um porém, ao invés de RMoura, no lugar do Nem, Lanzini ou até o Sóbis daria outro fôlego no final. Mas vencemos, e bem!

    Vitória da arte. [3]

    ResponderExcluir
  6. Parabéns PC.

    Segura agora a máfia pra fazer um Fla-Flu na final do Estadual. Esse ano de centenário... Não seriam nada mal pra FlaPress, não?

    Coitado de todos nós na T.Rio.

    O AQIP está tricolor hoje, hein?

    E é a segunda vez em menos de 2 anos.

    Salvem os tricolores.

    ResponderExcluir
  7. É Aqip! Tô achando tbm que daqui pra frente só vai dar Mengo nesse campeonato.

    Aí vai começar a ladainha de sempre de "deixou chegar agora agüenta", "o Flamengo cresce nas decisões" e porcarias similares.

    Quase vomitei com os comentários do Arnaldo rasgando elogios ao maior ladrão apitador do Brasil. Com tantos agrados vindos de um árbitro de final de Copa do Mundo, o caminho para MLH apitar as finais vai se abrindo.

    ResponderExcluir
  8. Nós lembramos bem da história de quando teve um Fla-Flu decidindo um estadual em uma data redonda...

    Fred, vai talhando o abdômen com picanha que tu vai precisa dentro de um pouco mais de um mês.

    --

    Mas hoje o Flamengo de Lima Henrique fez uma boa arbitragem. O que prova que ele é um excelente arbitro, o problema dele deve ser outro.

    ResponderExcluir
  9. "Fred, vai talhando o abdômen com picanha que tu vai precisa dentro de um pouco mais de um mês."

    Tô rindo muito, pqp!

    ResponderExcluir
  10. Big e Ramón,

    Seria bom que a barriga não fosse do Fred, mas de Thiago Neves.

    Um ex-mulambo como Renato naquele fra-Flu.

    Mas naquela época não tinha o juiz que é bom, mas bom só por causa dquele "outro problema"...

    ResponderExcluir
  11. Valeu a pressão em dos Sopradores de Apito.

    Talvez sem isso 'aquele Marcelo' NEM enxergasse o penalty.

    O Peter Siemsen tem de continuar a marcar em cima, senão a flapito vai continuar a deitar e rolar.

    Parabéns pelo blog.

    SSTT

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.