domingo, 30 de junho de 2013

Resenha: Seleção 3 x 0 Espanha

O capitão Thiago Silva levanta a taça no Maracanã!
Foto: Vanderlei Almeida/AFP.

Amigos, foi um show de bola da Seleção. Um show de bola!

Logo com um minutinho de jogo no Maracanã, Fred marcou um gol espantoso. Ele fez o gol deitado, amigos! Deitado! Existe forma mais acintosa de fazer um gol? Os espanhóis, que jogam esse futebol tão bonito, que dominam o mundo da bola há tanto tempo, que não perdiam há tantos jogos, de repente se viram de queixos caídos: como é que pode um jogador fazer um gol deitado? Tamanha afronta seria permitida pelas regras do jogo? Tal absurdo não seria irregular? Não, não, o gol deitado vale como todos os outros. Brasil 1 a 0.

E dali em diante, a Seleção Brasileira mandou totalmente no jogo. Foi uma autêntica aula de futebol do escrete canarinho. A Espanha, tão acostumada a dominar os seus adversários, teve o seu dia de Bonsucesso: não viu a cor da bola no Maracanã. No finalzinho do primeiro tempo, Neymar tabelou com Oscar e meteu o segundo gol. Xavi, Iniesta e companhia desceram para os vestiários atordoados, tontos, sabendo que tinham uma tarefa ingrata para a segunda etapa.

E na volta do intervalo, novamente com um minutinho de jogo, Fred encaçapou mais um: Brasil 3 a 0. Quanto faro de gol tem o camisa 9 da Seleção! Eu não tenho mais dúvidas: Fred é um dos cinco ou seis maiores centroavantes que já tivemos em todos os tempos. Ademir, TostãoRomário e Ronaldo certamente o tratam como um semelhante, como um colega, como um igual.

Com menos de cinco minutos de segundo tempo, veio o golpe final: o badalado escrete espanhol, campeão mundial, bicampeão europeu, invicto há tanto tempo, foi submetido pela torcida do Rio de Janeiro a um olé inédito, surreal como as obras de Dalí. Era oficial: o até então invicto escrete espanhol desmoronava diante da Seleção Brasileira no Maracanã.

No Maracanã e em todos os cantos do Brasil, o povo festejou euforicamente o triunfo da Seleção na Copa das Confederações. Há muito eu não via os brasileiros comemorarem tanto uma conquista. Nossa imprensa é que deve estar dando cambalhotas retóricas para explicar o que aconteceu. Afinal, eles bradaram aos quatro ventos que "vivemos uma entressafra no futebol". Amigos, se viver uma entressafra é ter Thiago Silva, Paulinho, Neymar, Fred e companhia no time, quero viver sempre uma entressafra. É fato que esta geração é talentosíssima, ideia que sempre defendi, conforme podem testemunhar meus poucos leitores. A conquista da Copa das Confederações, com goleada e baile nos campeões espanhóis, é prova irrefutável do potencial desta Seleção. E pensar que alguns chegaram a dizer que não passaríamos da primeira fase...

Mesmo os coadjuvantes deste escrete são craques maravilhosos. Vejam o caso de Luiz Gustavo: quando começou a ser convocado, logo disseram que era uma invenção, uma fraude. Hoje, enfrentou Xavi e Iniesta e colocou os dois gênios espanhóis no bolso. Teve uma atuação tão perfeita, tão irretocável, que me sinto obrigado a dar-lhe a nota dez. Um sujeito que não comete um único e escasso erro durante noventa minutos de batalha só pode ganhar um dez.

Daqui a um ano, teremos a aguardada Copa do Mundo, novamente aqui, sessenta e quatro anos depois de 1950. Os espanhóis terão a chance para sua revanche, e não duvidemos de seu poder. Um time não ganha tudo que este escrete ganhou à toa. Daqui a um ano, provavelmente teremos outro Brasil x Espanha, e precisamos ser humildes. Mas repito o que já escrevi aqui outras vezes: esta Seleção talentosa, com o apoio deste povo maravilhoso, dificilmente será derrotada em casa. Hoje, os badalados espanhóis não foram páreo para nós. Se continuarmos jogando juntos, Seleção e povo, povo e Seleção, em 2014 novamente nenhum outro escrete conseguirá levar a taça daqui.

E então, em 13 de julho de 2014, como hoje, desceremos as rampas do Maracanã cobertos de glória, da cabeça aos pés.

PCFilho


Vídeo gravado da arquibancada: o Hino Nacional.

6 comentários:

  1. Jogão esse hein. Para mim o Luis Gustavo foi o melhor em campo.
    Parabéns pelo texto. O 2o parágrafo foi genial.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. A diferença entre a seleção do Mano e a do Felipão é que a do Felipão tem Fred.

    ResponderExcluir
  3. Espetacular! Acho que não havia visto e vibrado com um jogo tão bom da seleção desde a final da Copa das Confederações de 2005 (os 4 x 1 na Argentina). Agora os brasileiros tricolores só podem esperar duas coisas:

    1 - Que a seleção mantenha na Copa do Mundo este nível de futebol.

    2 - Que o Fluminense consiga segurar o Fred no elenco pelo menos até a Copa do Mundo pois, pelo que jogou nessa Copa das Confederações, vai ter bastante gente interessada.

    ResponderExcluir
  4. Como vc me contestou ontem no twitter....porque o Sérgio Ramos bater a cobrança com tantos batedores no time espanhol hein?
    Mas o título foi incontestável e que vamos com calma com relação a esses próximos dias e sem oba oba.
    Fred decidiu tudo ontem e isso é fato!!!
    Abraço PC
    Igor(@igorsausmikat)
    meu blog de esportes: http://igoresportes.blogspot.com.br/ e no twitter @blogdoigor05 pra quem quiser acompanhar o blog!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado a todos pelos comentários.

    Pedro, realmente, espero que o Fluminense consiga manter o Fred. É um privilégio ter um centroavante desse quilate no time.

    Vendo o histórico recente do Fluminense em negociações de jogadores, é mesmo pra gente ficar bastante preocupado. O que aparenta é que qualquer um que chegue oferecendo uma mariola e duas jujubas leva nossos craques... vide o que aconteceu com Darío Conca, Wellington Nem...

    ResponderExcluir
  6. O Brasil jogou certo, marcando firme, atrás da linha do meio campo e explorando a ligação direta. A Itália já havia mostrado o caminhos das pedras. O Brasil soube percorrê-lo com perfeição.

    A seleção da Copa das Confederações foi outra. É desse vigor que precisamos!

    Luiz Gustavo é sinistro! Como marca.

    Fredão não perdoa!

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.