1937: em jogo válido pela sétima rodada do turno do Campeonato Carioca, na rua Ferrer, o Fluminense venceu o Bangu por 2 a 0, gols de Romeu Pellicciari e Alfredinho. Com campanha de seis vitórias e uma derrota, o Fluminense seguia firme rumo à conquista do bicampeonato do Rio de Janeiro.
1946: em partida válida pela penúltima rodada do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense perdeu para o Vasco por 3 a 2. Os gols tricolores foram de Rodrigues Tatu e Ademir Menezes. Em dezessete jogos na competição, o Fluminense acumulava doze vitórias e cinco derrotas. Faltando uma rodada, Flamengo e America estavam empatados na liderança, com 26 pontos ganhos, seguidos de perto por Fluminense e Botafogo, com 24. Na rodada derradeira, em 10 de novembro, o Fluminense venceria o Flamengo, e o Botafogo derrotaria o America, ficando assim os quatro clubes rigorosamente empatados na ponta. Partiriam então para o Supercampeonato, no qual o Tricolor se consagraria, mais uma vez, campeão do Rio de Janeiro.
1958: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, diante de 90.648 presentes (81.846 pagantes) no Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Flamengo. O Fluminense abriu 2 a 0 no placar: Waldo fez um golaço aos 29 minutos do primeiro tempo, e Jair Francisco ampliou aos 2 da etapa final. Com a ajuda do árbitro Alberto da Gama Malcher, o Flamengo descontou com Moacir, aos 15, cobrando um pênalti inventado. Mas o Fluminense tinha Waldo: o terrível centroavante tricolor marcou outro golaço, aos 24. Nos instantes finais, o Flamengo teve mais um pênalti marcado a seu favor, mas o goleiro Castilho defendeu a nova cobrança de Moacir, e garantiu o placar de 3 a 1.
1962: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, disputada no Maracanã, o Fluminense venceu por 4 a 0 o Campo Grande, gols de Rodrigo (três) e Waldir Araújo.
1963: em jogo válido pelo returno do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Campo Grande, gols de Manoel, Ubiraci (dois) e Escurinho.
1976: em jogo válido pela terceira fase do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense derrotou o CRB por 1 a 0, graças ao gol do centroavante argentino Narciso Doval, aos 30 minutos do primeiro tempo. A Máquina Tricolor caminhava para se classificar à semifinal da competição.
1982: no primeiro amistoso da viagem à Arábia Saudita, no Estádio Príncipe Abdullah al-Faisal, em Jeddah, o Fluminense derrotou o Al-Ahli por 3 a 2, de virada. O clube saudita, comandado pelo ídolo tricolor Telê, chegou a estar vencendo por 2 a 1, com gols de Rachid e Dalal. Os gols tricolores foram de Gilcimar (abrindo o placar aos 6 do primeiro tempo, de cabeça), Amauri (aos 37 do segundo, de pênalti) e Rubens Galaxe (aos 45 da etapa final).
1990: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, na Fonte Nova, em Salvador, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Vitória, de virada. Nardela abriu o placar para os anfitriões, e Paulo Roberto e Julinho marcaram os gols da virada tricolor.
2001: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, com 41.533 presentes (36.808 pagantes) no Estádio do Maracanã, o Fluminense venceu o Flamengo por 1 a 0, gol de Roger Flores, de falta, aos cinco minutos do segundo tempo. O Fluminense se aproximava da classificação às quartas-de-final, enquanto o rival lutava contra a ameaça de rebaixamento.
2002: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Fluminense derrotou o Corinthians por 2 a 0, gols de Andrei (de falta, aos 28 do primeiro tempo) e Roni (aos 40 da etapa inicial). Os clubes voltariam a se enfrentar na semifinal da competição.
2007: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Náutico, graças a dois gols do lateral-direito Gabriel, aos 43 do primeiro tempo e aos 37 da etapa complementar. O uruguaio Beto Acosta marcou o gol de honra dos visitantes, aos 40.
2010: em partida válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, diante de 20.069 pagantes no Beira-Rio, em Porto Alegre, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Internacional, em grande atuação do goleiro tricolor Ricardo Berna, que garantiu o pontinho precioso. Na saída do campo, ao ser questionado sobre o interesse do Fluminense em contratar outro goleiro, Berna demonstrou como estava focado em ajudar o clube: "Vai ajudar o Fluminense a ser campeão? Então não me interessa!". Com 58 pontos ganhos em 33 jogos (16 vitórias, 10 empates e 7 derrotas), o Fluminense liderava o Brasileirão, com um ponto de vantagem para Corinthians e Cruzeiro. Nas cinco rodadas finais, o Tricolor não perderia mais nenhuma partida, e terminaria conquistando o terceiro Brasileirão de sua história.
A classificação do Brasileirão 2010 após a 33ª rodada. |
Aniversariantes do dia:
Nelson Pereira da Mota, o Alemão (1910), zagueiro que integrou o elenco do Fluminense entre as temporadas de 1930 e 1931. Marcou um gol com a camisa tricolor, na goleada de 4 a 0 sobre o Bonsucesso, em 26 de outubro de 1930.
Larry Pinto de Faria, o Larry (1932), atacante revelado pelo Fluminense, com 7 gols marcados em 18 atuações pelo time profissional tricolor, entre as temporadas de 1951 e 1954. Natural de Nova Friburgo, Larry foi um dos jogadores do Fluminense convocados para a Seleção Brasileira que disputou os Jogos Olímpicos de Helsinque, em 1952. Participou da conquista da Copa das Municipalidades, em 1953. Transferiu-se para o Internacional de Porto Alegre, onde se tornou ídolo da torcida.
PCFilho
Ricardo Berna foi um dos heróis de 2010! Essa atuação no Beira-Rio foi mesmo épica, do primeiro minuto do jogo à entrevista pro Victorino Chermont, quando ele anunciou o seu "teorema". :-)
ResponderExcluirTeorema de Ricardo Berna
ExcluirEnunciado: "Vai ajudar o Fluminense a ser campeão? Então não me interessa!".
Eu sou um adepto fervoroso desta ótima linha de raciocínio.
:)
É uma filosofia de vida!
ExcluirUma frase para a história!
Excluir