segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Química - Nitinol, a liga metálica que tem memória


No vídeo curto acima, vemos uma demonstração impressionante: uma amostra de liga metálica é dobrada e retorcida, mas volta à sua exata forma original assim que é aquecida com uma chama.

Em 1959, o químico William J. Buehler, do Naval Ordnance Laboratory, estava tentando criar um cone de nariz de míssil que pudesse suportar calor e fadiga extraordinários. Ele encontrou uma liga promissora de níquel e titânio e distribuiu uma amostra em uma reunião do laboratório em 1961. A amostra havia sido dobrada como uma sanfona, mas ao examiná-la os colegas de Buehler a flexionaram e torceram. Quando um deles a segurou preguiçosamente sobre o isqueiro, eles tiveram uma surpresa: a amostra voltou ao formato original de sanfona.

A liga de Buehler é agora conhecida como nitinol (um acrônimo para "Níquel-Titânio-Naval Ordnance Laboratory"), e esta propriedade é conhecida como "memória de forma".

No livro Nature's Building Blocks, John Emsley descreve: "As armações de óculos feitas de nitinol podem ser dobradas e torcidas em formas notáveis e, quando liberadas, voltam à sua forma original".

PCFilho
(conteúdo pescado no sempre ótimo Futility Closet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.