quinta-feira, 13 de junho de 2013

Resenha: Portuguesa 2 x 1 Tricolor



Amigos, o semáforo está em amarelo para o Fluminense. Nosso Tricolor termina a etapa inicial do Brasileirão de 2013 com 3 vitórias e 2 derrotas, 9 pontos, num honroso quarto lugar. É pouco.

Sim, é muito pouco, porque jogamos contra cinco times médios (Atlético PR, Criciúma, Coritiba, Goiás e Portuguesa), sendo três destas partidas em casa. Com esta tabela, um time que quer ser campeão precisaria ter marcado, no mínimo, 12 ou 13 pontos. E convenhamos, o clube que levantou duas das últimas três taças (e possui a maior folha salarial do país) não pode pensar em nada menos que o título.

E não, não interessam os desfalques. A tabela do Campeonato, amigos, é cruel, e não quer saber de desfalque nenhum. Não importa quem tenha entrado em campo, de um lado ou do outro, só conta o resultado. Cada jogo vale 3 pontos, aconteça o que acontecer. Não importam as convocações da Seleção, as suspensões, as lesões, os casos de doping. A tabela não enxerga nada disso.

Após a Copa das Confederações, a tabela do Fluminense será bem mais complicada. Enfrentaremos nossos reais concorrentes na briga pelo título, e naturalmente pontuar bem será muito mais difícil. Teremos o retorno de alguns de nossos craques, é verdade, mas não podemos nos deixar levar por um otimismo desvairado. O primeiro semestre do ano terminou, e a verdade é que o saldo não foi positivo, em nenhuma das competições disputadas. O atual campeão brasileiro está devendo.

No jogo contra a Portuguesa, no Canindé, o destaque do onze tricolor foi Rafael Sobis, autor de um golaço de falta, e homem que mais transpirou durante os noventa minutos. O atacante gaúcho foi, mais uma vez, um exemplo de dedicação e garra.

O Fluminense teve mais posse de bola, dominou a maior parte da partida, mas só fez um gol, contra dois da Portuguesa (Souza e Diogo). Não dá para afirmar que foi um resultado injusto: o Tricolor pagou o preço pela quase total ausência de criatividade no seu meio-de-campo. Se em outros jogos os atacantes perderam muitas chances claras de gol, desta vez as oportunidades foram escassas.

Espero que a inter-temporada nos Estados Unidos seja mais que um passeio na Disney e um amistoso contra o Orlando City. É importante realizar excursões internacionais, mas mais importante que isso é preparar bem o time para o segundo semestre, que será duríssimo, com as disputas do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.

Também espero que o Fluminense não perca outros jogadores importantes. Wellington Nem, fundamental em 2012, já foi negociado para a Ucrânia. A saída de outros titulares seria catastrófica para nossas pretensões de título.

2013 ainda pode ser um grande ano para o Fluminense. Mas é preciso melhorar.

PCFilho

17 comentários:

  1. Quem quer ser campeão tem que ganhar esse tipo de jogo. Pontuar bem fora é fundamental. Disparamos no Brasileirão do ano passado porque fizemos uma campanha espetacular fora de casa, enquanto nosso rival não ganhou um jogo sequer fora de casa no segundo turno enquanto o título ainda estava em disputa.

    É verdade que nenhum concorrente faz campanha de campeão esse ano. Mesmo com problemas, o nosso elenco perde só pro do Corinthians, se é que perde. Mas temos que melhorar se quisermos o título. E reitero a necessidade de repor a perda do Nem e a longa suspensão do Deco.

    ResponderExcluir
  2. Deco será julgado pelo caso de doping nesta sexta-feira. Vamos ver qual será o resultado, e torcer para que ele tenha uma temporada de despedida à altura do que ele merece.

    Com direito a um amistoso no fim do ano, Fluminense x Porto, no Maracanã, com ele jogando um tempo em cada time, e os portugueses nos entregando as faixas do Campeonato Brasileiro. :)

    ResponderExcluir
  3. Independente do resultado, não aguento mais ver no time o Edinho (lento, lento), o Diguinho (erra todos os passes e marca mal!) e o Bruno (sem comentários, parece um cracudo vagando pela lateral direita)...

    Isso sem contar as barangas TN10, Anderson e o Deco (que se não joga, e nunca joga, não serve, o custo-benefício é o pior do país!)

