sexta-feira, 30 de junho de 2017

Efemérides tricolores - 30 de junho


1907: o Fluminense venceu o Paulistano por 3 a 0, em partida amistosa no Velódromo, em São Paulo, com gols de Emile Etchegaray (2) e Edwin Cox. O gol de Edwin Cox foi o 44º de sua carreira no Fluminense - era o maior artilheiro do clube até aquela data. Emile Etchegaray alcançou 19 gols com a camisa do Tricolor.

1918: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no campo da Estrada Dona Castorina, o Fluminense goleou o Carioca por 6 a 0, gols de Machado, Welfare (2), Zezé e Archibald French (2). O goleiro tricolor Marcos Carneiro de Mendonça defendeu um pênalti. Com oito vitórias em oito jogos, o Fluminense seguia firme rumo ao bicampeonato. Contando os amistosos contra Santos e Paulistano, nos dias 9 e 11 de junho, o Tricolor acumulou 10 vitórias consecutivas.

1929: no Estádio de Laranjeiras, a Seleção Carioca, com cinco titulares do Fluminense, venceu o Chelsea, da Inglaterra, por 2 a 1. Os cariocas atuaram com: Joel (America); Espanhol (Vasco) e Hildegardo (America); Nascimento (Fluminense), Fernando Giudicelli (Fluminense) e Fortes (Fluminense); Ripper (Fluminense), Lagarto (Fluminense), Luiz de Carvalho (Botafogo), Nilo (Botafogo) e Theóphilo (São Cristóvão). Os gols foram de Nilo e Theóphilo para a Seleção Carioca, e Ferguson para o Chelsea. O clube inglês excursionava pela América do Sul, e veio ao Rio de Janeiro a convite do Fluminense.

1948: na terceira partida da decisão do Torneio Municipal, em General Severiano, o Fluminense derrotou o Vasco por 1 a 0, com um gol de bicicleta de Orlando Pingo de Ouro, aos 8 minutos do primeiro tempo, e sagrou-se campeão do Torneio Municipal de 1948! O onze tricolor na gloriosa noite do título foi o seguinte: Castilho; Pé de Valsa e Haroldo; Índio, Mirim e Bigode; Cento e Nove, Simões, Rubinho, Orlando Pingo de Ouro e Rodrigues Tatu. Também participaram da campanha os goleiros Tarzan e José Paulo, o zagueiro Hélvio, os médios Ismael e Berascochea, e os atacantes Emílio Ibrahim, Careca, Juvenal, Pinhegas e Zeca.

1957: no sétimo jogo do giro pela América do Sul, o Fluminense empatou com o Deportivo Pereira em 4 a 4, em Pereira, na Colômbia. Os gols tricolores foram marcados por Waldo, Telê, Alecir e Escurinho. O saldo da excursão do Fluminense pelos países vizinhos passou a ser de 4 vitórias, 2 empates e 1 derrota.

1962: na partida inaugural do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense venceu o Canto do Rio por 3 a 1. Os gols tricolores foram de Quarentinha, Osvaldo (contra) e Calazans, com Almir descontando para o Cantusca.

1963: em partida válida pela primeira rodada do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Madureira por 4 a 0, gols de Edinho (2), Manoel e Joaquinzinho.

1971: em jogo amistoso para entrega das faixas de campeões paulista e carioca, diante de 50.474 pessoas no Morumbi, em São Paulo, o Fluminense venceu o São Paulo por 1 a 0, gol de Ivair, aos 34 minutos do segundo tempo.

1977: com os tricolores Edinho e Rivellino entre os titulares, a Seleção Brasileira empatou com a França em 2 a 2, diante de 83.517 pessoas no Maracanã. O primeiro gol da partida foi de Edinho, aos 28 minutos do primeiro tempo, após tabelinha com Roberto Dinamite.

1999: no Estádio Cuscatlán, em San Salvador, capital de El Salvador, o Fluminense derrotou a Seleção de El Salvador por 3 a 2. Os gols tricolores foram de Roger Flores (de pênalti) e Roni (2).

2007: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, Fluminense e Botafogo inauguraram o Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão. O Botafogo venceu o jogo por 2 a 1, mas o primeiro gol do novo estádio carioca foi de Alex Dias, do Fluminense, aos 27 minutos do primeiro tempo.

2011: em jogo do Campeonato Brasileiro, no Engenhão, o Fluminense venceu o Atlético Paranaense por 3 a 1. Os gols tricolores foram de Mariano e Ciro (2).

2012: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio dos Aflitos, no Recife, o Fluminense venceu o Náutico por 2 a 0, com dois gols de Samuel. O melhor jogador em campo foi o goleiro tricolor Diego Cavalieri, que garantiu a vitória com intervenções sempre precisas. Após 7 rodadas, o Fluminense era o único invicto da competição: somava 15 pontos ganhos na tabela de classificação, com 4 vitórias e 3 empates. Era o início da campanha que culminaria na conquista do quarto Brasileirão da história tricolor.

****

Aniversariantes do dia:

Fernando Antonio Souza Batalha (1964), meio-campista que integrou o plantel tricolor na temporada de 1983.

Ramon Menezes Hubner (1972), meio-campista com 20 gols marcados em 49 jogos pelo Fluminense, em duas passagens pelo clube, em 2001 e em 2004. Sua melhor qualidade era a precisão nas cobranças de bola parada: marcou 7 gols de falta e 3 de pênalti com a camisa tricolor.

PCFilho

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Efemérides tricolores - 29 de junho


1904: no 13º jogo de sua história, o Fluminense venceu o Rio Cricket por 4 a 0, no campo da Rua da Constituição, em Icaraí, Niterói. Os gols da vitória foram de Edwin Cox (2), Félix Frias e Norman Hime. Edwin Cox se tornou o primeiro jogador a alcançar a marca de dez gols com a camisa do Fluminense - que ainda era cinza e branca.

1941: em partida válida pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o America por 3 a 0, gols de Carreiro, Tim e Pedro Amorim, no campo do adversário, na rua Campos Sales. Esta foi a 7ª das 22 vitórias da espetacular campanha do bicampeonato tricolor.

1947: em jogo amistoso para a inauguração das arquibancadas de Teixeira de Castro, Fluminense e Botafogo empataram em surreais 5 a 5. Os gols do Fluminense foram de Oswaldinho (2), Simões, Careca (de pênalti) e Juvenal. O goleiro tricolor Darcy defendeu um pênalti.

1955: o Fluminense encerrou seu giro pela Europa em Portugal, com uma derrota para o Porto por 3 a 1, no Estádio das Antas. O gol tricolor foi marcado por Didi, em partida com arbitragem muito polêmica - Lafaiete, Pinheiro e Escurinho foram expulsos. Em 40 dias no continente europeu, passando por Turquia, Itália, Suíça, Bélgica, França e Portugal, o Fluminense realizou 13 jogos, com 8 vitórias, 3 empates e 2 derrotas.

1958: em amistoso internacional no Estádio Centenário de Montevideo, o Fluminense venceu o Peñarol por 3 a 2. Os gols tricolores na capital do Uruguai foram de MárioJair Francisco e Almir. Naquele ano, o Peñarol conquistaria o Campeonato Uruguaio. Na mesma data, o time reserva do Fluminense empatou em 1 a 1 com o Estrela do Norte, com gol de Alecir, em jogo amistoso nos festejos dedicados a São Pedro, padroeiro de Cachoeiro de Itapemirim. Também no dia 29/06/1958, a Seleção Brasileira conquistou a Copa do Mundo, ao vencer a Suécia por 5 a 2, no Estádio Råsunda, em Estocolmo - o goleiro Castilho era o representante do Fluminense entre os campeões mundiais.
Carlos Castilho, goleiro lendário do Fluminense e da Seleção Brasileira.

