sábado, 17 de março de 2018

Efemérides tricolores - 17 de março


1946: em sua estreia no Torneio Relâmpago, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Flamengo, em São Januário, em grande atuação do ponta Ismael, autor dos três gols da vitória tricolor. O outro herói do Fluminense no clássico foi o goleiro Robertinho, que defendeu um pênalti cobrado por Tião, quando o placar estava empatado em 2 a 2.

1948: em amistoso disputado na rua Figueira de Melo, o Fluminense venceu o São Cristóvão por 3 a 1. Juvenal (dois) e Pinhegas marcaram os gols da vitória tricolor.

1956: diante de 100.635 presentes (92.736 pagantes) no Maracanã, o Fluminense perdeu por 2 a 0 para o America, dando adeus às chances de conquistar o Campeonato Carioca de 1955 (a decisão seria entre o America, campeão do terceiro turno, e o Flamengo, vencedor dos dois primeiros turnos).

1963: em jogo válido pelo Torneio Rio-São Paulo, disputado no Estádio do Maracanã, o Fluminense derrotou o Palmeiras por 2 a 1. Os gols do Fluminense foram de Manoel e Ubiraci, e o do Palmeiras foi de Servílio.

1973: em sua segunda partida no Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Bangu por 1 a 0, em São Januário, gol do ponta-direita Cafuringa. Com uma vitória e um empate, o Fluminense iniciava a campanha que terminaria com a conquista do título, em decisão contra o Flamengo (vide 22 de agosto).

1978: em amistoso disputado no Estádio Rei Pelé, em Maceió, capital de Alagoas, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do CSA, gols de Luís Carlos, Dário Lourenço e Arturzinho.

1982: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio Nhozinho Santos, em São Luís, o Fluminense venceu o Moto Club por 3 a 0, gols de Gilcimar, Robertinho e Alexandre.

1990: em partida disputada no Estádio de Laranjeiras, válida pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Campo Grande, gol do meia-atacante Rinaldo.

1996: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, na rua Conselheiro Galvão, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do America, graças ao gol de Leonardo, aos 40 minutos do segundo tempo.

1999: na partida de ida da segunda fase da Copa do Brasil, no Maracanã, o Fluminense venceu o Juventude de Caxias do Sul por 3 a 1, graças aos gols de Roni, Flávio e Túlio. Apesar do bom resultado, o Tricolor acabaria eliminado, com uma vergonhosa derrota por 6 a 0 no jogo de volta, no Rio Grande do Sul.

2004: na partida de ida da segunda fase da Copa do Brasil, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Juventude, graças aos dois gols do centroavante Marcelo Macedo. No jogo de volta, o Tricolor conseguiria se classificar, com uma vitória por 2 a 1 no Maracanã (vide 24 de março).

2005: na partida de volta da segunda fase da Copa do Brasil, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Esportivo de Bento Gonçalves, no Maracanã, confirmando a classificação para a etapa seguinte da competição. Marquinho anotou o gol da vitória tricolor.

2010: no jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil, no Estádio Engenheiro João Guido, em Uberaba, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Uberaba, com dois gols do jovem centroavante Alan. Com a vitória por dois gols de diferença no Uberabão, o Tricolor eliminou a necessidade da partida de volta.

2012: em partida do segundo turno do Campeonato Carioca, o Fluminense perdeu para o Macaé por 3 a 1, em Moça Bonita (o gol tricolor foi de Matheus Carvalho). O Tricolor, vencedor do primeiro turno, já estava classificado para a decisão da competição, e terminaria campeão (vide 6 e 13 de maio).

2013: em jogo do Campeonato Carioca, no Engenhão, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Audax Rio, gol de Wellington Nem, de carrinho.

****

Aniversariantes do dia:

Carlos Arthur Nuzman (1942), atleta de vôlei, e presidente da Confederação Brasileira de Vôlei e do Comitê Olímpico Brasileiro. Começou a praticar esportes no Fluminense, embora tenha feito sua carreira no vôlei em outros clubes (AABB e Botafogo).
Carlos Arthur Nuzman.

José Carlos dos Santos, o Zé Carlos (1954), meio-campista que atuou no time principal do Fluminense em dez partidas, todas no Campeonato Brasileiro de 1973.

Carlos Alberto de Araújo Prestes, o Tato (1961), ponta-esquerda paranaense, natural de Curitiba, que jogou no Fluminense entre as temporadas de 1983 e 1988. Com a camisa tricolor, conquistou o tricampeonato Carioca (1983, 1984 e 1985), o Campeonato Brasileiro de 1984, o Torneio de Seul em 1984, a Copa Kirin em 1987 e o Torneio de Paris em 1987. Marcou ao todo 17 gols em 237 jogos pelo Fluminense.
Tato.

Rodrigo José Carbone, o Rodrigo Carbone (1974), meio-campista que integrou o elenco profissional do Fluminense entre as temporadas de 1994 e 1996.

PCFilho

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O idiotinha escreveu: "Amanhã é dia de bater em um time medíocre, o Fluminense. Não ganha do AVAÍ e quer enfrentar o gigante (sic) na sexta volto aqui pra complementar, aguardem kkkkk"

      No dia seguinte, o Fluminense eliminou o Flamengo do Campeonato. E ele veio aqui pra apagar o comentário. rsrs.

      Parabéns, Wellington Santos. Você pagou um belo mico. :)

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.