quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Conversa no supermercado


Hoje, ouvi de um funcionário do supermercado:
- Acho que vou votar na Dilma, porque graças ao PT eu estou fazendo faculdade.

Tive que intervir:
- Meu amigo, o PT adora dizer que as conquistas do povo são "graças a ele". Você não está na faculdade por causa do PT ou da Dilma, não. Você está na faculdade por causa do seu mérito, do seu suor, do seu esforço. O governo não faz mais do que obrigação. Você está na faculdade porque fez por merecer.

O sorriso que vi naquele rosto, naquele instante, eu acho que nunca vou esquecer.

PCFilho

3 comentários:

  1. Realmente ela está fazendo faculdade porque merece. Mas cabe uma pergunta: Será que muitas pessoas não merecem ter feito uma faculdade? E aí vem outra pergunta: Será que, apesar de merecer, elas teriam essa oportunidade?
    Acredito que dificilmente teriam. Quando você diz que é a obrigação do Governo, está correto, no entanto, mesmo sendo uma obrigação, acredito que o governo fez muitas coisas positivas em favor das pessoas, não só das mais pobres, como também da classe média, no quesito educação (é claro que ainda estamos numa situação precária na educação e isso não é responsabilidade de todos nós). Não foi só graças ao PT, com certeza não, mas que o partido teve uma bela contribuição para isso, teve mesmo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Caro Levi,

    Obrigado por seu comentário. Mas eu sinceramente não vejo essas "muitas coisas positivas no quesito educação", não.

    Nossa Educação continua em um patamar inaceitável. Os últimos governos, de PSDB e PT, simplesmente não atacaram este que é o problema crítico do país: a baixíssima qualidade do ensino fundamental.

    O PT teve 12 anos inteirinhos para fazer algo pela Educação, e simplesmente não fez nada. Em recente estudo da OCDE, os salários de nossos professores apareceram na 43ª posição entre 44 países avaliados, à frente apenas da Indonésia. Nas avaliações internacionais de linguagens e de matemática, nossas crianças são avaliadas com as piores notas, equivalentes às dos países mais pobres do mundo.

    Os dados provam: os governos de Lula e Dilma apenas aprofundaram o triste abismo do ensino básico, motivo principal dos problemas brasileiros.

    No ensino superior, houve apenas umas poucas e tímidas iniciativas dignas de elogios: o programa "Ciência sem Fronteiras", o reajuste das bolsas de mestrado e doutorado (ainda em valores muito baixos, diga-se), a criação de algumas universidades novas... Pouco, muito pouco. Ainda mais para um partido que fez o que o PT fez (e faz) com a sociedade brasileira.

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.