1959: na sequência da excursão pelas regiões Norte e Nordeste, o Fluminense goleou o Santos-AM por 6 a 1, no Parque Amazonense, em Manaus. Os gols tricolores foram de Waldo, Jair Francisco (2), Maurinho, Wilson Bauru e Silvino (contra). Este foi o 12º dos 20 triunfos consecutivos daquele time: a maior sequência de vitórias da história do Fluminense, entre 31 de maio e 18 de agosto (vejam a lista completa de resultados aqui).

1960: o Fluminense encerrou sua excursão pela Europa com uma vitória espetacular sobre o Valencia, por 4 a 3, no Estádio Mestalla, em Valencia, na Espanha. Os gols tricolores foram de PinheiroWilson Moreira, Paulinho Omena e Altair. Em dois meses e uma semana no continente europeu, o Fluminense disputou 19 partidas, com 13 vitórias, 1 empate e 5 derrotas (passando por Portugal, Inglaterra, Bélgica, Holanda, Suécia, Finlândia, Noruega, Hungria, Itália e Espanha). No mesmo dia 29/06/1960, a Seleção Brasileira derrotou o Chile por 4 a 0, em amistoso com mais de 100 mil pessoas no Maracanã - o terceiro e o quarto gols do escrete tupiniquim foram do centroavante tricolor Waldo, aos 38 e aos 42 do segundo tempo - duas de suas bombas características, sem chance de defesa para o goleiro chileno Manuel Astorga.

1967: em amistoso nos festejos dedicados a São Pedro, padroeiro de Cachoeiro de Itapemirim, o Fluminense venceu o Estrela do Norte por 4 a 0, no Estádio do Sumaré, na cidade capixaba. Os gols tricolores foram de Samarone (2), Gilson Nunes (de pênalti) e Milton Dias.

1969: em jogo pelo Torneio de Cachoeiro de Itapemirim, parte dos festejos dedicados a São Pedro, padroeiro da cidade capixaba, o time reserva do Fluminense venceu o Estrela do Norte por 4 a 2, no Estádio do Sumaré. Os gols tricolores foram de Jair Pereira (3) e Salvador.

1989: no Estádio do Sumaré, em Cachoeiro de Itapemirim, o Fluminense derrotou o Estrela do Norte por 2 a 0, gols de César e Hélio. O amistoso foi parte das celebrações em homenagem a São Pedro, padroeiro da cidade capixaba.

2008: com o time reserva, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Botafogo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Os titulares tricolores, à exceção do goleiro Fernando Henrique, foram poupados para o grande desafio da quarta-feira seguinte, a fatídica decisão da Copa Libertadores, contra a LDU Quito.

2017: no Maracanã, o Fluminense venceu a Universidad Católica de Quito por 4 a 0, pela partida de ida da 2ª fase da Copa Sul-Americana. Os gols da vitória tricolor foram marcados por Henrique Dourado (2, um de pênalti), Richarlison e Wendel.

****

Aniversariantes do dia:

Pedro Omar Machado (1948), lateral-direito que disputou algumas partidas pelo Fluminense entre 1965 e 1967.

Leovegildo Lins da Gama Júnior, o Júnior (1954), provavelmente o futebolista que mais vezes enfrentou o Fluminense na história (54 partidas ao todo, 48 como jogador do Flamengo, 2 como jogador do Torino e 4 como treinador do Flamengo). Curiosamente, o pai de Júnior era tricolor, e o lateral chegou a treinar nas categorias de base do Fluminense.

Sylvio Félix Junior (1971), lateral-esquerdo integrante do plantel do Fluminense na temporada de 1994.

Pedro Paulo de Oliveira, o Pedrinho (1977), meia-armador com um gol marcado em 18 partidas pelo Fluminense na temporada de 2006.

PCFilho

Palpites da Loteca - Concurso 756



Amigos e amigas, seguem abaixo os porcentuais estimados de apostas nas 14 partidas que compõem o concurso número 756 da Loteca. Em cada jogo, o primeiro porcentual refere-se à vitória do time mandante, o segundo porcentual refere-se ao empate, e o terceiro porcentual refere-se à vitória do time visitante:
1) Palmeiras x Grêmio (55% 30% 15%)
2) Atlético Mineiro x Cruzeiro (25% 40% 35%)
3) Vitória x Bahia (35% 35% 30%)
4) Oeste x Santa Cruz (25% 25% 50%)
5) Cuiabá x Moto Club (60% 30% 10%)
6) São Bento x Ypiranga (80% 10% 10%)
7) América MG x Brasil de Pelotas (80% 15% 5%)
8) ABC x Guarani (25% 30% 45%)
9) Flamengo x São Paulo (75% 15% 10%)
10) Atlético Goianiense x Santos (25% 25% 50%)
11) Avaí x Ponte Preta (45% 30% 25%)
12) Corinthians x Botafogo (75% 15% 10%)
13) Sport Recife x Atlético Paranaense (65% 20% 15%)
14) Coritiba x Vasco (70% 15% 15%)

As apostas neste concurso 756 da Loteca podem ser registradas até as 14:00 de Brasília do sábado, dia 1º. A estimativa de prêmio para um ganhador único com 14 acertos é de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais). Os rateios das premiações para as faixas de 14 e 13 acertos serão divulgados pela Caixa Econômica Federal em seu site, na tarde da segunda-feira 3.

Vocês concordam com os porcentuais acima? Discordam deles? Qual será a grande zebra do concurso? Qual é a aposta ideal para abocanhar essa Loteca acumulada? Será um prazer receber os seus comentários abaixo!

Muito obrigado a todos vocês pelo prestígio a este blog Jornalheiros, e boa sorte rumo aos 14 acertos! Apostem com moderação!

PCFilho

PS: estou terminando de escrever o e-book "Um método inteligente para apostar na Loteca", detalhando minuciosamente a estratégia que desenvolvi para a loteria esportiva. Interessados, por favor entrar em contato por e-mail: pcfilho@gmail.com, ou nos comentários abaixo. Ainda é possível adquirir o e-book com desconto.

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Efemérides tricolores - 28 de junho


1914: cerca de 8.000 pessoas lotaram as arquibancadas do campo do Fluminense, na rua Guanabara, em Laranjeiras, para assistir à aguardada partida entre a Seleção Carioca e a Seleção Paulista. A Seleção Carioca jogou com: Harry Robinson (Paysandu); Píndaro de Carvalho (Flamengo) e Emmanuel Augusto Nery (Flamengo); Rolando de Lamare (Botafogo), Lulu Rocha (Botafogo) e Armando de Almeida "Gallo" (Flamengo); Oswaldo Gomes (Fluminense), Sidney Pullen (Paysandu), Harry Welfare (Fluminense), Mimi Sodré (Botafogo) e A. Brewerton (Rio Cricket). A Seleção Paulista atuou com: Hugo de Moraes (Paulistano); Orlando Pereira (AA Mackenzie College) e O'May (Scottish Wanderers); Alfredo Grillo (Paulistano), Rubens Salles (Paulistano) e Arthur Friedenreich (Ypiranga); Xavier "Formiga" (Ypiranga), Juvenal Campos Filho (Ypiranga), Décio Vicari (AA Mackenzie College), Archie McLean (Scottish Wanderers) e G. A. Hopkins (Scottish Wanderers). O jogo terminou com o placar de 1 a 1, com o tricolor Welfare abrindo o placar para os cariocas no primeiro tempo, e Juvenal empatando para os paulistas na etapa complementar. No mesmo dia, em Sarajevo, o arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa Sofia de Hohenberg eram assassinados, e começava a Primeira Guerra Mundial.

1925: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no campo da rua Figueira de Melo, o Fluminense derrotou o São Cristóvão por 5 a 0, gols de Moura Costa, Nilo (3) e Coelho.

