sábado, 10 de fevereiro de 2018

Efemérides tricolores - 10 de fevereiro


1953: na sequência da Copa Montevideo, no Estádio Centenário, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Dinamo Zagreb, clube que conquistaria o Campeonato Iugoslavo na temporada seguinte. Nos minutos finais, Simões quase marcou o gol da vitória tricolor, mas seu chute explodiu na trave. A campanha tricolor na competição internacional no Uruguai passou a ser de duas vitórias, dois empates e duas derrotas.

1954: em jogo válido pela Copa Montevideo, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Nacional do Uruguai, no Estádio Centenário. O gol tricolor na partida foi marcado por Paraguaio. O Fluminense agora tinha duas vitórias, um empate e uma derrota na competição internacional.

1957: em partida válida pelo quadrangular final do Campeonato Brasileiro de Seleções de 1956, diante de 46.349 presentes (40.893 pagantes) no Maracanã, a Seleção Carioca venceu a Seleção Paulista por 4 a 0, gols de Índio (três) e Joel. Os cariocas atuaram com: Pompéia [America]; Paulinho [Vasco] e Édson [America]; Benedito [São Cristóvão], Zózimo [Bangu] e Altair [Fluminense]; Joel [Flamengo], Índio [Flamengo], Waldo [Fluminense], Dequinha [Flamengo] e Pinga [Vasco].

1960: em jogo válido pelo quadrangular final do Campeonato Brasileiro de 1959, em Juiz de Fora, a Seleção Carioca venceu a Seleção Mineira por 8 a 1, graças aos gols de Dida (três), Henrique Frade (dois), Décio Esteves, Pinga e Joel. Os cariocas atuaram com: Ubirajara [Bangu]; Joel [Bangu], Zózimo [Bangu] e Altair [Fluminense]; Décio Esteves [Bangu] e Russo [Vasco]; Sabará [Vasco], Henrique Frade [Flamengo], Dida [Flamengo], Moacir [Flamengo] e Babá [Flamengo] (Pinga [Vasco]). O Fluminense, campeão carioca de 1959, excursionava pelas Américas, e por isso cedeu somente o lateral Altair para o escrete carioca.

1982: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro (Taça de Ouro), no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Itabaiana, de Sergipe, com gols de Amauri e Gilcimar.

2008: em jogo válido pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, diante de 42.543 presentes (39.056 pagantes) no Maracanã, o Fluminense deu um baile na chuva e derrotou o Flamengo por 4 a 1, de virada, graças aos gols de Thiago Neves (três) e Maurício. Os dois primeiros gols de Thiago Neves foram em cobranças irretocáveis de falta, e o terceiro foi uma pintura, em que o craque enfileirou dribles em toda a defesa rubro-negra, antes de chutar para as redes.

****

Aniversariantes do dia:

Emílson Peçanha, o Emílson (1932), centro-médio que integrou o plantel do Fluminense entre as temporadas de 1950 e 1955, totalizando 90 partidas pelo time principal tricolor. Após pendurar as chuteiras, voltou a trabalhar no Fluminense, como preparador físico, na década de 1970 - foi auxiliar técnico de Duque na conquista do Campeonato Carioca de 1973.
Emilson, num treino no Estádio de Laranjeiras, em 1954.

Valdez Quirino Lemos, o Valdez (1943), zagueiro alagoano, com 103 atuações pelo time principal do Fluminense, entre as temporadas de 1962 e 1968. Com a camisa tricolor, conquistou o Campeonato Carioca de 1964, a Taça Guanabara de 1966 e o Torneio Pará-Guanabara de 1966.
Valdez, com a faixa de campeão carioca de 1964 sobre o ombro.

Marco Aurélio Moreira, o Marquinhos (1952), meio-campista mineiro, natural de Muriaé, que integrou o elenco profissional do Fluminense entre 1970 e 1975. Fez parte das campanhas vitoriosas da Taça Guanabara de 1971 e do Campeonato Carioca de 1973.
Card de Marquinhos, então já atuando na Ponte Preta.

Carlos Eduardo Patetuci, o Dudu Patetuci (1972), meio-campista carioca, que jogou no Fluminense entre as temporadas de 1990 e 1994, tendo se profissionalizado em 1993. Com a camisa tricolor, conquistou o Torneio de Paris Sub-20 em 1992 e a Taça Guanabara (primeiro turno do Campeonato Carioca) em 1993. Atuou ao todo 24 vezes pelo time principal tricolor.
Dudu Patetuci, em jogo do Fluminense no Japão, em 1993.

PCFilho

7 comentários:

  1. Marquinhos, aniversariante do dia, é o mesmo jogador que seria ídolo posteriormente da Ponte Preta, sendo por lá conhecido como Marco Aurélio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marquinhos fez parte também do bom time do Coritiba campeão brasileiro de 1985.

      Excluir
    2. Sim, Marquinhos foi campeão brasileiro em 1985 com o Coritiba.

      Depois de pendurar as chuteiras, virou treinador, tendo comandado Figueirense, Ponte Preta, Vitória, Cruzeiro, Palmeiras e Kashiwa Reysol (Japão).

      Excluir
    3. Foi ele que dispensou o Alex do Cruzeiro porque ele estava gordo?

      Excluir
    4. Sim, foi o Marquinhos que esteve envolvido nesse episódio do Alex. Na verdade, ele alega que somente barrou o Alex do time titular, e que a diretoria do Cruzeiro se aproveitou disso para dispensá-lo e economizar na folha salarial. Ele diz que contava com Alex em forma para a temporada seguinte.

      Excluir
    5. Acho que nenhum treinador do mundo dispensaria Alex assim. O carequinha era muito craque.

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.