quinta-feira, 8 de maio de 2025

Jogos do Fluminense após eleições de Papas



A Igreja Católica elegeu nesta quinta-feira 8 para seu cargo máximo o Cardeal Robert Francis Prevost, que agora é Sua Santidade o Papa Leão XIV. Neste mesmo dia, horas depois, o Fluminense entrou em campo pela Copa Sul-Americana e perdeu para o GV San José por 1 a 0, em La Paz - interrompendo uma sequência histórica: o Tricolor jamais havia sido derrotado nos jogos após as eleições de Papas. Vamos lá, nessa viagem pelos pontificados e pela história do Tricolor...

Na época da fundação do Fluminense, em 21 de julho de 1902, a Igreja estava sob comando do Papa Leão XIII. Ele faleceu na véspera do primeiro aniversário do clube, em 20 de julho de 1903, sendo sucedido pelo Papa Pio X, eleito em 4 de agosto de 1903. O primeiro jogo do Fluminense durante o pontificado de Pio X foi em 6 de setembro de 1903: em sua primeira partida fora do estado do Rio de Janeiro, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Sport Club Internacional de São Paulo, no Velódromo, na capital paulista (foi somente o quinto jogo da história do Fluminense).

Pio X foi sucedido pelo Papa Bento XV, eleito em 3 de setembro de 1914. Três dias depois, curiosamente também em um 6 de setembro, o Fluminense entrou em campo pelo Campeonato Carioca, na rua Campos Sales, e venceu o America por 2 a 1, de virada.

Bento XV foi sucedido pelo Papa Pio XI, eleito em 6 de fevereiro de 1922. Como a temporada do futebol carioca ainda não havia começado, o Fluminense só viria a atuar no dia 19 de março, em um amistoso para a inauguração do Estádio do Petropolitano. O Tricolor venceu os anfitriões por 5 a 0.

O sucessor de Pio XI foi o Papa Pio XII, eleito em 2 de março de 1939. A temporada do futebol carioca naquele ano começou em 26 de março, com a realização do Torneio Início, na rua General Severiano. O Fluminense foi eliminado já na estreia, após empate em 0 a 0 com o Botafogo nos vinte minutos regulamentares e derrota no número de escanteios (1 a 0). Se formos levar em consideração o primeiro jogo com duração regulamentar, o Fluminense venceu o Bonsucesso por 8 a 2 no dia 2 de abril, na estreia do Campeonato Carioca

Pio XII foi sucedido pelo Papa João XXIII, eleito em 28 de outubro de 1958. Dias depois, o Fluminense derrotaria o Flamengo por 3 a 1, diante de 90.648 presentes no Maracanã. Este Fla-Flu aconteceu no dia 3 de novembro, curiosamente uma segunda-feira - isto se deu porque, na época, o feriado do Dia dos Mortos (2 de novembro) era muito respeitado, não acontecendo praticamente nenhuma atividade recreativa, ainda que fosse um domingo.

O sucessor de João XXIII foi o Papa Paulo VI, eleito em 21 de junho de 1963. Dois dias depois, em 23 de junho, aconteceu o Torneio Início, no Maracanã. Em sua estreia, o Fluminense venceu o Vasco por 1 a 0, num jogo de duração de vinte minutos. Se formos levar em consideração o primeiro jogo com duração regulamentar, o Fluminense venceu o Madureira por 4 a 0, em Laranjeiras, no dia 30 de junho.

Paulo VI foi sucedido pelo Papa João Paulo I, eleito em 26 de agosto de 1978. No dia seguinte, o  Fluminense empatou em 1 a 1 com o Atlético Mineiro, em amistoso disputado no Mineirão.

João Paulo I faleceu 33 dias depois de começar seu pontificado, sendo sucedido pelo nosso queridíssimo Papa João Paulo II, eleito em 16 de outubro de 1978. Na véspera, com o conclave já em andamento, o Fluminense havia vencido o Flamengo por 2 a 0 no Maracanã. No dia 21, já sob o pontificado de João Paulo II, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Olaria, novamente no Maracanã.

João Paulo II faleceu em 2 de abril de 2005. No dia seguinte, na decisão da Taça Rio (segundo turno do Campeonato Carioca), diante de 74.650 presentes no Maracanã, o Fluminense derrotou o Flamengo por 4 a 1, sob o canto "A benção, João de Deus", tradicionalmente entoado pelos tricolores desde 1980, especialmente emocionante naquela ocasião. Duas semanas depois, o Papa Bento XVI era eleito no Vaticano, em 19 de abril de 2005. No dia seguinte, o Fluminense venceu o Grêmio por 3 a 0, pela Copa do Brasil, no Maracanã.

Com a renúncia de Bento XVI, o Papa Francisco foi eleito em 13 de março de 2013. No dia 17, o Fluminense venceu o Audax Rio por 1 a 0, pelo Campeonato Carioca, no Engenhão.

Assim, a derrota para o GV San José foi a primeira vez que o Fluminense perdeu uma partida imediatamente seguinte à eleição de um Papa. Antes, se contarmos somente as partidas com duração regulamentar, foram 10 jogos, com 7 vitórias e 3 empates (contando também os jogos de Torneio Início, foram 6 vitórias e 4 empates):
* (26/03/1939 - Botafogo 0 x 0 Fluminense, se contarmos o Torneio Início)
* (23/06/1963 - Fluminense 1 x 0 Vasco, se contarmos o Torneio Início)
27/08/1978 - Atlético Mineiro 1 x 1 Fluminense (João Paulo I)
21/10/1978 - Fluminense 0 x 0 Olaria (João Paulo II)

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.