1929: no Estádio de Laranjeiras lotado, a Seleção Carioca, com cinco titulares do Fluminense, empatou em 1 a 1 com o Chelsea, da Inglaterra. Os cariocas atuaram com: Joel (America); Espanhol (Vasco) e Hildegardo (America); Nascimento (Fluminense), Fernando Giudicelli (Fluminense) e Fortes (Fluminense); Ripper (Fluminense), Lagarto (Fluminense), Luiz de Carvalho (Botafogo), Nilo (Botafogo) e Theóphilo (São Cristóvão). O Chelsea abriu o placar com Jackson, e a Seleção Carioca empatou com um gol do tricolor Ripper. O jogo noturno no Estádio do Fluminense foi a primeira vez que o Chelsea jogou com luz de refletores em sua história. Os funcionários do clube londrino apontaram Laranjeiras como "um dos melhores e mais bem equipados estádios do mundo", e ficaram também encantados com a elegância das senhoras que assistiam ao jogo. À Folha da Manhã, um deles afirmou: "o ambiente naturalmente grandioso nos dava a impressão de uma noite de grande gala, na Opera House, de Londres. Estupendo!"O clube inglês excursionava pela América do Sul, e veio ao Rio de Janeiro a convite do Fluminense.
Reprodução da Folha da Manhã.

1953: no segundo jogo da semifinal do Torneio Rivadávia Corrêa Meyer, no Pacaembu, o Fluminense venceu o São Paulo por 1 a 0 no tempo regulamentar, com um gol de Telê, aos 42 do 1º tempo. Como o São Paulo havia vencido a primeira partida por 1 a 0, foi realizada uma prorrogação de trinta minutos, que o clube paulista venceu por 1 a 0, classificando-se assim para a decisão da competição. Esta foi a única prorrogação que o Fluminense perdeu em toda a sua história.

1959: na sequência da excursão pelas regiões Norte e Nordeste, o Fluminense goleou o Nacional de Manaus por 11 a 1, no Parque Amazonense. O destaque da goleada foi o artilheiro Waldo, que anotou 5 gols. Os demais tentos tricolores foram de Jair Francisco (2), Telê, Maurinho e Wilson Bauru, além de um gol-contra. Este foi o 11º dos 20 triunfos consecutivos daquele time: a maior sequência de vitórias da história do Fluminense, entre 31 de maio e 18 de agosto (vejam a lista completa de resultados aqui).

1961: seguindo o giro pela Europa, o Fluminense fez sua segunda partida na Espanha, goleando o Deportivo Málaga por 6 a 0, gols de Pinheiro, Jair Francisco, Waldo (3) e Jaburu, no Estádio La Rosaleda, em Málaga. O Deportivo Málaga era um dos principais clubes da Andalucía, tendo sido um predecessor do atual Málaga Club de Fútbol, fundado em 1994. Naquela temporada, disputaria a segunda divisão espanhola, e conseguiria o acesso para a elite.

1969: na estreia na Taça Guanabara (competição à parte do Campeonato Carioca, conquistado pelo Fluminense no Fla-Flu do dia 15), o Fluminense venceu o Bangu por 2 a 0, no Maracanã, com gols de Lula (de pênalti) e Flávio (de cabeça). Na Taça Guanabara, o Fluminense também terminaria campeão, confirmando assim sua supremacia no Rio de Janeiro.

1970: na estreia do Campeonato Carioca, em Ítalo Del Cima, o Fluminense venceu o Campo Grande por 6 a 3. Os gols tricolores foram de Jair Pereira (2), Oliveira e Flávio (3).

1977: em partida da Copa Vale do Paraíba, no Estádio Ninho da Garça, em Guaratinguetá, o Fluminense venceu a Esportiva Guaratinguetá por 2 a 0, gols de Rubens Galaxe e Doval.

1981: mesmo desfalcado de quatro importantes titulares (Cláudio Adão, Deley, Edevaldo e Gilberto), o Fluminense derrotou o Flamengo por 2 a 1, diante de 46.030 pessoas no Maracanã, em jogo do Campeonato Carioca. Os gols tricolores foram de Zezé e Zezé Gomes. O rival rubro-negro vivia uma grande temporada, na qual acabaria sendo campeão do Carioca, da Copa Libertadores e da Copa Intercontinental.

2015: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Serra Dourada, em Goiânia, o Fluminense venceu o Goiás por 2 a 1. Os gols da vitória do Fluminense foram de Wagner e Edson. O goleiro tricolor Diego Cavalieri defendeu um pênalti.

****

Aniversariantes do dia:

Argemiro Moreira (1939), zagueiro que fez parte do elenco tricolor entre 1961 e 1962, após ser contratado junto ao Bonsucesso.

Cristiano Carlos Gomes (1977), lateral-esquerdo que participou do plantel profissional do Fluminense na temporada de 1997.

Paulo César Arruda Parente (1978), lateral-direito com 18 gols marcados em 201 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 1997 e 2002 e em 2009. Foi campeão da Série C em 1999 e do Carioca em 2002. No Fla-Flu do Torneio Rio-São Paulo de 2002, Paulo César marcou um golaço, com três dribles rápidos e um chute forte, virando o placar no Maracanã.

Francisco Antônio Torres Martinez (1982), goleiro revelado pelo Fluminense, que integrou o elenco profissional tricolor em 2003.

PCFilho

terça-feira, 27 de junho de 2017

Cartola FC - Dicas da 11ª rodada - 2017

Romário, camisa 11 da Seleção Brasileira em 1994.

Amigos e amigas, a décima-primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2017 terá os seguintes dez jogos (as horas estão no fuso horário de Brasília):
01/07/2017 (sábado)
16:00 - Palmeiras x Grêmio - Pacaembu (São Paulo)
19:00 - Atlético Goianiense x Santos - Pedro Ludovico (Goiânia)
02/07/2017 (domingo)
16:00 - Flamengo x São Paulo - Luso-Brasileiro (Rio de Janeiro)
16:00 - Corinthians x Botafogo - Itaquerão (São Paulo)
16:00 - Atlético Mineiro x Cruzeiro - Independência (Belo Horizonte)
16:00 - Sport Recife x Atlético Paranaense - Ilha do Retiro (Recife)
16:00 - Vitória x Bahia - Barradão (Salvador)
19:00 - Coritiba x Vasco - Couto Pereira (Curitiba)
19:00 - Avaí x Ponte Preta - Ressacada (Florianópolis)
03/07/2017 (segunda-feira)
20:00 - Fluminense x Chapecoense - Giulite Coutinho (Mesquita)

Todas as dez partidas da 11ª rodada valerão pontos para o Cartola FC. Como não haverá rodada no meio de semana, acabou a correria: o mercado permanecerá aberto até as 14:00 de Brasília do sábado, dia 1º.

Na complicada 10ª rodada do Brasileirão 2017, com o time sugerido aqui, o PC Football Club fez somente 26,33 pontos (como é que Santos e Botafogo conseguiram perder seus jogos sem nem mesmo marcar um golzinho?). As escalações sugeridas acumularam até aqui 489,80 pontos, média de 48,98 pontos por rodada.

Para esta 11ª rodada, aposto nas defesas de Corinthians e Santos, as duas menos vazadas do Campeonato até agora (o Corinthians sofreu somente 5 gols, e o Santos 7). Do meio para a frente, escolho talentos individuais de cinco times diferentes. Confiram a escalação sugerida, no esquema tático 4-3-3, com o custo total de C$ 150,88 C$ 149,36:
- Goleiro: Vanderlei (Santos, C$ 19,06);
- Laterais: Fagner (Corinthians, C$ 13,46) e Victor Ferraz (Santos, C$ 9,60) Nino Paraíba (Ponte Preta, C$ 20,16);
- Zagueiros: Balbuena (Corinthians, C$ 9,25) e Lucas Veríssimo (Santos, C$ 6,76) David Braz (Santos, C$ 11,83);
- Meias: Wendel (Fluminense, C$ 13,50), Diego Souza (Sport Recife, C$ 16,34) e Cazares (Atlético Mineiro, C$ 9,15);
- Atacantes: Kieza (Vitória, C$ 9,24), Paolo Guerrero (Flamengo, C$ 11,13) e Henrique Dourado (Fluminense, C$ 23,83) Marcos Calazans (Fluminense, C$ 6,68);
- Técnico: Levir Culpi (Santos, C$ 9,56).

