sábado, 17 de agosto de 2013

Resenha: Náutico 0 x 1 Tricolor

Foto: LANCE!Press.

E o Fluminense venceu o Náutico na Arena Pernambuco. 

O centroavante Samuel saiu do banco de reservas para se tornar o protagonista do show. Aos 25 do segundo tempo, quando ele recebeu aquela bola, marcado, de costas para a meta, o gol parecia distante, um sonho, quase utópico. Mas ele girou com classe, passou pelos dois zagueiros, e fuzilou o amigo Ricardo Berna. Em cinco segundos, Samuel concretizou o milagre do gol. Era a vitória do Fluminense, construída na individual e egoísta jogada de um suplente. Coisas do futebol.

O Náutico poderia ter empatado no último lance do jogo. Mas Diego Cavalieri surgiu para materializar sua obra de arte: uma defesa monumental, quase impossível, evitando a catástrofe do empate. O arqueiro pó-de-arroz parece estar voltando à velha forma. Os adversários que se cuidem: com Diego Cavalieri em seu máximo esplendor, o Fluminense é capaz de tudo. Quem duvida que olhe para o ano passado.

A campanha do Fluminense, infelizmente, é irregular demais para sonhos mais altos. Com 15 jogos, são 5 vitórias, 3 empates e 7 derrotas. Embora os líderes do certame não estejam assim tão longe, alcançá-los é tarefa dificílima. Precisaríamos de uma reação parecida com a Arrancada de 2009. O problema é que reações como aquela são raras como o cometa Halley, que só passa de 76 em 76 anos.

Um sonho mais possível é a Copa do Brasil, que começa para o Fluminense na quarta-feira, diante do Goiás, no Maracanã. A jovem taça está sorrindo, pois vê o Tricolor e se recorda de uma agradável noite de outono em Florianópolis.

PCFilho

10 comentários:

  1. Pois é PC, também acho que no Brasileiro não dá pra sonhar com muita coisa, mas a Copa do Brasil é bem possível sim. Falando nela, único detalhe que faltou na lembrança da final de 2007 é que aquela foi uma noite fria de outono (que frio desgraçado fez aquele dia, caraca) hahahaha

    ResponderExcluir
  2. Rafael,

    Eu tava lá em Floripa e nem achei tão frio. rsrs! E olha que eu perdi meu gorro lá no Scarpelli!

    Mas é que eu sou de Friburgo, e já estou meio que acostumado ao frio. :)

    ResponderExcluir
  3. Por que o Vanderlei não gosta do 4-2-3-1?

    Minha implicância com o 4-4-2 tradicional se baseia no que aconteceu no segundo tempo de ontem.

    Com apenas 2 jogadores na frente, os laterais adversários ganham liberdade e o oponente avança mais. Ganhamos, mas não gostei das substituições. Vejo muito mais mérito do Samuel (fica pra sempre!) do que um triunfo tático. O Náutico levou bem mais perigo na segunda etapa.

    Na primeira etapa, pouco fomos ameaçados (a trinca na frente sufocava a saída adversária), mas ficou evidente que o meio precisava de criatividade, já que não criávamos quase nada.

    Até que eu tô gostando do trabalho do Vanderlei, ele tá experimentando. Eu não descartaria de imediato tbm jogar de 3-5-2. Não achei ruim a atuação contra o Corinthians. Tínhamos desfalques e o árbitro errou em um lance crucial.

    ResponderExcluir
  4. Começou a virada de mesa branca para o São Paulo, ontem marcaram um penalty inacreditável a favor os bambys, na próxima rodada com certeza seremos roubados, é bom ficarmos atentos a escolha do árbitro de domingo.
    Tenho pena também do botafogo achando que vai ser campeão quando é claro que o título já foi comprado pelo Coríntians, viram o penalty marcado ontem aos 45 contra o Coritiba?

    ResponderExcluir
  5. Espero que essa vitória traga mais confiança aos jovens jogadores para que sigam se desenvolvendo e possam contribuir cada vez mais na campanha da equipe neste campeonato. O resultado em si não foi grande coisa. O Fluminense jogou de igual para igual contra a pior equipe do campeonato chegando a tomar sufoco no fim do jogo. Por sorte, em um lance individual, conseguiu o gol da vitória mas, como foi algo resultante do acaso, isso poderia ter ocorrido no lado do visitante. Para poder almejar algo mais que simplesmente lutar para não ser rebaixado, o time vai ter que melhorar. Felizmente, como observou o PC, o Cavalieri parece estar voltando à forma do ano passado. Espero que o Felipão não tenha também observado isso.

    ResponderExcluir
  6. Fernando, compartilho da sua pena dos botafoguenses. Ainda não vi material suficiente pra acreditar em benefícios sistemáticos ao Corinthians, como ocorreu em 2010. Prova disso foi o desempenho medíocre do time na Libertadores 2011. É o resultado de ser artificialmente alçado à terceira colocação do campeonato.

    O Corinthians desse ano tem um senhor elenco (o melhor do país, a meu ver). Não precisa de ajuda pra ser campeão. Se for ajudado, aí é que ninguém segura mesmo.

    Pedro, tomara que o Felipão esteja assistindo só aos jogos dos líderes...rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Ramón,

    não temos material humano para jogar num 4231, perdemos Nem e TN. Um dos erros do Abel foi insistir neste esquema e o Luxemburgo não deve continuar neste erro.

    Acho que o Flu deve jogar quase sempre num 3.5.2 mas só quando o Edinho for um dos zagueiros, o Luxemburgo não escalaria 3 zagueiros de origem neste esquema para não comprometer a saída de bola.

    ResponderExcluir
  8. Discordo muito, Big.

    Temos Sobis, Kenedy, Biro-Biro, Rhayner (esse só pra quebrar galho). E acho que o Samuel tem perna e jogo pra atuar de ponta. É claro que não é time pra brigar por título, mas isso é válido pra qualquer esquema que a gente for utilizar.

    Acho que o 3-5-2 implica a saída de Sobis ou Fred do time titular. O ataque fica meio pesadão só com os dois na frente. Eu deixaria o 3-5-2 pra quando o Fredão não jogar, fazendo a dupla Sobis e Samuel.

    ResponderExcluir
  9. Na boa, se o Vanderlei repetir a escalação do segundo tempo do jogo passado contra o São Paulo, eles vão sair do jejum em grande estilo, com goleada.

    Escalar 4-4-2 com Wagner em péssima fase e Felipe mais irregular que a minha rua em Friburgo e o ataque de baixa velocidade, Sobis e Fred, a coisa vai ficar feia pra gente. O São Paulo não jogou nada mal contra o Fla ontem e o elenco deles não é ruim...

    ResponderExcluir
  10. Obrigado a todos pelos comentários!

    Quanto ao debate sobre os esquemas táticos, sinceramente ainda não sei o que acho melhor para o nosso time atual.

    Mas, na dúvida, opto pelo esquema que tiver a máxima quantidade de meninos em campo. :)

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.