1948: em amistoso disputado no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 3 a 2 do Madureira. Os gols da vitória tricolor foram de Juvenal, Índio e Careca.
1949: em amistoso para a inauguração do Estádio do Frigorífico Atlético Clube, na cidade de Cruzeiro, em São Paulo, o Fluminense ganhou do time anfitrião por 6 a 0, gols de Silas (três), Emílio Ibrahim, Santo Cristo e Rodrigues Tatu.
1968: em partida válida pelo Campeonato Carioca, disputada em Moça Bonita, o Fluminense ganhou por 4 a 2 do Campo Grande, graças aos gols de Cláudio Garcia, Gílson Nunes (de falta) e Oberdan (dois).
1976: na sequência do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Madureira por 4 a 1, no Maracanã. Os gols da vitória da Máquina Tricolor foram de Paulo Cezar Caju, Gil, Rivellino e Carlos Alberto Torres (de pênalti). Com quatro vitórias e uma derrota, o Fluminense iniciava a campanha que terminaria com a conquista do bicampeonato do Rio de Janeiro, em decisão contra o Vasco (vide 3 de outubro).
1977: em jogo disputado no Estádio do Maracanã, válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Madureira, gols de Marinho Chagas, Kléber (de bicicleta) e Doval (dois).
1991: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, na Vila Belmiro, em Santos, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Santos. Paulinho McLaren abriu o placar para os santistas, e Renato Carioca igualou para os tricolores. Com campanha de cinco vitórias, três empates e três derrotas, o Fluminense seguia na briga por uma das vagas na semifinal da competição.
1996: na partida de ida da segunda fase da Copa do Brasil, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Criciúma, de virada. Os gols da vitória tricolor foram anotados por Renato Gaúcho (aos 31 minutos do segundo tempo) e Vampeta (aos 47). Na semana seguinte, o Fluminense seria eliminado da competição, com uma derrota por 3 a 1 no jogo de volta.
2002: no jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, no Maracanã, o Fluminense venceu o Juventude por 2 a 1, e se classificou à etapa seguinte da competição, de maneira dramática, após o empate em 1 a 1 no jogo de ida (vide 27 de março). No primeiro tempo, Magno Alves abriu o placar para o Tricolor aos 20 minutos, e Emerson empatou para o clube gaúcho aos 42. No segundo tempo, o confronto caminhava para a definição por pênaltis, mas aos 49 minutos o centroavante Júlio César marcou o gol da classificação do Fluminense, de pênalti.
2005: na decisão da Taça Rio (segundo turno do Campeonato Carioca), diante de 74.650 presentes (65.672 pagantes) no Maracanã, o Fluminense derrotou o Flamengo por 4 a 1, conquistando o título do turno e a vaga na decisão do Campeonato. Tuta (de pênalti), Leandro, Alex Fidelinho e Preto Casagrande marcaram na goleada tricolor. As emoções já afloraram antes do início do jogo, quando, no minuto em homenagem a Sua Santidade o Papa João Paulo II, falecido na véspera, a torcida tricolor cantou sua tradicional "A benção, João de Deus". Este foi o último Fla-Flu com a presença dos torcedores na geral do Maracanã - o setor mais popular do estádio deixaria de existir a partir da reforma seguinte. Nos dois domingos seguintes, o Fluminense enfrentaria o Volta Redonda para conquistar o seu 30º Campeonato Carioca (vide 10 e 17 de abril).
Nilo em 1930, na Seleção. |
O Fla-Flu de 03/04/2005, decisão da Taça Rio, foi mesmo muito emocionante. Um jogo inesquecível, da bênção João de Deus ao gol de cobertura do Preto Casagrande!
ResponderExcluir