1907: o Fluminense venceu o Paulistano por 3 a 0, em partida amistosa no Velódromo, em São Paulo, com gols de Emile Etchegaray (2) e Edwin Cox. O gol de Edwin Cox foi o 44º de sua carreira no Fluminense - era o maior artilheiro do clube até aquela data. Emile Etchegaray alcançou 19 gols com a camisa do Tricolor.
1918: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no campo da Estrada Dona Castorina, o Fluminense goleou o Carioca por 6 a 0, gols de Machado, Welfare (2), Zezé e Archibald French (2). O goleiro tricolor Marcos Carneiro de Mendonça defendeu um pênalti. Com oito vitórias em oito jogos, o Fluminense seguia firme rumo ao bicampeonato. Contando os amistosos contra Santos e Paulistano, nos dias 9 e 11 de junho, o Tricolor acumulou 10 vitórias consecutivas.
1929: no Estádio de Laranjeiras, a Seleção Carioca, com cinco titulares do Fluminense, venceu o Chelsea, da Inglaterra, por 2 a 1. Os cariocas atuaram com: Joel (America); Espanhol (Vasco) e Hildegardo (America); Nascimento (Fluminense), Fernando Giudicelli (Fluminense) e Fortes (Fluminense); Ripper (Fluminense), Lagarto (Fluminense), Luiz de Carvalho (Botafogo), Nilo (Botafogo) e Theóphilo (São Cristóvão). Os gols foram de Nilo e Theóphilo para a Seleção Carioca, e Ferguson para o Chelsea. O clube inglês excursionava pela América do Sul, e veio ao Rio de Janeiro a convite do Fluminense.
1948: na terceira partida da decisão do Torneio Municipal, em General Severiano, o Fluminense derrotou o Vasco por 1 a 0, com um gol de bicicleta de Orlando Pingo de Ouro, aos 8 minutos do primeiro tempo, e sagrou-se campeão do Torneio Municipal de 1948! O onze tricolor na gloriosa noite do título foi o seguinte: Castilho; Pé de Valsa e Haroldo; Índio, Mirim e Bigode; Cento e Nove, Simões, Rubinho, Orlando Pingo de Ouro e Rodrigues Tatu. Também participaram da campanha os goleiros Tarzan e José Paulo, o zagueiro Hélvio, os médios Ismael e Berascochea, e os atacantes Emílio Ibrahim, Careca, Juvenal, Pinhegas e Zeca.
1957: no sétimo jogo do giro pela América do Sul, o Fluminense empatou com o Deportivo Pereira em 4 a 4, em Pereira, na Colômbia. Os gols tricolores foram marcados por Waldo, Telê, Alecir e Escurinho. O saldo da excursão do Fluminense pelos países vizinhos passou a ser de 4 vitórias, 2 empates e 1 derrota.
1962: na partida inaugural do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense venceu o Canto do Rio por 3 a 1. Os gols tricolores foram de Quarentinha, Osvaldo (contra) e Calazans, com Almir descontando para o Cantusca.
1963: em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Madureira por 4 a 0, gols de Edinho (2), Manoel e Joaquinzinho.
1971: em jogo amistoso para entrega das faixas de campeões paulista e carioca, diante de 50.474 pessoas no Morumbi, em São Paulo, o Fluminense venceu o São Paulo por 1 a 0, gol de Ivair, aos 34 minutos do segundo tempo.
1977: com os tricolores Edinho e Rivellino entre os titulares, a Seleção Brasileira empatou com a França em 2 a 2, diante de 83.517 pessoas no Maracanã. O primeiro gol da partida foi de Edinho, aos 28 minutos do primeiro tempo, após tabelinha com Roberto Dinamite.
1999: no Estádio Cuscatlán, em San Salvador, capital de El Salvador, o Fluminense derrotou a Seleção de El Salvador por 3 a 2. Os gols tricolores foram de Roger Flores (de pênalti) e Roni (2).
2007: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, Fluminense e Botafogo inauguraram o Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão. O Botafogo venceu o jogo por 2 a 1, mas o primeiro gol do novo estádio carioca foi de Alex Dias, do Fluminense, aos 27 minutos do primeiro tempo.
2011: em jogo do Campeonato Brasileiro, no Engenhão, o Fluminense venceu o Atlético Paranaense por 3 a 1. Os gols tricolores foram de Mariano e Ciro (2).
2012: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio dos Aflitos, no Recife, o Fluminense venceu o Náutico por 2 a 0, com dois gols de Samuel. O melhor jogador em campo foi o goleiro tricolor Diego Cavalieri, que garantiu a vitória com intervenções sempre precisas. Após 7 rodadas, o Fluminense era o único invicto da competição: somava 15 pontos ganhos na tabela de classificação, com 4 vitórias e 3 empates. Era o início da campanha que culminaria na conquista do quarto Brasileirão da história tricolor.
****
Aniversariantes do dia:
Fernando Antonio Souza Batalha (1964), meio-campista que integrou o plantel tricolor na temporada de 1983.
Ramon Menezes Hubner (1972), meio-campista com 20 gols marcados em 49 jogos pelo Fluminense, em duas passagens pelo clube, em 2001 e em 2004. Sua melhor qualidade era a precisão nas cobranças de bola parada: marcou 7 gols de falta e 3 de pênalti com a camisa tricolor.
PCFilho