terça-feira, 3 de outubro de 2017

Efemérides tricolores - 3 de outubro


1911: dois dias após o fim do Campeonato Carioca, que o Fluminense conquistou de maneira invicta (vide 1º de outubro), os atletas Alberto Borgerth, Othon Baena, Píndaro de Carvalho Rodrigues, Emmanuel Nery, Ernesto Amarante, Armando de Almeida "Gallo", Orlando Mattos, Gustavo de Carvalho e Lawrence Andrews solicitaram formalmente seu desligamento do clube. A cisão, que originaria o departamento de futebol do Clube de Regatas do Flamengo, foi motivada por desentendimentos na escalação do time (vide 10 de setembro). 

1922: em justa homenagem à memória de seu atleta Mano, falecido em 30 de setembro, o Fluminense resolveu criar o Prêmio Emmanuel Coelho Netto, uma medalha de ouro com o cunho do clube em relevo, destinada a galardoar, anualmente, o sócio-atleta do clube que, em qualquer dos esportes nele praticados, mais se distinguir por sua disciplina, ordem e frequência aos treinos.

1937: em partida válida pela rodada inaugural do Campeonato Carioca, no campo da rua Domingos Lopes, o Fluminense derrotou o Madureira por 5 a 2, graças aos gols de Hércules (dois), Preguinho, Orlandinho e Romeu Pellicciari (Bahia e Julinho descontaram para o clube suburbano). Vale registrar a participação do lendário Preguinho, após mais de dois anos sem aparecer no time profissional tricolor: jogando como centroavante, teve boa atuação. O Fluminense iniciava ali a campanha do bicampeonato do Rio de Janeiro.

1970: em jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, diante de 32.320 pagantes no Estádio do Maracanã, o Fluminense venceu o Cruzeiro por 2 a 1, com dois gols de Lula para os tricolores e um de Evaldo para os estrelados. Com duas vitórias em dois jogos (vencera o Corinthians em 26 de setembro), o Fluminense iniciava a campanha do seu primeiro título nacional. Fluminense e Cruzeiro voltariam a se enfrentar no quadrangular final do Campeonato Brasileiro (vide 16 de dezembro).

1971: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, na Ilha do Retiro, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Sport Recife, com um gol de Cafuringa, aos 13 minutos do primeiro tempo.

1976: diante de 127.052 pagantes no Maracanã, o Fluminense derrotou o Vasco por 1 a 0, graças a um gol de Doval no último minuto da prorrogação, e sagrou-se bicampeão Carioca! Mais de um mês após terminarem o quadrangular final empatados em pontos (vide 29 de agosto), Fluminense e Vasco se reencontraram no Maior do Mundo para decidir o destino do Campeonato Carioca. Após duas horas de uma partida dramática, os tricolores puderam enfim vibrar com o gol do título: Paulo Cezar cruzou da ponta-esquerda, Gil voou como um passarinho e cabeceou para o meio, e o argentino finalizou em nova cabeçada, a bola indo de cima para baixo, vencendo o goleiro Mazarópi e entrando mansamente no gol do Vasco. Fluminense, bicampeão carioca!

1982: em jogo disputado no Estádio do Maracanã, válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Bangu, graças a um gol de Amauri. Pela vitória, o Tricolor recebeu a Taça Automóvel Clube.

1999: no Estádio Jonas Duarte, em Anápolis, o Fluminense perdeu por 3 a 2 para a Anapolina, em jogo válido pela Série C do Campeonato Brasileiro. Roger Flores e Júlio César marcaram os gols tricolores na partida. O Tricolor iniciava a campanha do título e a jornada de retorno à elite do futebol nacional.

****

Aniversariantes do dia:

Wilson Costa de Mendonça, o Wilsinho (1956), ponta-direita com 7 gols marcados em 70 partidas disputadas pelo Fluminense, entre as temporadas de 1983 e 1986. Foi campeão Carioca em 1983 e 1984, e campeão Brasileiro em 1984.

Anderson Antônio dos Santos (1970), meio-campista com 2 gols marcados em 37 jogos pelo Fluminense na temporada de 1992, ano em que foi vice-campeão da Copa do Brasil.

Frederico Chaves Guedes, o Fred (1983), centroavante que jogou no Fluminense entre 2009 e 2016, totalizando 172 gols marcados em 288 jogos com a camisa tricolor, número que o coloca na terceira posição da lista de maiores artilheiros da história do clube, atrás somente de Waldo e Orlando Pingo de Ouro. Em 2009, Fred liderou o time na Arrancada Histórica no Campeonato Brasileiro, e na campanha do vice-campeonato da Copa Sul-Americana; em 2010, teve participação discreta na conquista do Campeonato Brasileiro; em 2012, foi o líder do time nas conquistas do Campeonato Carioca e do Campeonato Brasileiro, terminando também como artilheiro da competição nacional; em 2013, foi titular da Seleção Brasileira campeã da Copa das Confederações, marcando dois gols na decisão contra a Espanha; em 2014, foi titular da Seleção Brasileira semifinalista da Copa do Mundo, e novamente artilheiro do Campeonato Brasileiro. Hoje, Fred atua no Atlético Mineiro.


PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.