sexta-feira, 31 de maio de 2019

Mundial de Clubes de 2019 pode acontecer no Brasil

Estádio do Maracanã.
Foto: Érica Ramalho/Governo do Rio de Janeiro.

O Mundial de Clubes da FIFA de 2019, torneio que será disputado em dezembro pelos campeões continentais deste ano, ainda não tem sede definida e pode acontecer no Brasil. Por enquanto, somente o Marrocos oficializou a candidatura para sediar o torneio, mas dirigentes da FIFA consideram que o torneio teria um sucesso maior de público no Brasil, como foi na primeira edição, no ano 2000.

Além disso, com as realizações da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, os dirigentes da entidade consideram que o Brasil tem a estrutura pronta para receber o torneio, que teria jogos nas mesmas sedes da Copa América deste ano (Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador). O problema do calor de dezembro seria resolvido com a realização das partidas noturnas.

Tradicionalmente, participam do Mundial de Clubes da FIFA os campeões de cada confederação continental (Europa, América do Sul, Américas Central e do Norte, África, Ásia e Oceania), além do campeão nacional do país-sede. Assim, caso a FIFA convença o Brasil a sediar a competição, o Campeonato Brasileiro de 2019 valeria, além do troféu, uma vaga no Mundial de Clubes.

Estaria em estudo até mesmo a possibilidade de oferecer duas vagas a clubes brasileiros, contemplando também o campeão da Copa do Brasil. Assim, a FIFA aumentaria a atratividade da competição e, de quebra, resolveria o incômodo do número ímpar de times. Com oito equipes, todos os participantes entrariam nas quartas-de-final do torneio.

O Monterrey, do México, já está garantido no Mundial de Clubes, porque conquistou a Liga dos Campeões da CONCACAF. Neste sábado, será definido o representante europeu, com a decisão da Liga dos Campeões da UEFA, entre Liverpool e Tottenham, em Madrid.

O Brasil já sediou outras três competições mundiais de clubes. A Copa Rio, organizada nos anos 1950, foi o primeiro torneio intercontinental de clubes da história do futebol, envolvendo quatro times da América do Sul e quatro da Europa. O Palmeiras venceu a edição de 1951 e o Fluminense conquistou o título de 1952. No ano 2000, a FIFA organizou seu primeiro Mundial de Clubes, também no Brasil, com o Corinthians se sagrando campeão.

A partir de 2021, a FIFA passará a organizar um Mundial de Clubes ampliado, com 24 participantes, acontecendo de quatro em quatro anos. A primeira edição do Mundial ampliado provavelmente será sediada na China, país do principal patrocinador do torneio.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.