A FIFA publicou nesta quinta-feira 10, em seu site oficial, um texto resumindo a história do Palmeiras, por ocasião do Mundial que o clube paulista está disputando, nos Emirados Árabes Unidos. Como não poderia deixar de ser, a entidade reconheceu o óbvio: que a Copa Rio, conquistada pelo Palmeiras em 1951 e pelo Fluminense em 1952, foi um autêntico Mundial de Clubes.
O texto começa assim, em tradução minha: "Um campeonato mundial havia sido sonhado e discutido por anos por alguns dos principais dirigentes do futebol – Jules Rimet, Ottorino Barassi e Stanley Rous entre eles – e foi finalmente marcado para 1951 no Brasil, que havia recentemente sediado a Copa do Mundo da FIFA".
A seguir, o texto detalha os participantes e os resultados da competição, vencida pelo Palmeiras após final contra a Juventus, da Itália. Abaixo, o texto completo, em inglês, da parte referente à Copa Rio, reproduzida fielmente do site da FIFA:
Este blog sempre considerou a Copa Rio como Mundial de Clubes, ao contrário da própria FIFA, que tem adotado posicionamentos incoerentes ao longo do tempo. Em 2014, por exemplo, a entidade já havia reconhecido a Copa Rio como Mundial de Clubes, mas posteriormente voltou atrás na decisão.
O caráter de Campeonato Mundial de Clubes da Copa Rio é inequívoco. Suas duas edições, a vencida pelo Palmeiras em 1951 e a conquistada pelo Fluminense em 1952, foram os melhores Mundiais já realizados, reunindo cada uma oito equipes de alto nível do futebol internacional. O objetivo de um Mundial é, obviamente, determinar o melhor time do mundo naquele ano, algo que a Copa Rio fez como nenhuma outra competição intercontinental na história.
Que a FIFA enfim reconheça de uma vez por todas o valor destas glórias eternas de Palmeiras e Fluminense.
PCFilho
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Regras para postar comentários:
I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.
II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.
III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.
IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.
V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.
VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.
Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.