    Prefiro que se coloque QUALQUER moleque do sub-20 ou sub-18 que se destacou nos últimos 12 meses em Xerém no lugar desses caras, mesmo inexperientes. Pelo menos é nosso e não onera tanto a folha de pagamento (já que o Mr. Planejamento não quer contratar ninguém).

    PC, ainda não te mandei o email porque a chefia pediu prá esperar uma época melhor, talvez o fim do ano, ok? Mas valeu pelas dicas!

    ST!

    ResponderExcluir
  4. Vinicius, concordo com você. Deco, jogando meia dúzia de partidas, é melhor aposentar logo. Diguinho, que vinha acertando um pouco mais, ontem de teve uma recaída, e Edinho é lento. O Bruno, tem habilidade, mas falta ser objetivo e tentar ir a linha de fundo. Precisamos de um zagueiro e do Conca pra já!!!!!!!!!!

    ST

    ResponderExcluir
  5. Bruno e linha de fundo na mesma frase? Isso não existe, Leandro! rsrs! Ele foge da linha de fundo como o diabo da cruz. Ele deve achar que tem alguma arapuca armada pra ele lá naquela perigosa linha de cal.

    Valeu, Vinicius! Mande o e-mail quando quiser.

    ResponderExcluir
  6. Essa seleção vai devolver o Fred com fratura na costela e problemas musculares. O Flu que se dane!

    ResponderExcluir
  7. Leandro, se os 3 voltarem da Seleção pro Flu, já me dou por satisfeito.

    Complicado será se nem voltarem...

    ResponderExcluir
  8. Na boa, gente. Tô achando que, assim como em 2011, vamos perder o campeonato porque a diretoria quer fazer caixa vendendo titular a preço de banana.

    Se tivesse que apostar, diria que Jean não veste mais a camisa do Fluminense e que Carlinhos vai embora daqui a pouco. Apostaria tbm que ninguém será contratado.

    Ruim com Deco, pior sem ele, galera. Com ele e com o Felipe, a gente quebra um galho pra substituir o Wagner quando for preciso.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com Ramón.

    Em 2011, perdemos o título porque vendemos o Conca no meio do Campeonato, por menos de metade da multa rescisória prevista em contrato.

    Agora, já vendemos Wellington Nem, e pelo visto no mínimo mais um titular será vendido também (pelo menos Carlinhos, Fred, Jean e Gum têm propostas reais).

    E reforço que é bom, nada...

    ResponderExcluir
  10. Fred não sai. Ele quer jogar a copa em 2014. O Jean e o Carlinhos, talvez. Gum... não sei se é tão indispensável assim.

    Tá, Deco até o fim do ano. Mas tem que jogar.

    ResponderExcluir
  11. Os jornais italianos já colocam o Jean na Roma. Carlinhos disse que quer ficar, mas tem a proposta dos turcos.

    Gum é nosso melhor zagueiro hoje. Se a defesa já precisa de reforços atualmente, imaginem se ele sair...

    Fred eu acho que fica mesmo. Só se for maluco pra sair de um time que paga o salário que paga a ele, e no qual ele é "o dono da bola"...

    ResponderExcluir
  12. Pc Filho, se o Fluminense continuar assim vai ter que fazer outro milagre que eu acho impossível para não cair para Série B.

    ResponderExcluir
  13. Sidney, não exagera.

    Quem tem que pensar em fugir da Série B esse ano é o Flamengo, é o Vasco...

    ResponderExcluir
  14. O Flu está desmontando o futebol e contratando... para o basquete! Fala sério!

    ResponderExcluir
  15. http://netflu.com.br/dirigente-se-irrita-e-afirma-nao-emprestaremos-nenhum-jogador/

    ResponderExcluir
  16. Sidney tomou um goró antes de escrever isso, só pode, rsrs.

    Ainda bem que não vão emprestar jogador, né?! Tão querendo vender mais dois e não comprar ninguém...imagina se resolvessem emprestar também??

    E a pergunta que não canso de me fazer...o que faz Rodrigo Caetano, que ganha quase 1 milha por mês, no Fluminense além de ficar anunciando aos 4 ventos que os jogadores estão em liquidação???

    Chegou ano passado com o time já montado e colheu os louros de um trabalho que não realizou. Esse ano, reforçou mal a equipe. Não era melhor contratar uns 2 ou 3 bons jogadores ou um superstar com o dinheiro que se paga a esse m$%&$?

    ResponderExcluir
  17. Com a grana que se paga a Abel Braga e Rodrigo Caetano, poderíamos ter mais dois craques resolvendo em campo...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.