Corinthians e Chelsea provavelmente se encontrarão em dezembro, na final do Mundial de Clubes da FIFA, em Yokohama, no Japão. Curiosamente, os dois clubes já se enfrentaram uma vez, no longínquo ano de 1929, quando o Chelsea fez uma excursão pela América do Sul. O Corinthians havia conquistado o Campeonato Paulista daquele ano. O Chelsea disputava a Segunda Divisão da Inglaterra, e para realizar a pré-temporada por aqui encarou uma longa viagem de navio (!!).
O jogo, disputado no Estádio do Palestra Itália, foi recheado de emoções. O Chelsea abriu 3 a 0 ainda no primeiro tempo, com gols de Willie Jackson, Andy Wilson e Sidney Elliot. Mas o Corinthians não se deu por vencido, e ainda na etapa inicial conseguiu o empate, através de Gambinha (2) e Grané. No segundo tempo, o Corinthians chegou a virar a partida, com gol de De Maria. Mas Sidney Elliot empatou novamente para o Chelsea, dando números finais ao placar: 4 a 4. Houve ainda dois gols anulados pelo árbitro Ângelo Benjamin Bevilacqua.
A exibição, no entanto, não agradou à plateia paulista, que esperava um jogo mais técnico e menos violento de um representante da Inglaterra, nação inventora do futebol. O relato da Folha da Manhã, no dia seguinte ao jogo, critica o time inteiro, à exceção do goleiro Sam Millington e do atacante Sidney Elliot: "Sem fintas, os atacantes passam a bola sofrivelmente. Os médios são obscuros, jogam o necessário para o quadro a que pertencem. A defesa tem no guardião um destacado elemento. Os zagueiros são imprecisos nos chutes, abusam dos chutes 'viva São João', dos chutes fora para ganhar tempo e do mau veso de correr para frente, a fim de colocar os adversários em impedimento. Se fosse destacar um avante, esse seria Elliot, diretor do ataque, que é esforçadíssimo. Do restante, só ficaria a escolha do guardião. Outro detalhe curioso é a forma como os profissionais chutam: com o bico das botinas, que não parece aconselhada senão em casos especiais, quando a meta está próxima, numa avançada fulminante".
Hoje, olhamos para Lampard, Ramires e companhia e percebemos que oitenta e três anos foram tempo suficiente para o Chelsea evoluir bastante seu futebol... :)
Ficha Técnica
04/07/1929 - Corinthians 4 x 4 Chelsea
Local: Parque Antarctica - Palestra Itália (São Paulo).
Motivo: Amistoso Internacional (excursão do Chelsea à América do Sul).
Público: "apesar do dia útil, o encontro internacional atraiu ao campo do Parque Antarctica extraordinária multidão, vultosa a ponto de admirar, em se considerando as preocupações diárias do povo paulista" (relato da Folha da Manhã).
Árbitro: Ângelo Benjamin Bevilacqua.
Corinthians: Tuffy; Grané (C) e Del Debbio; Nerino, Guimarães e Leone; Apparício, Peres, Gambinha, Rato e De Maria. Técnico: Virgílio Montarini.
Chelsea: Sam Millington; George Smith e Tommy Law (C); William Russell, George Rodger e Sid Bishop; John Meredith, Jackie Crawford, Sidney Elliot, Andy Wilson e Willie Jackson. Técnico: David Calderhead.
Gols: Willie Jackson (0-1, 1T), Andy Wilson (0-2, 1T), Sidney Elliot (0-3, 1T), Gambinha (1-3, 1T), Grané (2-3, 1T), Gambinha (3-3, 1T), De Maria (4-3, 2T), e Sidney Elliot (4-4, 2T).
|
Foto do time do Chelsea no dia do jogo (Folha da Manhã) |
|
Foto do time do Corinthians no dia do jogo (Folha da Manhã) |
|
Acima: time do Corinthians antes do jogo.
No meio: um dos gols do Corinthians na partida.
