Foto: os jogadores do "Rio Team", no trem em que regressaram de São Paulo. (foto tirada por Antonio Campos, propriedade de Afonso Teixeira de Castro) |
1935: em jogo válido pelo terceiro turno do Campeonato Carioca, no campo da rua Campos Sales, o Fluminense ganhou por 5 a 1 do Bonsucesso, graças aos gols de Romeu Pellicciari, Hércules (dois, um de pênalti), Sobral e Vicentino.
1940: em partida disputada no Estádio de Laranjeiras, válida pelo returno do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Bangu por 2 a 0, gols de Hércules e Russo. Com o resultado, o Tricolor seguiu na liderança da competição - conquistaria o título nas semanas seguintes.
1943: em amistoso interestadual, em Piracicaba, o Fluminense ganhou por 4 a 1 da AA Luiz de Queiroz. Os gols tricolores foram de Pablo Invernizzi (no primeiro tempo), Russo, Tim e Maracaí (na etapa complementar). Caruncho marcou o gol dos anfitriões, no segundo tempo.
1945: em partida válida pelo segundo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 5 a 0 do Bangu, gols de Pinhegas, Simões e Geraldino (três).
1963: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense venceu o Vasco por 2 a 0, graças a dois gols do ponta-direita Edinho, ambos no segundo tempo da partida.
1968: em partida disputada na Ilha do Retiro, no Recife, válida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Náutico, gol de Samarone, aos 23 minutos do primeiro tempo.
1976: diante de 44.242 pagantes no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Botafogo de Ribeirão Preto. Zé Mário abriu o placar para os anfitriões aos 9 minutos do segundo tempo, mas a Máquina Tricolor conseguiu o empate graças a um gol de Rivellino, aos 44. O Fluminense caminhava para se classificar à fase semifinal da competição.
1982: no Maracanã, o Fluminense venceu o Volta Redonda por 2 a 1, em jogo do Campeonato Carioca. Os gols tricolores foram marcados por Zezé Gomes (de cabeça, aos 20 do primeiro tempo) e Gilcimar (aos 11 da etapa complementar).
1985: em partida válida pela segunda rodada do segundo turno do Campeonato Carioca, no Godofredo Cruz, o Fluminense empatou em 0 a 0 com Americano de Campos. Por ter conquistado o primeiro turno (vide 9 de outubro), o Fluminense já estava classificado para o triangular final, no qual conquistaria o tricampeonato estadual, em dezembro.
1991: em jogo disputado na rua Bariri, válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o São Cristóvão por 3 a 1. Os gols tricolores foram anotados, na sequência, por Renato (aos 32 do primeiro tempo), Marcelo Barreto (aos 22 do segundo tempo) e Ézio (aos 25).
1995: em partida válida pela Copa Rio de Janeiro, em Figueira de Melo, o time reserva do Fluminense venceu o São Cristóvão por 3 a 1. Os gols tricolores foram de Jorge Luiz (aos 15 do primeiro tempo), Wallace (aos 33) e Arthur (aos 18 da etapa final).
1996: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Vasco, após estar perdendo por 1 a 0 e por 2 a 1. Os gols tricolores foram anotados por Paulo Roberto (dois, um de falta e um de pênalti) e Flavinho (de cabeça, aos 36 do segundo tempo).
2002: o Fluminense derrotou o Bahia por 1 a 0, no Estádio do Maracanã, em partida válida pela primeira fase do Campeonato Brasileiro. O gol da vitória tricolor foi marcado pelo centroavante Romário, aos 15 minutos do segundo tempo. O Fluminense seguia na briga por uma vaga nas quartas-de-final da competição.
Emílio Ibrahim em sua época de jogador do Flu. |
Emílio Ibrahim em 2017, tietado por dois fãs, em Laranjeiras. (eu e Alexandre Magno, colaborador especial deste blog). |
José Alves Calazans, o Calazans (1934), ponta-direita com 19 gols em 96 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 1961 e 1964. Calazans era irmão mais novo do zagueiro Zózimo, o ídolo do Bangu, bicampeão mundial com a Seleção Brasileira em 1958 e 1962.
(observação: há muitas divergências sobre a data de nascimento de Calazans - eu optei pela data que aparece em seu perfil na Revista do Esporte em 1959 - 20 de outubro de 1934)
José Alves Calazans, ponta-direita. |
O zagueiro Dari, em Laranjeiras. |
Nildo, herói de um Fla-Flu. |
Em 20 de outubro de 1901, o Fluminense ainda era apenas uma ideia, mas Oscar Cox e companhia já faziam bonito, conseguindo o segundo empate contra a Seleção Paulista, em São Paulo. Amadurecia de vez a ideia de fundar um clube de futebol no Rio de Janeiro...
ResponderExcluir