quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Fluminense 3, Bangu 0


Amigos, vocês sabem que eu sou um memorialista. "Tudo é memória", disse não sei quem. Acho que foi o Nelson Rodrigues, o maior memorialista. "Precisamos nos lembrar das conquistas passadas. Ai do clube que não cultiva santas nostalgias". Essa pérola, eu tenho certeza que é mesmo do Nelson.

Hoje é dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro. E o povo carioca recebeu de presente um dia ensolarado, com um céu deslumbrante. A multidão encaminhou-se para as praias. Copacabana estava entupida de gente, do Leme ao Arpoador. Nada consegue ser mais carioca que um feriado.

Pois bem, o que eu ia dizendo? Ah, sim, escrevia eu no começo que precisamos nos lembrar das conquistas passadas. Em 20 de janeiro de 1952, também à tarde, Fluminense e Bangu jogaram no Estádio Mario Filho. Era a segunda partida da final do Campeonato Carioca de 1951, e portanto o Maracanã estava muito cheio, com gente subindo pelas paredes. A decisão era uma melhor-de-três.

Uma semana antes, tricolores e bangüenses haviam disputado o primeiro jogo, uma das mais sangrentas batalhas da história do futebol. Didi quebrou a perna de Mendonça. Carlyle, o artilheiro do Fluminense, o artilheiro do campeonato, também se machucou. Telê e Mirim trocaram bordoadas e foram expulsos. Mário Vianna, com dois enes, o melhor juiz brasileiro da época, acabou criticado pelos dois lados. Orlando fez o gol único, e o Fluminense venceu por 1 a 0. Assim, bastava uma nova vitória tricolor no segundo jogo para a conquista definitiva do Campeonato.

Naquele 20 de janeiro, Telê fez o primeiro gol. (Naquela época, as expulsões não rendiam suspensões, de modo que o Fio de Esperança pôde jogar.) Quando, aos 30 do segundo tempo, Robson passou a Telê, todo o Rio de Janeiro estremeceu, com a certeza do título tricolor. O chute fatal venceu o goleiro Osvaldo, do Bangu. Pela primeira vez, o Maracanã proclamava o Fluminense campeão. Telê, autor dos dois gols, era o herói da conquista.

Voltando a 2010, agora estamos apenas na segunda rodada. O Bangu de hoje não é mais forte o suficiente para chegar à final. (Se não estou enganado, a última final bangüense data de 1985. Ainda assim, a camisa alvirrubra merece ser respeitada, por toda a história que carrega consigo.)

Porém, assim como em 1952, a partida de hoje também teve o seu herói: Fred. Dirão que foram dois gols de pênalti, e eu vos respondo: não importa. O camisa nove tricolor teve categoria e sorte para mandar dois chutes certeiros. Isso é o que importa. Alan ainda fez o terceiro, mas antes disso Maicon, Everton e Conca estiveram infernizando a defesa do Bangu. A linha ofensiva do Fluminense está dando gosto de se ver.

Encerro a coluna com um vaticínio. Uma profecia. Outro dia, estive em Álvaro Chaves. Ouvi um murmúrio vindo da sala de troféus. Era a taça do Campeonato de 1951, clamando pela companhia de uma irmã mais nova. (Nas minhas crônicas, as taças falam.) Eis a minha profecia: a taça de 2010 atenderá o pedido da irmã. Já posso ver o sorriso estampado em seu metal. (Aqui elas também sorriem.)

PC

**********

Aproveito para criticar a absurda decisão de não vender ingressos no dia do jogo, no Maracanã. A medida provocou filas e tumultos nos postos de venda, e além disso fez muita gente desistir de ir ao Estádio. Não sei quem teve a idéia estúpida, mas espero que a medida seja revogada imediatamente, pelo menos nos jogos de menor apelo. Comecem a tratar os torcedores como gente, como clientes. Nós não somos gado.

9 comentários:

  1. Vitória tranqüila dO Mais Tradicional. Esse Ewerton é bom jogador...

    ResponderExcluir
  2. Maicon, Everton e Conca
    me deslumbro quando vejo esse nomes; rsrs.³

    Ótima Coluna

    ResponderExcluir
  3. Concordo, não vender ingressos em dias de jogos é mais um desrespeito com o torcedor e só irá contribuir para o esvaziamento do campeonato. Já não bastam o aumento dos preços, ainda impõem mais dificuldades.

    Sobre a crônica, magistral, como sempre.

    ResponderExcluir
  4. ótima postagem, mt bom o texto! Fui no jogo e gostei muito do que vi, um Fluminense organizado, confiante, ofensivo. Só aguardo um adversário mais forte pra confirmar que o Flu é o melhor time carioca de 2010. E sobre a decisão de não vender ingressos no dia, maior palhaçada. Só pude ir pq um amigo me chamou pra ir na cadeira cativa dele, senão tb não poderia. E me deu pena quando uma família, com crianças pequenas, veio me perguntar onde estava vendendo ingresso...partiu meu coração dizer à eles que a ferj simplesmente decidiu não vender mais no dia, e eles n poderiam assistir ao jogo. Uma pena!

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez um belo texto PC!Destaco que além da proibição da venda nos dias de jogos, o que obviamente favorece os cambistas, marcar um jogo para 15h é uma puta sacanagem com os atletas e com os torcedores.

    ResponderExcluir
  6. Fala PC! Responda-me uma coisa por favor, quem era o camisa 7 desse time de 51? A escalação desse time é a mesma da do campeão da Copa Rio de 52?
    Muito Obrigado,

    ResponderExcluir
  7. Iocemar,

    Não sei dizer quem era o camisa 7, não.

    Sobre a escalação da Copa Rio, sugiro que você veja os meus posts sobre o torneio: Recordar é viver - Arquivo.

    Obrigado a todos pelos comentários!

    Abraços,
    PC

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.