A escalação acima está sujeita a alterações até o fechamento do mercado - voltem aqui no blog para acompanhar as substituições.

****

A nossa Liga Jornalheiros tem 605 participantes! O ranking com os 10 maiores pontuadores da Liga até agora está abaixo. Se você quiser participar da Liga, deve solicitar a entrada clicando aqui.

1º. LOURENÇO FC 2017 (ezequiel lourenço), 770,33 pts;
2º. Paulinho_mengão (Paulo Henrique), 749,74 pts;
3º. Dale juvem (Gabriel Ckim Mitoo), 738,10 pts;
4º. FiLaRDi's (Eduardo Filardi), 735,91 pts;
5º. FabianoC FC (Fabiano Carvalho), 721,41 pts;
6º. CyKyM4ster FC (Evenny), 719,11 pts;
7º. Real Matriz CF (Lucas Caetano), 717,98 pts;
8º. Fegu fc (Felipe), 713,16 pts;
9º. Omega Max (Felipe Pereira), 710,31 pts;
10º. Será q vem o TRI (Jacaré Casca de Aço), 708,65 pts.

O mito da Liga Jornalheiros na última rodada foi o time Rubro Negro S/A, do cartoleiro João Alberto, que somou incríveis 86,71 pontos!

****

O Jornalheiros é um espaço democrático: os comentários de todos são bem-vindos, lembrando sempre: respeito em primeiro lugar! Sigam as regras do blog, grafem os nomes dos clubes da maneira correta, e tratem bem todos os que interagirem aqui. Boa sorte a todos, e obrigado pelo prestígio ao blog!

PCFilho

PS: para os que também curtem a Loteca, estou terminando de escrever o e-book "Um método inteligente para apostar na Loteca", detalhando minuciosamente a estratégia que desenvolvi para a loteria esportiva da Caixa Econômica Federal. Interessados, por favor entrem em contato por e-mail: pcfilho@gmail.com. Ainda há tempo de adquirir o e-book com desconto.

Xadrez - Mate em 2!

Paulo Cezar Filho, Jornalheiros, 27/06/2017.
Código FEN: 4R3/8/5N2/K4N2/2k5/8/8/8 w - - 0 1.

As Brancas jogam e dão xeque-mate em 2 lances!

(White to play and give checkmate in 2 moves!)

PCFilho

Efemérides tricolores - 27 de junho



1926: em partida válida pelo Campeonato Carioca, em Campos Sales, o Fluminense venceu o America por 2 a 1. Os gols tricolores foram marcados por Alfredinho e Ripper.

1937: em jogo amistoso, diante de 14.755 pessoas no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Flamengo por 4 a 3. Os gols que garantiram o triunfo tricolor no Fla-Flu foram de Romeu Pellicciari (3) e Russo. O treinador uruguaio Carlomagno, encantado com a excelente atuação do artilheiro da partida, afirmou: "Não há nada que possa ser ensinado a Romeu". Aquele timaço do Fluminense, que conquistara o Campeonato de 1936 em decisão contra o próprio Flamengo, conseguiria o bicampeonato em 1937, e o tricampeonato em 1938.

1943: em jogo do Campeonato Carioca, em Teixeira de Castro, o Fluminense venceu o Madureira por 3 a 2. Os gols do Fluminense foram de Arati (contra) e Pedro Amorim (2).

1948: na segunda partida da decisão do Torneio Municipal, na Gávea, o Fluminense perdeu para o Vasco por 2 a 1. O gol tricolor foi de Orlando Pingo de Ouro. Como o Fluminense havia vencido o primeiro jogo da final por 4 a 0, haveria o terceiro e decisivo duelo, três dias depois, em General Severiano. Confiram o resultado aqui, nas efemérides de 30 de junho!

1951: o Fluminense venceu o Atlético Mineiro por 2 a 0 em amistoso em Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Os gols da vitória do Fluminense foram marcados por Orlando Pingo de Ouro e Joel. Foi uma revanche tricolor, uma vez que, uma semana antes, no dia 20, o Fluminense visitara o bicampeão mineiro em Lourdes, em Belo Horizonte, tendo perdido por 1 a 0, gol de Ubaldo.

1956: em amistoso internacional, no Maracanã, o Fluminense venceu o Espanyol, de Barcelona, por 1 a 0, graças a um gol de Pinheiro, cobrando pênalti, aos 34 minutos do 2º tempo. O Espanyol terminara o Campeonato Espanhol daquele ano na 7ª colocação, posição que repetiria na temporada seguinte.

1957: na sequência do giro pela América do Sul, realizado após a conquista do Torneio Rio-São Paulo, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Atlético Nacional, no Estádio Atanasio Girardot, em Medellín, na Colômbia. O gol tricolor foi de Dejair. O saldo da excursão do Fluminense pelos países vizinhos passou a ser de 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota.

1971: na decisão do Campeonato Carioca, diante de 160.000 pessoas no Maracanã, o Fluminense venceu o Botafogo de maneira dramática, por 1 a 0, com um gol de Lula aos 43 minutos do segundo tempo. O empate dava o título ao Botafogo, mas o Fluminense lutou até o fim e conseguiu trazer o troféu para Laranjeiras. Os botafoguenses, que cantaram vitória antes da hora, reclamaram muito de uma possível falta de Marco Antônio no goleiro Ubirajara, no lance fatídico. Vale lembrar que, no duelo do primeiro turno, o Botafogo vencera o Fluminense por 1 a 0, graças a um pênalti fabricado - e que, devido a este resultado, o Botafogo tinha a vantagem do empate no jogo final. A campanha do título tricolor teve 20 partidas, com 10 vitórias, 9 empates e somente 1 derrota - aquela, do pênalti...
O gol do título: Lula chuta de canhota e vence Ubirajara.

1979: em jogo do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Americano por 4 a 1, no Estádio Godofredo Cruz, em Campos. Os gols do Fluminense foram de Fumanchu (2, um de bicicleta) e Nunes (2).

1987: em partida do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o America por 2 a 0, gols de Zé Maria e Jandir.

2002: na segunda partida da decisão do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense venceu o Americano por 3 a 1, e conquistou o 29º título estadual de sua história, no ano de seu centenário. Os gols tricolores foram de Roni, Flávio e Magno Alves.

****

Aniversariantes do dia:

Francisco Rodrigues, o Rodrigues Tatu (1925), habilidoso ponta-esquerda com 98 gols marcados em 196 partidas com a camisa tricolor, entre as temporadas de 1945 e 1950. Foi campeão do Carioca em 1946 e do Torneio Municipal em 1948. No Campeonato Carioca de 1946, foi também o artilheiro da competição, com 28 gols marcados em 24 jogos. Em 1950, Rodrigues foi, ao lado do goleiro Castilho, um dos representantes do Fluminense na Seleção Brasileira vice-campeã da Copa do Mundo. Também esteve no Mundial de 1954, já como atleta do Palmeiras. Sua principal característica era a habilidade de desferir violentos e inesperados arremates de perna esquerda.


Antônio Carlos de Araújo (1968), zagueiro com 1 gol marcado em 13 jogos pelo Fluminense, na temporada de 1994.

PCFilho

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Brasileirão 2017 - Classificação após a 10ª rodada

Clique na tabela se quiser ampliá-la.
Fonte: Futbol24.

