sábado, 16 de maio de 2009

Nadal e Djokovic


Há pouco terminou a semifinal do ATP de Madrid: Rafael Nadal e Novak Djokovic realizaram uma das melhores partidas da história do tênis profissional. Anuncio o resultado: vitória de Nadal por 2 sets a 1: 3-6, 7-6 (7-5) e 7-6 (11-9). Anunciei vitória de Nadal, mas poderia ter anunciado vitória de Djokovic. Na batalha de 4 horas e 2 minutos, os dois tenistas provaram que se equivalem. O empate seria o resultado mais justo. Não há justiça em decretar um vencedor, ou melhor, não há justiça em decretar um perdedor. Ambos mereceram vencer, mas o esporte das raquetes não quer saber de empate: ele sempre escolhe um vencedor.

E o escolhido pelos deuses da bolinha foi o espanhol. Jogando em casa, Nadal começou mal. Ele não parecia concentrado no primeiro set, e o tenista sérvio se aproveitou para vencer por 6 a 3. Djokovic teve, no segundo set, a oportunidade de vencer o confronto, pois Nadal parecia exausto física e mentalmente. O cansaço físico, depois descobriríamos, na verdade não existia. O cansaço mental, esse sim, estava lá presente. Mas o espanhol é do tipo de atleta que não desiste nunca. Com muita raça, se superou para levar o set ao tie-break, e então mostrou sua incrível variedade de jogadas: 7-5, e estava empatada a partida.

No início do terceiro set, Djokovic quebra o saque de Nadal! Os apressados logo imaginaram, "é o fim de Nadal". Porém, o espanhol joga melhor ainda quando está sob pressão. Devolveu a quebra no serviço seguinte do sérvio, e assim a igualdade no placar persistiu. Com o 6 a 6 no set decisivo, partiram os dois tenistas para o último tie-break. Se havia dúvidas sobre a equivalência dos dois brilhantes tenistas, elas acabaram nos sensacionais pontos que se seguiram.

Djokovic teve três match points durante o tie-break. Isso significa que, em três jogadas, Rafael Nadal simplesmente não podia errar. E, amigos, ele não errou. Djokovic também salvou um match point de Nadal. Porém, na segunda chance o espanhol não desperdiçou, e deu números finais ao confronto.

Quando vejo Rafael Nadal em quadra, sou acometido por uma sensação indescritível. Acho que era o que os mais velhos sentiam ao ver Pelé nos campos de futebol. Nossos olhos estão observando o maior tenista de todos os tempos. E o melhor de tudo é ver que ele tem rivais à altura: Novak Djokovic e Roger Federer são, eles também, grandes gênios da história do esporte.

Falando no suíço, na outra semifinal ele venceu Juan Martin Del Potro. Amanhã, teremos a grande final em Madrid: Rafael Nadal x Roger Federer. O duelo reunirá dois craques, verdadeiros ases da técnica. Além disso, eles jogam com um ímpeto e uma garra inexcedíveis, encharcando suas camisas com o grosso suor do esforço extremo. "As vitórias se pagam com cansaço", disse o espanhol hoje. Quando Nadal e Federer entrarem na quadra central amanhã, acontecerá o seguinte: eles darão sangue, suor e lágrimas pelo triunfo. Será, como sempre, a final mais dramática de todos os tempos.

PC

3 comentários:

  1. Nadal é foda! Mas torço pelo Federer. Del Potro sempre vai, vai, vai e acaba fondo hauihauahuihauiha

    ResponderExcluir
  2. http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=28077&tid=5336438110127920342

    ResponderExcluir
  3. Não vejo um jogo de tênis há muito tempo, mas pelo que ouço parece-me que o atual 01 é o Nadal, seguido de perto por Djokovic e Federer.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.