quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Sobre o adiamento dos jogos do Brasileirão

Calendário do futebol brasileiro: por que faz isso, CBF?

Na última segunda-feira, a CBF remarcou os jogos adiados do Campeonato Brasileiro, e está causando bastante polêmica. Alguns clubes, obrigados a enfrentar verdadeiras maratonas, ameaçam até não entrar em campo.

Os jogos foram adiados a pedido de São Paulo, Santos e Atlético Mineiro. Os clubes paulistas tinham excursões internacionais marcadas, e o Atlético Mineiro solicitou o adiamento de um jogo para se preparar melhor para a decisão da Copa Libertadores da América. A CBF atendeu aos pedidos dos clubes, apesar de saber que haveria dificuldades em arrumar novas datas, em virtude do aperto no calendário, causado pela pausa para a Copa das Confederações.

A "solução" encontrada pela CBF foi encaixar os jogos adiados entre duas rodadas do Campeonato, submetendo os clubes envolvidos a sequências inacreditáveis de compromissos. Alguns times terão que disputar 4 jogos num intervalo de 8 dias (!!!). A medida fere diretamente o artigo 25 do Regulamento Geral de Competições da própria entidade, que exige um intervalo mínimo de 66 ho­­ras entre o final de uma partida e o início de outra.

Os clubes Náutico, Internacional e Ponte Preta, que não têm nada a ver com as viagens de seus adversários, estão se sentindo prejudicados, e com toda a razão. Ameaçam não entrar em campo, e eu espero que cumpram esta ameaça. A CBF precisa aprender a organizar o calendário do futebol brasileiro, respeitando os clubes e os torcedores.

Nossos dirigentes sempre tratam o calendário como se este fosse uma entidade imprevisível, sobre a qual eles não têm nenhum controle. O ano tem 365 dias, o Campeonato tem 38 rodadas, a Copa das Confederações já está marcada há alguns anos: simplesmente não há justificativa para atropelos como esses.

Se não há espaço no calendário, então que não se adiem jogos. Simples assim. Aliás, bom ponto este: que história é essa de adiar jogos a torto e a direito, porque um time quer viajar, porque o outro time tem um jogo importante 4 dias depois? Uma das vantagens da fórmula de pontos corridos é exatamente a previsibilidade do calendário. Cada clube poderia, a princípio, vender os ingressos de todos os seus jogos com antecedência. Mas não se a tabela é modificada desta forma, muitas vezes em cima da hora, em total desrespeito aos clubes e aos torcedores.

No "meu governo", os 380 jogos do Campeonato Brasileiro seriam marcados - data, hora e local - antes do início do ano, e esta tabela seria absolutamente respeitada, com ressalvas apenas para casos extremos, como enchentes, terremotos, tsunamis, guerras, atentados terroristas, acidentes nucleares ou invasões alienígenas.

Um dia veremos o futebol brasileiro organizado, com os estádios cheios, e com bons espetáculos dentro e fora de campo. Não perco a esperança.

PCFilho

Vejam abaixo as maratonas de cada clube envolvido:

São Paulo
01/09 - Botafogo x São Paulo 
03/09 - Náutico x São Paulo 
05/09 - São Paulo x Criciúma
08/09 - Coritiba x São Paulo

Atlético Mineiro
10/09 - Atlético Mineiro x Ponte Preta 
12/09 - Atlético Mineiro x Coritiba
15/09 - Grêmio x Atlético Mineiro

Santos
07/09 - Santos x Goiás
09/09 - Internacional x Santos
02/10 - Santos x São Paulo
04/10 - Santos x Náutico

Náutico
03/09 - Náutico x São Paulo 
05/09 - Náutico x Vasco
02/10 - Ponte Preta x Náutico
04/10 - Santos x Náutico

Internacional
04/09 - Internacional x Corinthians
07/09 - Ponte Preta x Internacional
09/09 - Internacional x Santos
11/09 - Internacional x Vitória

Ponte Preta
07/09 - Ponte Preta x Internacional
10/09 - Atlético Mineiro x Ponte Preta
12/09 - São Paulo x Ponte Preta
15/09 - Ponte Preta x Flamengo

5 comentários:

  1. Diminui a PORRA do carioca que sobra data...

    Mas a gente fica MESES se arrastando nessa poça de lama... aí complica!

    Em tempo: só o Flu que não consegue adiar seus jogos quando realmente precisa... tá foda, viu?

    ST!!!

    ResponderExcluir
  2. onde eu escrevi "carioca" leiam "estaduais"... rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. A redução do número de datas reservadas para os Campeonatos Estaduais é mesmo uma medida necessária para a racionalização do calendário.

    Minha proposta de calendário, feita em 2009, já previa isto. Mas a CBF não parece preocupada com esse tipo de coisa...

    ResponderExcluir
  4. Santos, São Paulo e CAM tem que socializar o dinheiro ganho com os jogos adiados com os outros clubes afetados, é o mínimo.

    ResponderExcluir
  5. É por aí, Bigmontz. Se eu fosse dirigente de um dos clubes afetados, só aceitaria jogar nessas condições mediante uma gorda recompensa...

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.