Resultados da 10ª rodada:
24/06/2017 (sábado)
19:00 - Santos 0 x 1 Sport Recife - Vila Belmiro (Santos)
25/06/2017 (domingo)
11:00 - Vasco 1 x 0 Atlético Goianiense - São Januário (Rio de Janeiro)
16:00 - Atlético Paranaense 4 x 1 Vitória - Arena da Baixada (Curitiba)
16:00 - Cruzeiro 2 x 0 Coritiba - Mineirão (Belo Horizonte)
16:00 - Grêmio 0 x 1 Corinthians - Arena do Grêmio (Porto Alegre)
16:00 - Ponte Preta 1 x 2 Palmeiras - Moisés Lucarelli (Campinas)
16:00 - São Paulo 1 x 1 Fluminense - Morumbi (São Paulo)
18:30 - Bahia 0 x 1 Flamengo - Fonte Nova (Salvador)
19:00 - Chapecoense 0 x 1 Atlético Mineiro - Arena Condá (Chapecó)
26/06/2017 (segunda-feira)
20:00 - Botafogo 0 x 2 Avaí - Engenhão (Rio de Janeiro)

Jogos da 11ª rodada:
01/07/2017 (sábado)
16:00 - Palmeiras x Grêmio - Pacaembu (São Paulo)
19:00 - Atlético Goianiense x Santos - Pedro Ludovico (Goiânia)
02/07/2017 (domingo)
16:00 - Flamengo x São Paulo - Luso-Brasileiro (Rio de Janeiro)
16:00 - Corinthians x Botafogo - Itaquerão (São Paulo)
16:00 - Atlético Mineiro x Cruzeiro - Independência (Belo Horizonte)
16:00 - Sport Recife x Atlético Paranaense - Ilha do Retiro (Recife)
16:00 - Vitória x Bahia - Barradão (Salvador)
19:00 - Coritiba x Vasco - Couto Pereira (Curitiba)
19:00 - Avaí x Ponte Preta - Ressacada (Florianópolis)
03/07/2017 (segunda-feira)
20:00 - Fluminense x Chapecoense - Giulite Coutinho (Mesquita)

PCFilho

Efemérides tricolores - 26 de junho


1916: aos 11 anos de idade, o menino João Coelho Netto foi admitido como sócio infantil do Fluminense Football Club, recebendo a carteira nº 20. Iniciava-se ali, oficialmente, a carreira esportiva de Preguinho, o mais completo atleta da história do Brasil, campeão em múltiplas modalidades, dentre as quais futebol, basquete, pólo aquático, natação e atletismo. Quatorze anos mais tarde, caberia a ele a honra de ser o primeiro capitão da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo de futebol.
Preguinho, mito tricolor.

1927: em jogo pelo Campeonato Carioca, em Figueira de Melo, o Fluminense derrotou o São Cristóvão por 2 a 1. Os gols tricolores foram de Coelho e Milton.

1938: em partida pelo Torneio Municipal, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense perdeu para o Botafogo por 3 a 1. O gol tricolor foi de Cardeal, e o goleiro Nascimento defendeu um pênalti. O Fluminense terminaria campeão da competição, e no mesmo ano também conquistaria o tricampeonato carioca.

1946: na decisão do Torneio Municipal, em São Januário, o Fluminense perdeu para o Vasco por 1 a 0, terminando como vice-campeão da competição. No Campeonato Carioca, a história seria diferente. O treinador Gentil Cardoso havia prometido aos dirigentes: "deem-me Ademir, e eu lhes darei o Campeonato". Ademir já estava no Fluminense, e Gentil era um homem de palavra...

1959: na sequência da excursão pelas regiões Norte e Nordeste, o Fluminense goleou a Seleção de Rio Branco por 10 a 0, gols de Maurinho, Waldo (2), Jair Francisco, Paulinho Omena (3) e Wilson Bauru (3). O jogo foi realizado com portões abertos ao público, no Estádio José de Melo, em Rio Branco, capital do Acre. Este foi o décimo dos vinte triunfos consecutivos daquele time - a maior sequência de vitórias da história do Fluminense, entre 31 de maio e 18 de agosto (confiram a lista de resultados aqui).

2005: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio Papa João Paulo II, em Mogi Mirim (com portões fechados), o Fluminense derrotou o Corinthians por 1 a 0, gol do lateral-direito Gabriel. O Corinthians terminaria campeão daquela competição.

2011: em jogo do Campeonato Brasileiro, na Ressacada, em Florianópolis, o Fluminense venceu o Avaí por 1 a 0, gol de Darío Conca, aos 37 minutos do 1º tempo.

2016: no Fla-Flu do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, diante de 25.946 pessoas na Arena das Dunas, em Natal, o Fluminense venceu o Flamengo por 2 a 1. Os gols tricolores foram de Willian Arão (contra) e Richarlison.

****

Aniversariantes do dia:

Wanderlito dos Santos, o Mascote (1940), atacante com 2 gols marcados em 15 jogos pelo time profissional do Fluminense, entre as temporadas de 1962 e 1963.

Nélson Purchio (1941), zagueiro formado pelo Fluminense, que disputou os Jogos Pan-Americanos de 1959, em Chicago, com a Seleção Brasileira.

PCFilho

domingo, 25 de junho de 2017

Efemérides tricolores - 25 de junho


1905: em amistoso interestadual, o Fluminense empatou com o Paulistano em 2 a 2, no Velódromo, em São Paulo. Os gols tricolores foram de Horácio da Costa Santos e Edwin Cox. O Paulistano, que havia sido vice-campeão paulista nos três anos anteriores, enfim conquistaria o campeonato estadual naquela temporada. Nesta partida, Horácio da Costa Santos alcançou 12 gols pelo Fluminense, e Edwin Cox 14. Os dois lideravam a lista de artilheiros do clube até então.

1916: em partida válida pelo Campeonato Carioca, em General Severiano, o Fluminense goleou o Botafogo por 7 a 2. Os gols do Fluminense foram marcados por Couto, Zezé (de pênalti), João Baptista (3), Celso e Ernani.

1922: em jogo do Campeonato Carioca, em General Severiano, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Flamengo. Welfare, autor do gol do Fluminense, chegou a marcar o gol da vitória tricolor, mas o árbitro Adaucto de Assis anulou o lance, incorretamente. Na súmula do jogo, ele escreveu assim: "Ontem, atuando no match Fluminense x Flamengo, considerei Welfare em off-side quando faltavam dois minutos para terminar o jogo e apitei imediatamente, como sempre faço, a fim de evitar dúvidas. Enganei-me, confesso, no registrar daquela falta, mas de forma alguma poderia, depois de haver apitado (da forma que todos ouviram), voltar atrás de minha decisão, pois demonstraria fraqueza, falta de energia, imperdoáveis a qualquer juiz. Foi por isso que ontem fui ladrão". Apesar da confissão do erro pelo árbitro, o resultado do jogo, empate por 1 a 1, foi mantido.

1952: na segunda partida do Torneio José de Paula Júnior (quadrangular com os três grandes times de Minas Gerais - Cruzeiro, Atlético e América), no Independência, em Belo Horizonte, o Fluminense venceu o América Mineiro por 2 a 1. Os gols tricolores foram de Didi e Robson. O time do Fluminense se preparava para a disputa da Copa Rio, o Mundial de Clubes daquele ano.

1955: na sequência do giro pela Europa, o Fluminense empatou com o Lille em 3 a 3, no Stade Félix-Bollaert, em Lens, na França. Os gols do Fluminense no amistoso internacional foram marcados por João Carlos e Waldo (2) [algumas fontes apontam o último gol para Telê].

1967: em jogo amistoso, no Estádio Governador Bley, em Vitória, capital do Espírito Santo, o Fluminense venceu o Rio Branco por 2 a 0. Os gols da vitória do Fluminense foram assinalados por Samarone e Gilson Nunes.

