quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Flamengo decidiu em casa os últimos 9 confrontos na Copa do Brasil


Amigos, o Flamengo deve ser um clube de muita sorte. Especificamente nos sorteios dos mandos de campo da Copa do Brasil, o Rubro-Negro da Gávea parece ser mesmo um time iluminado: nos últimos 9 confrontos da competição, o Flamengo sempre teve o suposto privilégio de decidir em casa.

A última vez em que o Flamengo teve que viajar para disputar a partida de volta de um duelo da Copa do Brasil foi em 2011, quando acabou sendo eliminado pelo Ceará. Em 2012, o clube não participou do torneio por estar na Copa Libertadores. Em 2013, terminou campeão da competição, decidindo todos os 7 confrontos em casa: Remo, Campinense, ASA, Cruzeiro, Botafogo, Goiás e Atlético Paranaense. Em 2014, já eliminou Coritiba e América de Natal, decidindo ambos os duelos no Maracanã.

Nos confrontos contra Remo e Campinense em 2013, não houve sorteio, pois nas duas fases iniciais da Copa do Brasil o mando de campo é definido pelo ranking da Confederação Brasileira de Futebol. Então, foram 7 sorteios seguidos que o Flamengo "venceu".

Supondo probabilidades iguais em cada sorteio para definição da ordem do mando de campo, a chance de um clube "vencer" 7 sorteios consecutivos é de 1 em 128. Nos próximos dias, a CBF sorteará os mandos de campo para a semifinal Flamengo x Atlético Mineiro. Será que a "sorte" continuará do lado da Gávea? A conferir.

PCFilho

PS: apesar da ideia generalizada de que decidir os duelos de mata-mata em casa é melhor, eu particularmente tenho minhas dúvidas, que já expus aqui e aqui.

14 comentários:

  1. Interessante como os torcedores dos outros clubes procuram várias desculpas para justificar as vitórias do flamengo.
    Jogar a segunda em casa é uma vantagem tão ínfima... sorteio é sorteio, mas claro tem algo errado.
    Se fosse uma vantagem tão importante assim porque o Fluminense não se classificou em cima do América rn? Das 3 finais que o fla perdeu na CB, duas foi no maracana. As duas vitórias da LDU sobre o Fluminense em finais foi com segundo jogo no maracana. Então se era pra fraudar sorteio era melhor ano passado o fla ter pego outros times e não o cruzeiro...

    ResponderExcluir
  2. Marcelino, eu não estou procurando desculpa pra nada. Apenas expus uma coincidência.

    A carapuça serviu? Rsrs.

    ResponderExcluir
  3. Você é inteligente, por isso seu post tem a intenção sim de provocar dúvidas nos menos informados, porém acredito que decidir em casa nem sempre é vantagrm, se o cruzeiro tivesse feito todos os gols perdidos no mineirao, bye bye Mengão, porém a competência anda ao lado da sorte.

    ResponderExcluir
  4. Você leu meu PS? Eu acho que não é vantagem decidir em casa. Mas o sentimento geral é oposto. As pessoas pensam, sim, que é uma vantagem significativa. E aí fica muito estranho quando um time "vence" o sorteio 7 vezes seguidas...

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Li sim , mas com certeza jogar primeira fora ou em casa, é uma vantagem muito pequena.
    Tomara que o flamengo jogue o srgundo jogo no mineirao, mas se o sorteio marcar o segundo em casa, paciência. Sorte é sorte. Tantos clubes participando deles, creio que fraude é quase impossível.

    ResponderExcluir
  7. Quando a "sorte" favorece seu time, o torcedor sempre acredita que é coincidência. rsrs.

    Lembra até aquele famoso caso de um político que "ganhou" seguidas vezes na loteria. Sorte é sorte. rsrs.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com vc. Por exemplo tem um clube que toda vez que tem que jogar a segunda divisão acontece algo que faz o clube disputar a primeira divisão, mas sua torcida acredita que é coincidência. Pode isso PC?? RSRSRSR

    ResponderExcluir
  9. Marcelino, pode sim.

    Acho que você está falando do Flamengo, né? Que esse ano de 2014 deveria estar disputando a segunda divisão, mas foi misteriosamente salvo do rebaixamento graças a um erro inacreditável da Portuguesa...

    Que em 1988 deveria ter disputado a segunda divisão por ter abandonado o Campeonato do ano anterior, mas misteriosamente não foi punido pela CBF.

    Que em vários anos parecia que ia cair, mas os árbitros começavam a marcar um pênalti atrás do outro...

    ResponderExcluir
  10. Não, pense melhor, aquele que se salva no tapetão sempre. 96, 2000 e 2013... esperto vc hem!!!
    Coincidências, apenas coincidências... ou não??? rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  11. Em 1996, quem se salvou "no tapetão" foram Corinthians e Atlético Paranaense, que manipularam partidas e não foram devidamente rebaixados por isso.

    Em 2000, não houve segunda divisão, então o Fluminense não teria como disputá-la. Nem o Fluminense, nem clube nenhum.

    Em 2013, como demonstrei no comentário anterior, quem se livrou do rebaixamento de maneira suspeita foi o Flamengo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você disse, quando favorece nosso clube do coração, acreditamos em coincidências. Mas o Fluminense sempre como terceiro interessado.
      Pensei que você não iria vestir a carapuça. Rsrsrsrs

      Excluir
  12. Marcelino,

    Eu não vesti carapuça alguma. Apenas expliquei que clubes foram verdadeiramente beneficiados nos três anos que VOCÊ citou.

    Você, acusando o Fluminense de "se salvar no tapetão sempre", está sendo extremamente parcial. O Fluminense só deveria ter disputado duas vezes a Série B, em sua história.

    A primeira vez, em 1998, após ser rebaixado da primeira divisão em 1997. E o Fluminense jogou esta Série B, caso você não saiba. Portanto, nada deve.

    A segunda vez, em 2000, após vencer a terceira divisão em 1999. Acontece que, como expliquei, em 2000 não houve segunda divisão, graças a confusões causadas por outros clubes (Botafogo, Gama, São Paulo). Como o Fluminense poderia jogar uma Série B que não aconteceu??? Portanto, novamente, nada deve.

    Marcelino, esta picuinha de "o Fluminense dever a Série B" é papo de rival recalcado, completamente superado por quem é honesto em suas argumentações. Sugiro que não repita esse blá-blá-blá, sob pena de passar vergonha por aí.

    Aliás, peço que não comente mais sobre isso aqui, pois o assunto desta postagem é a sorte do Flamengo. Novos comentários fugindo do tema serão excluídos sumariamente, conforme as regras do blog.

    ResponderExcluir
  13. Foi só eu reclamar que o Fla vai decidir fora contra o Galo. Rsrs.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.