1908: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara, em Laranjeiras, o Fluminense venceu o America por 2 a 1. Os gols tricolores no jogo foram de
Buchan e
Emile Etchegaray, com
Lucas Assumpção marcando para o America (para algumas fontes, o primeiro gol do Fluminense foi de
Edwin Cox). Este foi o primeiro duelo entre Fluminense e America -
o começo de uma longa rivalidade. No fim da temporada, o Fluminense conquistaria o terceiro Campeonato Carioca de sua história, com a campanha invicta de 7 vitórias e 2 empates.
1925: no Estádio de Laranjeiras, a Seleção Carioca estreou no Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais com uma vitória por 6 a 0 sobre a Seleção do Espírito Santo. Com cinco tricolores no time, os cariocas jogaram com a seguinte formação: Haroldo (Fluminense); Pennaforte (Flamengo) e Hélcio (Flamengo); Nesi (São Cristóvão), Floriano (Fluminense) e Fortes (Fluminense); Leite (Botafogo), Candiota (Flamengo), Nilo (Fluminense), Lagarto (Fluminense) e Moderato (Flamengo). Os gols da Seleção Carioca foram, na ordem, de Fortes, Candiota e Nilo no primeiro tempo, e Candiota, Nilo e Fortes na etapa complementar. Esta Seleção Carioca, maldosamente apelidada pela imprensa paulista de "Combinado Fla-Flu", viria a ser campeã brasileira nas semanas seguintes.
1936: em jogo do Torneio Aberto, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 4 a 2 do America (empate em 2 a 2 no tempo regulamentar, e vitória por 2 a 0 na prorrogação). Os gols tricolores foram de Hércules (dois no tempo regulamentar), Sobral (aos 6 minutos do tempo extra) e Russo (aos 9 minutos do tempo extra). Com o resultado, o Fluminense se classificou para o turno final da competição.
1952: na sequência da Copa Rio, o Campeonato Mundial de Clubes, aconteceram mais duas partidas entre clubes estrangeiros. No Maracanã, o Sporting de Portugal ganhou por 2 a 1 do Grasshopper-Club, da Suíça. No Pacaembu, o Libertad, do Paraguai, venceu o Saarbrücken, da Alemanha, por 4 a 1. No dia seguinte, o Corinthians jogaria com o Áustria Viena, no Pacaembu; e o Fluminense enfrentaria o Peñarol, do Uruguai, no Maracanã, em partida cercada de grande expectativa.
1959: na sua estreia no Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o America por 1 a 0, no Maracanã, gol de
Escurinho, aos 38 minutos do segundo tempo. Este foi o 16º dos 20 triunfos consecutivos daquele time: a maior sequência de vitórias da história do Fluminense, entre 31 de maio e 18 de agosto (
vejam a lista completa de resultados aqui). Começou neste jogo a campanha que terminaria com a conquista do título pelo Tricolor.
1964: em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Madureira, na rua Conselheiro Galvão. Os gols da vitória tricolor foram assinalados por Amoroso e Nonô. Com três vitórias, o Fluminense iniciava sua jornada rumo a mais um título.
1973: em jogo dramático, válido pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense venceu o Olaria por 2 a 1. Os gols tricolores na partida foram marcados por Lula e Silveira (cobrando pênalti, aos 44 do segundo tempo). Após três empates, foi a primeira vitória do Fluminense depois da viagem à África. Aquela campanha culminaria na conquista do Campeonato Carioca, semanas depois.
1975: na sequência da campanha do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense derrotou o Madureira por 3 a 1. Os gols do triunfo tricolor foram de Manfrini (2, um de pênalti) e Gil. O Tricolor terminaria campeão em agosto, após triangular com Vasco e Botafogo.
1989: na sequência da viagem pela Europa, o Fluminense ganhou por 6 a 0 do Combinado de Markdorf, na Alemanha Ocidental, gols de Alexandre Torres, Hélio (2), Édson Mariano, Marcelo Henrique e Rinaldo.