1973: na última partida da excursão pela África, o Fluminense derrotou a Seleção do Lesoto por 3 a 0, com três gols do centroavante Dionísio, no estádio da capital Maseru. O saldo final do giro tricolor pelo continente africano foi de 8 vitórias e 1 empate. Lotando os estádios por onde passou (Angola, Tanzânia, Zâmbia, Moçambique e Lesoto), o Fluminense fez a alegria do povo, numa excursão que é até hoje lembrada pelos fãs africanos. De volta ao Brasil, o time tricolor arrancaria para levantar mais um Campeonato Carioca - conforme vocês poderão conferir aqui, nas efemérides de julho e agosto.

1977: em jogo amistoso para a inauguração dos refletores do Estádio José Procópio Teixeira, em Juiz de Fora, o Fluminense venceu o Flamengo por 2 a 1, com dois gols do centroavante argentino Narciso Doval. A vitória tricolor valeu a Taça Prefeito Mello Reis.

1980: em Laranjeiras, o Fluminense derrotou a Seleção do Kuwait por 3 a 0, com gols de Robertinho, Gilberto e Zezé.

1995: na dramática decisão do Campeonato Carioca, diante de 120.418 pessoas no Maracanã, o Fluminense derrotou o Flamengo por 3 a 2, e conquistou o título. No primeiro tempo, o Tricolor abriu 2 a 0, gols de Renato Gaúcho e Leonardo. Na etapa complementar, o Flamengo alcançou o empate, com gols de Romário e Fabinho - o resultado era suficiente para o rubro-negro conquistar o Campeonato. Porém, aos 42 minutos do segundo tempo, Ronald acionou Aílton na ponta-direita, e o meia tricolor driblou Charles Guerreiro duas vezes, e chutou cruzado. A bola desviou na barriga de Renato Gaúcho e foi para o fundo do gol. E o maior Fla-Flu de todos os tempos terminou com triunfo tricolor.
Foto: Aníbal Philot / Agência O Globo.

2008: na primeira partida da decisão da Copa Libertadores, o Fluminense perdeu por 4 a 2 para a LDU Quito, no Estádio Casa Blanca, na capital do Equador. Os gols tricolores foram de Darío Conca e Thiago Neves.

****

Aniversariantes do dia:

Guilherme Paraense (1884), atleta de Tiro Esportivo do Fluminense, primeiro brasileiro campeão olímpico. Seu feito foi obtido nos Jogos de Antuérpia, em 1920, em que Guilherme venceu a prova "Pistola Rápida", com 274 pontos. Ele também conquistou a medalha de bronze por equipes, na prova "Pistola Livre".

João Batista Ribeiro Neto, o Maracaí (1919), centroavante com 53 gols marcados em 72 jogos pelo Fluminense, entre 1942 e 1944. Foi o maior goleador do Fluminense nas temporadas de 1942 e 1943, ano em que marcou três gols na vitória por 5 a 1 sobre o Flamengo, pelo Torneio Relâmpago.

Carlos Alberto Gomes, o Carlos Alberto Pintinho (1955), talentoso meio-campista formado pelo Fluminense, com 23 gols em 381 jogos pelo time profissional tricolor, entre as temporadas de 1973 e 1985. Ainda nas categorias de base, foi campeão da Copa São Paulo de Juniores de 1973, sendo eleito o craque da competição. No elenco principal, foi quatro vezes campeão carioca (1973, 1975, 1976 e 1984), e também conquistou o Torneio de Viña del Mar de 1976, o Torneio de Paris de 1976 e o Troféu Teresa Herrera de 1977.

Lindomar Pires Martins, o Frei (1968), zagueiro que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1995.

PCFilho

Programação da Loteca - Concurso 756


Amigos e amigas, confiram abaixo a programação com as 14 partidas que compõem o concurso número 756 da Loteca, a loteria esportiva da Caixa Econômica Federal. Elas serão disputadas no sábado, dia 1º, e no domingo, 2 de julho - 9 válidas pela Série A, 3 pela Série B, e 2 pela Série C do Campeonato Brasileiro:
1) Palmeiras x Grêmio (sábado, 16:00, Pacaembu, Série A)
2) Atlético Mineiro x Cruzeiro (domingo, 16:00, Independência, Série A)
3) Vitória x Bahia (domingo, 16:00, Barradão, Série A)
4) Oeste x Santa Cruz (sábado, 16:30, Arena Barueri, Série B)
5) Cuiabá x Moto Club (domingo, 19:00, Arena Pantanal, Série C)
6) São Bento x Ypiranga (sábado, 17:00, Walter Ribeiro, Série C)
7) América MG x Brasil de Pelotas (sábado, 19:00, Independência, Série B)
8) ABC x Guarani (sábado, 19:00, Frasqueirão, Série B)
9) Flamengo x São Paulo (domingo, 16:00, Luso-Brasileiro, Série A)
10) Atlético Goianiense x Santos (sábado, 19:00, Pedro Ludovico, Série A)
11) Avaí x Ponte Preta (domingo, 19:00, Ressacada, Série A)
12) Corinthians x Botafogo (domingo, 16:00, Itaquerão, Série A)
13) Sport Recife x Atlético Paranaense (domingo, 16:00, Ilha do Retiro, Série A)
14) Coritiba x Vasco (domingo, 19:00, Couto Pereira, Série A)

A captação das apostas neste concurso 756 da Loteca será iniciada na manhã da segunda-feira 26, estendendo-se até as 14:00 de Brasília do sábado, dia 1º. Recomendamos que os leitores registrem seus bilhetes com a máxima antecedência possível, a fim de evitar filas e outros transtornos.

Confiram em breve aqui no Jornalheiros os porcentuais estimados de apostas para os 14 jogos. Os porcentuais são a base do método de apostas que explico no e-book "Um método inteligente para apostar na Loteca", detalhando a estratégia que desenvolvi para a loteria esportiva. Interessados, por favor entrar em contato por e-mail: pcfilho@gmail.com, ou nos comentários abaixo. Ainda é possível adquirir o e-book com desconto.

Em cada um dos 14 jogos, o apostador deve escolher um dos três resultados possíveis: coluna 1 (vitória do mandante), coluna do meio (empate) ou coluna 2 (vitória do visitante). A aposta mínima na Loteca dá direito a um palpite duplo e custa R$ 2,00 (dois reais). Para cada palpite duplo marcado a mais, multiplica-se o preço da aposta por 2. Para cada palpite triplo marcado a mais, multiplica-se o preço da aposta por 3. Exemplos:
- uma aposta com 1 palpite duplo e 1 palpite triplo custa R$ 2,00 × 3 = R$ 6,00 (seis reais).
- uma aposta com 2 palpites duplos e 2 palpites triplos custa R$ 2,00 × 2 × 3 × 3 = R$ 36,00 (trinta e seis reais).
- uma aposta com 4 palpites duplos e 1 palpite triplo custa R$ 2,00 × 2 × 2 × 2 × 3 = R$ 48,00 (quarenta e oito reais).

Abaixo, a seção dos comentários está sempre aberta para que vocês façam suas observações. Qual será a grande zebra deste concurso? Qual time não perderá de jeito nenhum? Esperamos as suas opiniões! Muito obrigado a todos vocês pelo prestígio a este blog Jornalheiros! Apostem com moderação, e boa sorte rumo aos 14 acertos!

PCFilho

sábado, 24 de junho de 2017

Efemérides tricolores - 24 de junho


1904: no 12º jogo de sua história, o Fluminense venceu o Rio Cricket por 3 a 2, em Icaraí. Os gols tricolores foram de Octávio Simonsen, Horácio da Costa Santos e Edwin Cox. Horácio e Edwin alcançaram, cada um, o oitavo gol pelo Fluminense - à ocasião, lideravam a lista de artilheiros históricos do clube.

