sábado, 5 de fevereiro de 2022

Xadrez - Drácula x Frankenstein




Uma partida de xadrez entre o Conde Drácula e o monstro de Frankenstein? Sim, as imagens acima são reais e mostram os atores consagrados pelos horripilantes personagens disputando um jogo de xadrez. Com as peças brancas, Béla Lugosi, que atuou como o Conde Drácula no filme de 1931; com as peças pretas, Boris Karloff, que interpretou o monstro de Frankenstein, no mesmo ano. 

As imagens são de 1934, quando os dois atores estrelaram juntos o filme "The Black Cat" ("O Gato Preto"). Nele, o Dr. Vitus Werdegast (Lugosi) enfrenta Hjalmar Poelzig (Karloff) em um duelo sinistro de xadrez, no qual está em jogo a liberdade de Joan Alison (Julie Bishop, na época ainda conhecida como Jacqueline Wells). O filme é ligeiramente inspirado em um famoso conto de Edgar Allan Poe, publicado em 19 de agosto de 1843.

"The Black Cat" foi o primeiro de oito filmes em que Boris Karloff e Béla Lugosi atuaram juntos. Abaixo, o trailer do filme, produzido pela Universal Pictures:

Mas o melhor de tudo é que o duelo em "The Black Cat" não foi a única batalha enxadrística entre Karloff e Lugosi! Na mesma época do filme, a Columbia Pictures produziu um vídeo muito bem humorado, com os dois atores prestes a iniciar um jogo de xadrez em um ambiente sinistro. A cena curta foi parte dos chamados "Screen Snapshots", série da Columbia que apresentava imagens de bastidores das estrelas de Hollywood da época. Foi uma clara alusão ao filme, mas ele não é citado, provavelmente devido à rivalidade entre Columbia e Universal. As referências explícitas são somente ao Conde Drácula e ao monstro de Frankenstein:


(Uma observação que não posso deixar de fazer: como ocorre costumeiramente no cinema, a cena contém uma violação grosseira das regras do xadrez, com Karloff iniciando a partida, mesmo estando com as peças Pretas. No xadrez, são sempre as Brancas que iniciam - o primeiro lance deveria caber, portanto, a Lugosi.)

Cartaz dos "Screen Snapshots" (Columbia Pictures).

Há uma abertura de xadrez que se chama "Variação Frankenstein-Drácula", posição obtida na Abertura Viena após os lances 1. e4 e5 2. Nc3 Nf6 3. Bc4 Nxe4 (ou na Abertura do Bispo, após 1. e4 e5 2. Bc4 Nf6 3. Nc3 Nxe4):
Abertura Viena, Variação Frankenstein-Drácula.
Código FEN: rnbqkb1r/pppp1ppp/8/4p3/2B1n3/2N5/PPPP1PPP/R1BQK1NR w KQkq - 0 4.

O nome da variação, no entanto, não tem nada a ver com o jogo do filme. A variante foi nomeada por Tim Harding, que em sua análise da posição no livro "Vienna Opening" (1976), a descreveu como "uma variante tão sangrenta que poderia acontecer em um jogo entre o Conde Drácula e o monstro de Frankenstein". Em 1992, Vassily Ivanchuk usou essa abertura contra Viswanathan Anand, em jogo disputado em Roquebrune-Cap-Martin, na França, que terminou empatado

O xadrez aparece com muita frequência no cinema. O caso mais famoso, provavelmente, é o filme sueco "Det sjunde inseglet" ("O Sétimo Selo", 1956), em que um cavaleiro da Idade Média desafia a Morte para uma partida de xadrez valendo sua vida. O filme foi inspirado na pintura "A Morte disputando uma partida de xadrez", de Albertus Pictor (1440-1507), localizada em uma igreja em Täby, na Suécia:
"A Morte disputando uma partida de xadrez" (Albertus Pictor).

Mais recentemente, o filme "Harry Potter e a Pedra Filosofal" (2001) mostrou uma posição de xadrez bastante interessante, que já analisei aqui no blog. Tendo o xadrez como tema principal, a série "O Gambito da Rainha" (2020) foi um sucesso de público (uma posição mostrada na série também foi analisada aqui no blog).

PCFilho
(obrigado pela sugestão do post, Bruno Curi!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.