2000: em amistoso para a comemoração do centenário do Sport Club Rio Grande, no Colosso do Trevo, em Rio Grande, o Fluminense derrotou o adversário por 1 a 0, com gol do lateral-direito Flávio, aos 29 do primeiro tempo. Dentre os clubes brasileiros fundados para a prática do futebol que ainda militam no esporte, o Sport Club Rio Grande é o mais antigo, tendo sido fundado em 19/07/1900. A Ponte Preta é a segunda, fundada em 11/08/1900, e o Fluminense é o terceiro, fundado em 21/07/1902.
2008: em jogo válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense venceu o Figueirense por 1 a 0, com um gol salvador do meia-atacante Thiago Neves, aos 40 minutos do segundo tempo.
2012: em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Engenhão,
o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Bahia, com gols de
Fred (dois, ambos de pênalti), Thiago Neves e
Wallace. Após 10 rodadas, o Fluminense era o único invicto da competição: somava 22 pontos ganhos na tabela de classificação, com 6 vitórias e 4 empates. Era o início da campanha que culminaria na conquista do quarto Brasileirão da história tricolor.
****
Aniversariantes do dia:
Armando Albano (1909), jogador de basquete do Fluminense na década de 1930. Como atleta do Fluminense, foi convocado diversas vezes para a Seleção Brasileira, tendo disputado os Jogos Olímpicos de Berlim em 1936, e conquistado o Campeonato Sul-Americano do Rio de Janeiro, em 1939. Já como atleta do Botafogo Football Club, sofreu um infarto em quadra no dia 11/06/1942, durante uma partida contra o Club de Regatas Botafogo - e sua morte trágica foi o pretexto para a fusão dos dois Botafogos.
Maria Aparecida Rondino, a Cidinha (1949), jogadora de vôlei, bicampeã carioca com o Fluminense em 1967 e 1968.
Leila Bataglia (1951), jogadora de vôlei, bicampeã carioca com o Fluminense em 1967 e 1968.
José Agostinho Souza Filho, o Careca (1962), zagueiro com 15 atuações pelo time principal do Fluminense, entre as temporadas de 1982 e 1983.
Marcos Vianna Rocha, o Vianna (1971), volante com curta passagem pelo Fluminense, na temporada de 1998, tendo atuado em 4 partidas.
Mateus Norton Gomes Chaves (1996), meio-campista formado pelo Fluminense, que integra atualmente o elenco profissional do clube, já tendo disputado 4 partidas, todas na temporada de 2017.
PCFilho
Uma lástima o declínio de América e Bangu. Esse futebol globalizado financeiramente é bastante excludente. Quase que nosso amado Tricolor seguiu o mesmo caminho, mas a própria história e a força da torcida manteve o Fluminense em um patamar elevado. No fim dos anos 90, havia quem defendesse que no Rio deveriam ter somente dois clubes grandes: o Flamengo com sua imensa torcida forjada pelas Organizações Globo e o Vasco que tinha um time caro na época e muita força nos bastidores, com as falcatruas do Eurico Miranda.
ResponderExcluirNos primórdios, o America competiu em pé de igualdade com Fluminense, Botafogo e Flamengo (e depois o Vasco). Foi campeão em 1913, 1916, 1922, 1928, 1931, 1935... estava estabelecido como uma das grandes forças do futebol carioca (e portanto brasileiro).
ExcluirSeu declínio - depois de 1935 só voltaria a ser campeão uma vez, em 1960 - deve servir de alerta, de que no esporte nenhuma condição é eterna. É sempre preciso trabalhar para manter-se em um patamar elevado de competitividade.
O Bangu também foi muito importante nos primórdios, ajudando a popularizar o futebol no subúrbio, embora tenha tido menos sucesso esportivo (foi campeão somente em 1933 e 1966).
ExcluirAinda montou um bom time na década de 1980, alcançando os vice-campeonatos brasileiro e carioca em 1985. Porém, posteriormente declinou vertiginosamente.
Uma pena mesmo.