1905: em amistoso interestadual, o Fluminense venceu o Sport Club Internacional, de São Paulo, por 3 a 1, no Velódromo, em São Paulo. Os gols tricolores foram marcados por Jack Robinson, Gulden e Edwin Cox. Foi o 13º gol de Edwin - o maior artilheiro do Fluminense até aquela data.

1923: em amistoso interestadual, na cidade de Villa Nova de Lima (hoje Nova Lima, em Minas Gerais), o Fluminense venceu o Villa Nova por 5 a 2. Os gols tricolores foram de Coelho (3), Welfare e Zezé. O Fluminense foi o convidado especial do Villa Nova para a inauguração das novas arquibancadas de seu campo, na Praça do Bomfim (onde hoje se localiza o Estádio Castor Cifuentes).

1945: na Gávea, na rodada final do Torneio Municipal, o Fluminense venceu o São Cristóvão por 4 a 0, gols de Simões (3) e Nandinho. Com o resultado, o Tricolor terminou a competição como vice-campeão.

1947: em amistoso entre o campeão carioca e o campeão mineiro, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Atlético Mineiro por 2 a 0, gols de Ademir Menezes e Juvenal.

1948: no primeiro jogo da decisão do Torneio Municipal, o Fluminense derrotou o Vasco por 4 a 0, em General Severiano, gols de Orlando Pingo de Ouro (2), Simões e Rodrigues Tatu. Para saber como o Torneio terminou, confiram as efemérides dos próximos dias!

1959: na sequência de amistosos pelas Regiões Nordeste e Norte, o Fluminense goleou o Fast por 5 a 1, no Parque Amazonense, em Manaus. Os gols tricolores foram de Waldo (2), Jair Francisco (2) e Telê. Este foi o 9º dos 20 triunfos consecutivos daquele time - a maior sequência de vitórias da história do Fluminense, entre 31 de maio e 18 de agosto (vejam a lista de resultados aqui).

1962: no Torneio Início do Rio de Janeiro, no Maracanã, o Fluminense eliminou Bangu e America, ambos na disputa de pênaltis, mas acabou perdendo por 1 a 0 para o Botafogo, que se sagrou campeão no jogo seguinte, ao derrotar o Canto do Rio.

1976: diante de 50.000 pessoas no Parc des Princes, o Fluminense derrotou a Seleção da Europa por 3 a 1, de virada, e conquistou o Torneio de Paris. A Máquina Tricolor foi ovacionada pelo público parisiense, encantado com sua exibição espetacular. O Fluminense atuou com: Renato; Rubens Galaxe, Carlos Alberto Torres, Miguel (Edival) e Rodrigues Neto; Carlos Alberto Pintinho, Paulo Cezar Caju e Rivellino (Carlinhos); Luis Alberto, Doval e Dirceu. A Seleção da Europa jogou com: Ognjen Petrović [Iugoslávia]; Wim Suurbier [Holanda], Pietro [Argentina], Pedro de Felipe [Espanha] (Mordechai Spiegler [Israel]) e Willem van Hanegem [Holanda]; Dragoslav Stepanović [Iugoslávia], Jovan Aćimović [Iugoslávia] e Billy Bremner [Escócia]; Dudu Georgescu [Romênia] (Didier Six [França]), Joe Jordan [Escócia] e Rob Rensenbrink [Holanda]. O escocês Billy Bremner abriu o placar para a Seleção da Europa, mas o Fluminense virou, com gols de Paulo Cezar Caju, Doval e Carlos Alberto Torres (de pênalti).
Carlos Alberto Torres e o troféu do Torneio de Paris.

1987: em jogo do Campeonato Carioca, em Laranjeiras, o Fluminense venceu a Portuguesa da Ilha do Governador por 3 a 2. Os gols tricolores foram de Assis, Leomir e João Santos.

1992: em jogo da Copa Rio de Janeiro, o Fluminense venceu o Madureira por 1 a 0, em Laranjeiras, gol de Anderson.

2007: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense venceu o América de Natal por 1 a 0, gol de Adriano Magrão, no Machadão, em Natal.

2012: em jogo do Campeonato Brasileiro, no Serra Dourada, em Goiânia, o Fluminense goleou o Atlético Goianiense por 4 a 1. Os gols tricolores foram de Samuel, Gum, Gílson (contra) e Deco (de pênalti). Após seis rodadas, o Fluminense somava 12 pontos ganhos na tabela de classificação, com três vitórias e três empates. Era o início da campanha que culminaria na conquista do quarto Brasileirão da história tricolor.

2015: em partida do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, o Fluminense derrotou a Ponte Preta por 2 a 0, gols de Wellington Silva (lateral) e Vinícius.

****

Aniversariantes do dia:

Laurentino João Batista Tavares, o Grande (1923), médio-esquerdo que jogou no Fluminense entre 1947 e 1948.

Jair Basílio dos Santos (1927), ponta-direita que fez parte do elenco do Fluminense entre 1952 e 1954.

João Paulo de Oliveira, o Pinguela (1928), meio-campista que integrou o plantel do Fluminense na temporada de 1954.

Sirlei Vieira da Silva (1976), zagueiro que fez parte do plantel do Fluminense na temporada de 1995.

Jean Raphael Vanderlei Moreira (1986), lateral-direito e meio-campista com 19 gols marcados em 220 jogos pelo Fluminense entre as temporadas de 2012 e 2015. Foi campeão carioca e brasileiro em 2012.


PCFilho

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Cartola FC - Dicas da 10ª rodada - 2017


Amigos e amigas, a décima rodada do Campeonato Brasileiro de 2017 terá os seguintes dez jogos (as horas abaixo estão no fuso horário de Brasília):
24/06/2017 (sábado)
19:00 - Santos x Sport Recife - Vila Belmiro (Santos)
25/06/2017 (domingo)
11:00 - Vasco x Atlético Goianiense - São Januário (Rio de Janeiro)
16:00 - Atlético Paranaense x Vitória - Arena da Baixada (Curitiba)
16:00 - Cruzeiro x Coritiba - Mineirão (Belo Horizonte)
16:00 - Grêmio x Corinthians - Arena do Grêmio (Porto Alegre)
16:00 - Ponte Preta x Palmeiras - Moisés Lucarelli (Campinas)
16:00 - São Paulo x Fluminense - Morumbi (São Paulo)
18:30 - Bahia x Flamengo - Fonte Nova (Salvador)
19:00 - Chapecoense x Atlético Mineiro - Arena Condá (Chapecó)
26/06/2017 (segunda-feira)
20:00 - Botafogo x Avaí - Engenhão (Rio de Janeiro)


Todas as dez partidas da 10ª rodada valerão pontos para o Cartola FC. Escalem logo os seus times, pois não haverá muito tempo: o mercado do Cartola FC permanecerá aberto somente até as 17:00 de Brasília do sábado 24.

Na 9ª rodada do Brasileirão 2017, com o time sugerido aqui, o PC Football Club totalizou 68,90 pontos (mesmo sem ter escalado Paolo Guerrero, e tendo um expulso, um que não jogou, e um gol que não contou, hein!). As escalações sugeridas acumularam até aqui 463,47 pontos, média de 51,50 pontos por rodada.

Abaixo, está a minha sugestão de escalação para esta 10ª rodada, no esquema tático 4-3-3, com o custo total de C$ 157,87 C$ 152,36:
- Goleiro: Vanderlei (Santos, C$ 21,13);
- Laterais: Victor Luís (Botafogo, C$ 13,12) e Victor Ferraz (Santos, C$ 11,06);
- Zagueiros: Igor Rabello (Botafogo, C$ 11,75) e David Braz (Santos, C$ 11,83) Marcelo (Botafogo, C$ 4,08);
- Meias: Bruno Silva (Botafogo, C$ 13,27), Douglas (Vasco, C$ 16,59) e Cazares (Atlético Mineiro, C$ 9,15) Gustavo Scarpa (Fluminense, C$ 11,39);
- Atacantes: Roger (Botafogo, C$ 10,19), Bruno Henrique (Santos, C$ 13,63) e Luís Fabiano (Vasco, C$ 15,16);
- Técnico: Jair Ventura (Botafogo, C$ 10,99).

