sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Efemérides tricolores - 3 de novembro



1935: em partida válida pelo terceiro turno do Campeonato Carioca, no estádio do America, na rua Campos Sales, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Modesto, gols de Vicentino, Sobral, HérculesRomeu Pellicciari (ou Lara, para algumas fontes).

1937: em jogo válido pela sétima rodada do turno do Campeonato Carioca, na rua Ferrer, o Fluminense venceu o Bangu por 2 a 0, gols de Romeu Pellicciari e Alfredinho. Com campanha de seis vitórias e uma derrota, o Fluminense seguia firme rumo à conquista do bicampeonato do Rio de Janeiro.

1946: em partida válida pela penúltima rodada do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense perdeu para o Vasco por 3 a 2. Os gols tricolores foram de Rodrigues Tatu e Ademir Menezes. Em dezessete jogos na competição, o Fluminense acumulava doze vitórias e cinco derrotas. Faltando uma rodada, Flamengo e America estavam empatados na liderança, com 26 pontos ganhos, seguidos de perto por Fluminense e Botafogo, com 24. Na rodada derradeira, em 10 de novembro, o Fluminense venceria o Flamengo, e o Botafogo derrotaria o America, ficando assim os quatro clubes rigorosamente empatados na ponta. Partiriam então para o Supercampeonato, no qual o Tricolor se consagraria, mais uma vez, campeão do Rio de Janeiro.

1958: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, diante de 90.648 presentes (81.846 pagantes) no Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Flamengo. O Fluminense abriu 2 a 0 no placar: Waldo fez um golaço aos 29 minutos do primeiro tempo, e Jair Francisco ampliou aos 2 da etapa final. Com a ajuda do árbitro Alberto da Gama Malcher, o Flamengo descontou com Moacir, aos 15, cobrando um pênalti inventado. Mas o Fluminense tinha Waldo: o terrível centroavante tricolor marcou outro golaço, aos 24. Nos instantes finais, o Flamengo teve mais um pênalti marcado a seu favor, mas o goleiro Castilho defendeu a nova cobrança de Moacir, e garantiu o placar de 3 a 1.

1962: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, disputada no Maracanã, o Fluminense venceu por 4 a 0 o Campo Grande, gols de Rodrigo (três) e Waldir Araújo.

1963: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Campo Grande, gols de Manoel, Ubiraci (dois) e Escurinho.

1976: em jogo válido pela terceira fase do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense derrotou o CRB por 1 a 0, graças ao gol do centroavante argentino Narciso Doval, aos 30 minutos do primeiro tempo. A Máquina Tricolor caminhava para se classificar à semifinal da competição.

1982: no primeiro amistoso da viagem à Arábia Saudita, no Estádio Príncipe Abdullah al-Faisal, em Jeddah, o Fluminense derrotou o Al-Ahli por 3 a 2, de virada. O clube saudita, comandado pelo ídolo tricolor Telê, chegou a estar vencendo por 2 a 1, com gols de Rachid e Dalal. Os gols tricolores foram de Gilcimar (abrindo o placar aos 6 do primeiro tempo, de cabeça), Amauri (aos 37 do segundo, de pênalti) e Rubens Galaxe (aos 45 da etapa final).

1990: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, na Fonte Nova, em Salvador, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Vitória, de virada. Nardela abriu o placar para os anfitriões, e Paulo Roberto e Julinho marcaram os gols da virada tricolor.

2001: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, com 41.533 presentes (36.808 pagantes) no Estádio do Maracanã, o Fluminense venceu o Flamengo por 1 a 0, gol de Roger Flores, de falta, aos cinco minutos do segundo tempo. O Fluminense se aproximava da classificação às quartas-de-final, enquanto o rival lutava contra a ameaça de rebaixamento.

2002: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Fluminense derrotou o Corinthians por 2 a 0, gols de Andrei (de falta, aos 28 do primeiro tempo) e Roni (aos 40 da etapa inicial). Os clubes voltariam a se enfrentar na semifinal da competição.

2007: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Náutico, graças a dois gols do lateral-direito Gabriel, aos 43 do primeiro tempo e aos 37 da etapa complementar. O uruguaio Beto Acosta marcou o gol de honra dos visitantes, aos 40.

2010: em partida válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, diante de 20.069 pagantes no Beira-Rio, em Porto Alegre, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Internacional, em grande atuação do goleiro tricolor Ricardo Berna, que garantiu o pontinho precioso. Na saída do campo, ao ser questionado sobre o interesse do Fluminense em contratar outro goleiro, Berna demonstrou como estava focado em ajudar o clube: "Vai ajudar o Fluminense a ser campeão? Então não me interessa!". Com 58 pontos ganhos em 33 jogos (16 vitórias, 10 empates e 7 derrotas), o Fluminense liderava o Brasileirão, com um ponto de vantagem para Corinthians e Cruzeiro. Nas cinco rodadas finais, o Tricolor não perderia mais nenhuma partida, e terminaria conquistando o terceiro Brasileirão de sua história.
A entrevista de Ricardo Berna.
A classificação do Brasileirão 2010 após a 33ª rodada.

****

Aniversariantes do dia:

Nelson Pereira da Mota, o Alemão (1910), zagueiro que integrou o elenco do Fluminense entre as temporadas de 1930 e 1931. Marcou um gol com a camisa tricolor, na goleada de 4 a 0 sobre o Bonsucesso, em 26 de outubro de 1930.

Larry Pinto de Faria, o Larry (1932), atacante revelado pelo Fluminense, com 7 gols marcados em 18 atuações pelo time profissional tricolor, entre as temporadas de 1951 e 1954. Natural de Nova Friburgo, Larry foi um dos jogadores do Fluminense convocados para a Seleção Brasileira que disputou os Jogos Olímpicos de Helsinque, em 1952. Participou da conquista da Copa das Municipalidades, em 1953. Transferiu-se para o Internacional de Porto Alegre, onde se tornou ídolo da torcida.

PCFilho

4 comentários:

  1. Ricardo Berna foi um dos heróis de 2010! Essa atuação no Beira-Rio foi mesmo épica, do primeiro minuto do jogo à entrevista pro Victorino Chermont, quando ele anunciou o seu "teorema". :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teorema de Ricardo Berna

      Enunciado: "Vai ajudar o Fluminense a ser campeão? Então não me interessa!".

      Eu sou um adepto fervoroso desta ótima linha de raciocínio.

      :)

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.