domingo, 2 de junho de 2013

Domingo de Maracanã, Seleção e Fluminense

O novo Maracanã. Foto: AP.

Neste domingo, nós tricolores vivemos nossa rodada dupla de futebol. Às 16 horas, assistimos ao Brasil x Inglaterra, reinauguração de nosso sagrado templo, o Maracanã. Às seis e meia, voltamos nossas atenções para Macaé, onde o Fluminense disputava sua segunda partida pelo Campeonato Brasileiro.

Sem poder ir aos dois estádios, estive no Maracanã para ver a Seleção. Quero dizer, não só para ver a Seleção, mas principalmente para matar as saudades de minha segunda casa. Desde a despedida em 2010 (Fluminense 1 x 1 Palmeiras), eu só estivera lá uma única e escassa vez, durante as obras, numa visita guiada. Confesso que não aguentava mais de tanta saudade.

Em 1950, no jogo inaugural do Maracanã, entre a Seleção Carioca e a Seleção Paulista, o primeiro gol do estádio foi marcado por Didi, o gênio da folha-seca, jogador do Fluminense. Sessenta e três anos depois, na reinauguração, o primeiro gol do estádio foi novamente de um atleta tricolor: Fred venceu o goleiro inglês Hart, e fez 1 a 0 para a Seleção Brasileira. E então os tricolores presentes gritaram para o mundo ouvir: "o Fred vai te pegar!". Não sei se os torcedores de outros clubes acompanharam o coro, já que, infelizmente, muitos estavam mais preocupados em entoar cânticos de seu próprio clube, ao invés de apoiar a Seleção. Espero que esse comportamento medíocre mude logo.

Os ingleses acabaram virando o jogo, com dois gols da entrada da área, um de Chamberlain e outro de Rooney. A Seleção não fazia partida brilhante, é fato. Entretanto, jogava melhor que os ingleses e não merecia perder. O bravo Paulinho - como joga bola este meu xará! - fez justiça com um voleio maravilhoso, marcando o primeiro golaço do novo Maracanã. Brasil 2, Inglaterra 2. A Seleção precisa melhorar, mas a boa notícia é que ela vai melhorar, com os próximos treinos e os próximos jogos. Até a Copa das Confederações, teremos um time mais entrosado, tenho certeza.

O que achei do novo Maracanã? Está lindo, amigos, maravilhosamente lindo. Mas confesso que senti um baque quando, após o estreito corredor que levava à arquibancada, minha vista se abriu para o gigante de concreto. Não, não é mais o mesmo estádio. Sim, vou sentir saudades daquela arquibancada que parecia flutuar sobre o gramado, onde deuses e pernas-de-pau escreviam nossas emoções com chutes e pontapés. Talvez eu sinta saudades até da chuva que molhava nossos corpos e lavava nossas almas em Fla-Flus inesquecíveis, e a partir de agora não passará mais pela lona que cobre as arquibancadas. Uma mistura de nostalgia com admiração: assim posso resumir o que senti esta tarde, no Estádio Mario Filho.

A obra custou caro, mais de um bilhão, dinheiro à beça, dinheiro pra chuchu, que poderia (e deveria) ter sido melhor utilizado. Mas sim, o estádio está lindo, duzentas e cinquenta e sete vezes mais confortável do que antes, com a acústica aparentemente melhor, com cadeiras para todo o público, com iluminação mais potente, enfim, com tudo que um estádio de futebol precisa ter, e até com o que não precisa. Em suma, temos um estádio novo, bonito, maravilhoso.

Em Macaé, o Fluminense mostrou que já esqueceu a eliminação da Copa Libertadores, e atropelou o Criciúma, sem cerimônias, 3 a 0, com dois gols de cabeça de Digão e um de Wellington Nem cobrando pênalti. Com duas vitórias em dois jogos, o Tricolor é o líder isolado do Campeonato Brasileiro (por aproveitamento e por pontos perdidos), e segue rumo ao seu quinto título nacional. Sim, o Fluminense é um chato, e vai com tudo por mais essa taça, com garra e com raça.

Os próximos jogos do Fluminense ainda serão em Macaé, mas logo, logo, estaremos de volta ao nosso sagrado templo, o Maracanã. Lá, viveremos nossas próximas glórias e vitórias mil. O velho Maracanã não existe mais fisicamente, mas viverá eternamente em nossas memórias: as lágrimas que lá derramamos - cada uma das milhões de gotas - nunca serão esquecidas. O novo Maracanã já está pronto para abrigar as próximas emoções do povo tricolor, do povo carioca e do povo brasileiro.

Habemus Stadium!

PCFilho

5 comentários:

  1. Boa vitória!

    Só me preocupa, nesse momento, nossa meiuca avançada. Precisamos de um substituto pro Wagner. O Felipe é um craque, mas não deve aguentar 90 minutos.

    Belas atuações de Nem, Sobis, Felipe (que passe pro Nem sofrer o pênalti), Gum (já era tempo, pq foi barrado?) e Digão!

    ResponderExcluir
  2. Mesmo antes do caso de doping de Deco, já precisávamos da contratação de um meia avançado que, digamos, jogue com mais frequência que o gajo da camisa 20.

    Agora, então, esta necessidade ficou explícita.

    Será que o Alex seria um bom nome? Está velho, eu sei, mas parece estar em forma no Coritiba. E é um craque, inegavelmente.

    Tem o outro Alex também, que esteve no Corinthians ano passado, e agora está no Qatar. Tem 31 anos, não é exatamente um jovem, mas acho que cairia bem no time. Pensei também no Montillo, já que o Santos está se desmanchando.

    Enfim, acho que com esse reforço, continuaríamos fortes o bastante para abocanhar o penta. :)

    ResponderExcluir
  3. Isso sem falar, claro, na mais óbvia opção: o retorno de Rei Darío. ;)

    Resta saber se os chineses já o liberariam agora...

    ResponderExcluir
  4. Mas acho que deveríamos voltar ao 442 ou um 3-5-2 com dois meias, para jogarmos com Wagner e Thiago Neves, isso pode deixar o time mais arrumado no meio campo. Jogar com 1 meia só sobrecarrega o mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Digão é seleção!!! Quase pediu música domingo!

    O time foi melhor do que eu imaginava! Que bom!

    ST

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.