O time é basicamente um combinado Botafogo-Santos, já que considero que são os dois maiores favoritos da rodada. Os três reforços do combinado são os vascaínos Douglas e Luís Fabiano e o atleticano Cazares o tricolor Gustavo Scarpa.

A escalação acima está sujeita a alterações até o fechamento do mercado - voltem aqui no blog para acompanhar as substituições.

****

A nossa Liga Jornalheiros tem 610 participantes! O ranking com os 10 maiores pontuadores da Liga até agora está abaixo. Se você quiser participar da Liga, deve solicitar a entrada clicando aqui.

1º. Paulinho_mengão (Paulo Henrique), 704,81 pts;
2°. Fiasco Mix F. C. (Léia Godoy), 698,22 pts;
3º. LOURENÇO FC 2017 (ezequiel lourenço), 697,12 pts;
4º. ChinaAzul6a1 (Pisquila), 672,47 pts;
5º. FiLaRDi's (Eduardo Filardi), 670,68 pts;
6º. Real Matriz CF (Lucas Caetano), 669,05 pts;
7º. Dale juvem (Gabriel Ckim Mitoo), 668,17 pts;
8º. CyKyM4ster FC (Evenny), 666,88 pts;
9º. Será q vem o TRI (Jacaré Casca de Aço), 664,02 pts;
10º. Fegu fc (Felipe), 663,65 pts.

O mito da Liga na última rodada foi o Botachopp na caneca (Walter), que marcou incríveis 134,49 pontos!

****

O Jornalheiros é um espaço democrático: os comentários de todos são bem-vindos, lembrando sempre: respeito em primeiro lugar! Sigam as regras do blog, grafem os nomes dos clubes da maneira correta, e tratem bem todos os que interagirem aqui. Boa sorte a todos, e obrigado pelo prestígio ao blog!

PCFilho

PS: para os que também curtem a Loteca, estou terminando de escrever o e-book "Um método inteligente para apostar na Loteca", detalhando minuciosamente a estratégia que desenvolvi para a loteria esportiva da Caixa Econômica Federal. Interessados, por favor entrem em contato por e-mail: pcfilho@gmail.com. Ainda há tempo de adquirir o e-book com desconto.

PPS: na foto do post, com a camisa 10 amarelinha, o Rei Pelé, o maior jogador de futebol da história, vencedor das Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1970 com a Seleção Brasileira, e do Campeonato Brasileiro de 1968, das Taças Brasil de 1961, 1962, 1963, 1964 e 1965, das Copas Libertadores de 1962 e 1963 e das Copas Intercontinentais de 1962 e 1963 com o Santos. É até hoje o único futebolista a ter conquistado três Copas do Mundo como jogador.

Efemérides tricolores - 23 de junho


1907: em jogo da terceira rodada do Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense venceu o Paysandu por 3 a 1. Os gols tricolores foram marcados por Emile EtchegarayEdwin Cox e Octávio Simonsen. O gol do Paysandu foi de James Calvert - atacante que viria para o Fluminense em 1911. Esta foi a 3ª das 5 vitórias na campanha do bicampeonato tricolor.

1918: em partida válida pelo Campeonato Carioca, na rua Paysandu, o Fluminense venceu o Flamengo por 3 a 0. O público presente, de cerca de 15 mil pessoas, foi o maior da história do primeiro estádio do Flamengo. Os gols do triunfo tricolor foram de Pennaforte (contra), French e Welfare. Foi a 7ª vitória em 7 partidas pela competição: o Fluminense seguia firme rumo ao bicampeonato. Pela vitória no clássico, o Fluminense recebeu a Taça Brazilo Liga Esperantista.

1935: no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense estreou na fase final do Torneio Aberto do Rio de Janeiro empatando em 0 a 0 com o Flamengo. Nas rodadas seguintes, o Tricolor venceria Fuzileiros Navais e America e conquistaria o título. Aquela seria a primeira glória de um dos times mais vitoriosos da história tricolor, que levantaria cinco Campeonatos Cariocas entre 1936 e 1941.

1940: no campo da rua Figueira de Melo, o Fluminense goleou o Madureira por 7 a 4, em partida válida pelo Campeonato Carioca. Os gols tricolores no jogo foram marcados por Milani (3), Hércules (3) e Pedro Amorim.

1954: em jogo do Torneio Rio-São Paulo, no Maracanã, o Fluminense derrotou o Flamengo por 1 a 0, gol de Escurinho, aos 16 minutos do 1º tempo.

1956: em amistoso no Estádio Juca Ribeiro, em Uberlândia, o Fluminense venceu o Uberlândia por 6 a 0, gols de Léo Briglia (2), Jair Francisco, Escurinho (2) e Alecir.

1957: na sequência da excursão pela América do Sul, o Fluminense venceu o Boca Juniors de Cali por 4 a 0, gols de Romeu, Waldo, Telê e Alecir, no Estádio El Campín, em Bogotá, capital da Colômbia.

1963: no Torneio Início do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense venceu o Vasco por 1 a 0 (gol de Evaldo) e o Bangu por 1 a 0 (gol de Zé Carlos). Na semifinal, o Tricolor empatou em 0 a 0 com o Botafogo, sendo eliminado na disputa de pênaltis (0 x 3). No jogo seguinte, o Botafogo venceu o Campo Grande e sagrou-se campeão.

1973: seguindo o giro pela África, o Fluminense foi ao Lesoto, e venceu o Combinado de Maseru por 3 a 0, gols de Dionísio (2) e Carlos Alberto Pintinho, no estádio da capital. O saldo da excursão tricolor pelo continente africano passou a ser de 7 vitórias e 1 empate.

2002: no primeiro jogo da decisão do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense venceu o Americano de Campos por 2 a 0, gols de Marcão e Roni. O Tricolor confirmaria o título no segundo jogo, quatro dias depois.

2014: no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, a Seleção Brasileira venceu Camarões por 4 a 1, em partida válida pela fase de grupos da Copa do Mundo. O centroavante Fred, do Fluminense, marcou o terceiro gol da Seleção na partida.

****

Aniversariantes do dia:

Sua Alteza Real o Príncipe Eduardo VIII do Reino Unido (1894), um dos cinco Presidentes de Honra do Fluminense.

Ivan Monteiro Bahiense (1926), meio-campista com 4 gols marcados em 78 atuações pelo Fluminense entre as temporadas de 1957 e 1959. Foi campeão do Torneio Rio-São Paulo de 1957.

Antônio Monfrini Neto, o Manfrini (1950), meia-atacante que atuou no time profissional do Fluminense entre 1973 e 1975. Ele marcou 60 gols em 157 jogos com a camisa tricolor, e foi campeão carioca em 1973 e 1975.


João Luiz Ferreira Baptista (1971), zagueiro/volante com 35 partidas pelo Fluminense entre os anos de 1992 e 1995. Participou do elenco campeão carioca de 1995, tendo atuado em 7 partidas da campanha do título.

Carlos Henrique Carneiro Marinho, o Carlinhos (1983), lateral-direito com 2 gols marcados em 55 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 2007 e 2008. Foi titular na conquista da Copa do Brasil de 2007 e reserva na campanha do vice-campeonato da Copa Libertadores de 2008.

Mariano Ferreira Filho (1986), lateral-direito com 9 gols em 167 partidas pelo Fluminense entre 2009 e 2011. Foi titular na Arrancada Histórica de 2009 e na conquista do Campeonato Brasileiro de 2010.

Giovanni Palmieri dos Santos (1989), lateral-esquerdo com 56 partidas e 1 gol pelo Fluminense, entre 2015 e 2016, ano em que participou da conquista da Copa da Primeira Liga.

PCFilho