sábado, 4 de maio de 2019

Fazendo matemágica com os dígitos de 1 a 9

Com os dígitos de 1 a 9, é possível expressar diversos outros valores matemáticos. Por exemplo, podemos escrever 0 como:


Essa foi tão fácil que até eu consegui. Há desafios extremamente mais complexos. Seria possível, por exemplo, expressar pi utilizando os dígitos de 1 a 9? Sim! O matemático B. Ziv descobriu essa fórmula em 2004:

Não, não é uma fórmula exata, mas é razoavelmente precisa, porque produz as dez primeiras casas decimais de pi com exatidão. A fórmula nos dá 3,1415926535904..., enquanto o valor exato de pi é 3,1415926535897...

Porém, isso está muito longe de ser o resultado mais espetacular desse ramo da matemágica. Esse troféu vai para Richard Sabey, que, também em 2004, conseguiu calcular a constante e com uma espantosa precisão de 18.457.734.525.360.901.453.873.570 casas decimais, utilizando a fórmula abaixo:

Sabey não acordou numa chuvosa manhã e chutou essa fórmula. Ele brincou de maneira esperta com uma conhecida expressão de e, como bem explicado por James Grime no vídeo abaixo (em inglês):

Não sei se há uma tradução para o português, mas em inglês uma fórmula contendo os dígitos de 1 a 9 é conhecida como "pandigital".

PCFilho

Um comentário:

  1. Outra fórmula "pandigital" foi vista aqui no blog em fevereiro:

    9/12 + 5/34 + 7/68 = 1

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.