Abaixo: time do Chelsea antes do jogo. |
|
Folha da Manhã, anunciando a partida entre Chelsea e Corinthians. |
|
Jornal Folha da Manhã, noticiando o empate em 4 a 4. |
|
Os capitães Grané (Corinthians) e Tommy Law (Chelsea) se cumprimentam. |
|
Capitão corinthiano Grané pula para cabecear. |
|
George Smith, beque direito do Chelsea, afasta de cabeça. |
|
Foto posada do elenco do Chelsea na América do Sul, em 1929. |
|
Foto posada dos titulares do Chelsea, tirada na Argentina. |
|
Foto posada do elenco do Chelsea na América do Sul, em 1929. |
Antes de chegar a São Paulo, o Chelsea foi uma grande atração no Rio de Janeiro. Os jogos contra a Seleção Carioca atraíram uma multidão ao Estádio de Laranjeiras (alguns jornais noticiaram 45 mil presentes no jogo de 28/06). De acordo com o livro "Chelsea FC - The Official Biography" (Rick Glanvill, 2006), o empate em 1 a 1 no estádio do Fluminense foi a primeira vez que o Chelsea jogou com luz de refletores em sua história. Os funcionários do clube londrino apontaram Laranjeiras como "um dos melhores e mais bem equipados estádios do mundo". Ficaram também encantados com a elegância das senhoras que assistiam ao jogo. À Folha da Manhã, um deles afirmou: "o ambiente naturalmente grandioso nos dava a impressão de uma noite de grande gala, na Opera House, de Londres. Estupendo!".
|
Folha da Manhã - relato de funcionário do Chelsea sobre o jogo noturno entre o clube inglês e a Seleção Carioca, no Estádio de Laranjeiras. |
Resultados do Chelsea na excursão à América do Sul em 1929:
25/05/1929 - Chelsea 3 x 2 Seleção de Buenos Aires - (Buenos Aires, Argentina)
26/05/1929 - Chelsea 0 x 4 Provincia - (Buenos Aires, Argentina)
30/05/1929 - Chelsea 1 x 0 Asociación Amateurs Argentina - (Buenos Aires, Argentina)
02/06/1929 - Chelsea 2 x 3 Seleção de Buenos Aires - (Buenos Aires, Argentina)
08/06/1929 - Chelsea 2 x 0 San Lorenzo - (Buenos Aires, Argentina)
09/06/1929 - Chelsea 1 x 2 Peñarol - (Montevideo, Uruguai)
15/06/1929 - Chelsea 1 x 1 Independiente - (Buenos Aires, Argentina)
16/06/1929 - Chelsea 0 x 5 Unión de Santa Fe - (Santa Fe, Argentina)
16/06/1929 - Chelsea 1 x 2 Rosario Central - (Rosario, Argentina)
20/06/1929 - Chelsea 0 x 1 Racing - (Buenos Aires, Argentina)
22/06/1929 - Chelsea 2 x 3 Estudiantil Porteño - (Buenos Aires, Argentina)
23/06/1929 - Chelsea 1 x 0 Montevideo Wanderers - (Montevideo, Uruguai)
28/06/1929 - Chelsea 1 x 1 Seleção Carioca - Laranjeiras (Rio de Janeiro, Brasil)
30/06/1929 - Chelsea 1 x 2 Seleção Carioca - Laranjeiras (Rio de Janeiro, Brasil)
04/07/1929 - Chelsea 4 x 4 Corinthians - Palestra Itália (São Paulo, Brasil)
07/07/1929 - Chelsea 1 x 3 Seleção Paulista - (São Paulo, Brasil)
Muito bom PC! No final do ano esse post vai bombar! E também virão muito plágios, infelizmente! Mas parabéns pela pesquisa! Você é fera demais!
ResponderExcluirBelíssimo post. Com sua permissão, gostaria de poder usar algumas informações dele mais para frente, caso a final ocorra.
ResponderExcluirAbraços!
Obrigado pelos elogios, Matheus e Felipe!
ResponderExcluirFelipe, pode usar as informações do post, sim. Tudo que peço é que coloque o link do Jornalheiros como fonte.
Abraços!
PC
Post fantástico!
ResponderExcluirLaranjeiras, um dos mais modernos estádios do mundo! A primeira vez que o Chelsea (um inglês!) jogou com refletores em um estádio foi no Laranjal! Que administração tinha o nosso Fluminense!
Pena que tudo isso faça parte apenas de um passado muito distante.
Viva o Velho Fluminense!
Valeu, Ramón!
ResponderExcluirViva o Velho Fluminense! [2]
espero ke a final seja igual esse jogo vai ser emocionante
ResponderExcluirPesquisador NATO. PARABÉNS!
ResponderExcluir