terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Afinal, qual era o time do coração de Garrincha?


A identificação de Mané Garrincha com o Botafogo é inquestionável. O genial ponteiro da Seleção Brasileira bicampeã mundial em 1958 e 1962 transformou-se num ícone alvinegro, num segundo escudo do clube de General Severiano. O Botafogo não seria o Botafogo que conhecemos e admiramos, se Garrincha não tivesse desfilado seu estrondoso talento com o glorioso manto do clube.

A simbiose entre Garrincha e Botafogo não nos impede perguntar, no entanto: ele sempre foi botafoguense? A cantora Elza Soares, com quem Garrincha foi casado por dezesseis anos, afirmava que ele torcia na verdade para o Flamengo. Será mesmo, ou Elza estaria puxando a sardinha para o seu próprio clube do coração? Garrincha chegou a atuar pelo Flamengo, entre 1968 e 1969, já em fim de carreira, sem o mesmo brilho.

Por outro lado, há quem afirme que Garrincha era mesmo torcedor do Vasco - paixão que teria sido o motivo para ele ter atuado pelo clube no famoso amistoso contra a Seleção de Cordeiro, em 1967. A relação, no entanto, foi mesmo efêmera, tendo durado somente aqueles noventa minutos.
Garrincha no dia em que foi vascaíno.

Afinal, qual era o time do coração de Garrincha? A resposta definitiva eu encontrei em um texto do jornalista Sandro Moreyra, publicado em sua coluna "Diga-me qual é o seu segundo club", no Diário da Noite, em 3 de dezembro de 1954 - quando Garrincha ainda tinha 21 anos de idade.

Diário da Noite, 03/12/1954, coluna de Sandro Moreyra.

Segue a transcrição do texto: "Diz o menino Garrincha que, antes de treinar em General Severiano, nunca se preocupara com o Botafogo. Seu club favorito era o Fluminense. Pelo tricolor discutia e brigava lá em Pau Grande. Tanto que, quando achou que dava para crack da capital, o primeiro club que procurou foi o de Zezé Moreira. Lá deu as caras, com sua chuteira embrulhada em jornal, muito mais confiante que nervoso. Mas ninguém fez fé nas suas pernas tortas e Garrincha nem chegou a treinar. Drama igual ele viveu no Vasco e no America. Não tinha pinta e não queriam perder tempo com um garoto, ainda mais todo empenado. A esperada chance ele foi ter no Botafogo, levado por Araty, amparado no pistolão de Julinho Azevedo. Dois treinos e estava no team de cima. Dois jogos e era cobra, ídolo, cartaz, tudo que um crack deseja ser. Daí ter esquecido o Fluminense, ou melhor, trocado o Fluminense pelo Botafogo. Este, que não era nada, virou o preferido. O outro caiu para segundo. É o seu segundo club, mas sem merecer mais uma defesa nos seus papos com a velha turma da Raiz da Serra".

Garrincha era, portanto, torcedor do Fluminense - tal como a imensa maioria dos cariocas e fluminenses de bom gosto, devo dizer. Justo o Fluminense, o único dos quatro grandes do Rio em que Garrincha nunca atuou!

Porém, vale recordar que o Fluminense proporcionou um momento para lá de especial a Garrincha. Foi o Tricolor que abriu as portas para seu filho Manoel Castilho tentar a sorte no futebol, e acabou possibilitando o encontro do menino com o pai, como contou a Manchete Esportiva em setembro de 1978. Numa dessas voltas da vida, acabou cabendo ao filho vestir a camisa do time do coração do pai.

Manchete Esportiva, 05/09/1978.

Eu nasci muito depois de Garrincha se aposentar, mas sinto uma saudade imensa de seus dribles que eu não vi. Assim, encerro meu texto citando Carlos Drummond de Andrade, que teve o privilégio de ver o craque e soube resumir bem: "Se há um deus que regula o futebol, esse deus é sobretudo irônico e farsante, e Garrincha foi um de seus delegados incumbidos de zombar de tudo e de todos, nos estádios. Mas, como é também um deus cruel, tirou do estonteante Garrincha a faculdade de perceber sua condição de agente divino. Foi um pobre e pequeno mortal que ajudou um país inteiro a sublimar suas tristezas. O pior é que as tristezas voltam, e não há outro Garrincha disponível. Precisa-se de um novo, que nos alimente o sonho".

PCFilho

11 comentários:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.