sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Facebook de Lula posta gráfico manipulado de matrículas no ensino superior

Fonte: reprodução do Facebook (página de Lula).

Amigos, olhem bem para o gráfico acima, relativo a matrículas no ensino superior. A postagem foi realizada no dia 3 de setembro, na página de Lula no Facebook, com a seguinte legenda: "Você sabia que, com Lula e Dilma, o acesso ao ensino superior aumentou 100%, passando de 3,5 milhões de matrículas em 2002 para 7 milhões em 2012? Quem tem medo de comparação?". Como se vê, o objetivo era demonstrar que o PT popularizou o acesso às universidades... O que não é mentira, só que...

Primeiro, reparem na "sutil" canalhice de pintar de vermelho no gráfico os 3 últimos anos do governo Fernando Henrique Cardoso. (Coincidência, justo os 3 anos em que as matrículas mais cresceram...)

Segundo, reparem na outra desonestidade: a de esconder os primeiros anos do governo Fernando Henrique Cardoso (que começou em 1995). Duas manipulações com o evidente intuito de ludibriar os eleitores.

Eis os dados, tirados do site do Ministério da Educação (MEC): em 1994 (último ano antes de FHC), eram 1.661.034 matrículas no ensino superior. O governo FHC terminou com 3.887.022 matrículas, um aumento de 134%. Além disso, considerando só as universidades públicas, passamos de 690.450 para 1.136.370 matrículas (um aumento de 64% no período).

Já nos 8 anos de governo Lula, tivemos um aumento de 73% no número de matrículas na universidade (passamos de 3.887.022 para 6.739.689). Nas faculdades públicas, houve um aumento de 56% no número de matrículas (de 1.136.370 para 1.773.315).

Em suma:
- Crescimento contando todas as matrículas: FHC 134 x 73 Lula.
- Crescimento contando apenas as públicas: FHC 64 x 56 Lula.

Mais uma mentira desmascarada. Acorda, Brasil!

PCFilho
(colaboração do amigo Antonio Henrique)

Um comentário:

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.