segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Efemérides tricolores - 14 de agosto


1904: em jogo amistoso interestadual, o Fluminense inaugurou a primeira arquibancada do seu campo, na rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras). Na pequena arquibancada de madeira, isolada do gramado por uma corda, o público assistiu à vitória do Paulistano por 3 a 0. Para cobrir os custos da construção, o Fluminense cobrou pela entrada dos não-sócios, na primeira venda de ingressos da história do futebol carioca. Foram exatos 996 pagantes: 806 entradas vendidas aos sócios, e 190 ingressos vendidos na bilheteria, cada um por dois mil réis. Estava oficialmente inaugurado o primeiro estádio construído originalmente para o futebol no Brasil.

1938: o Fluminense sagrou-se campeão do Torneio Municipal do Rio de Janeiro, ao golear o America por 6 a 0, no Estádio de Laranjeiras, com gols de Sandro (3), Orlandinho, Romeu Pellicciari e Tim. A campanha do título teve 16 jogos, 11 vitórias, 1 empate e 4 derrotas, 39 gols-pró e 18 gols-contra. Nos meses seguintes, aquele timaço tricolor conquistaria também o tri no Campeonato Carioca.

1949: em jogo do turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 3 a 0 do Olaria, gols de Cento-e-Nove, Osvaldo (contra) e Santo Cristo.

1955: em partida válida pelo primeiro turno do Campeonato Carioca, na rua Bariri, o Fluminense venceu o Olaria por 2 a 1. Os gols da vitória tricolor foram assinalados por Didi (de falta) e Escurinho.

1976: em jogo da última rodada do terceiro turno do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense goleou o Botafogo por 5 a 1, e garantiu a primeira posição do turno, conquistando a Taça Amadeu Rodrigues Sequeira e uma vaga na fase final. Os gols tricolores foram assinalados por Carlos Alberto Torres, Doval, Rivellino e Gil (2). Na fase final, Fluminense, Vasco, Botafogo e America mediriam forças, nas semanas seguintes. O Tricolor terminaria bicampeão carioca.

1984: na final do Torneio de Udine, no Stadio Friuli, o Fluminense perdeu por 4 a 1 para o Köln, da Alemanha Ocidental, ficando com o vice-campeonato. O lateral-esquerdo Branco assinalou o gol de honra do Fluminense. Os clubes italianos Udinese e Milan foram os outros participantes da competição.

1989: no Estádio Olímpico de Kiev, na União Soviética, o Fluminense venceu a decisão do Torneio de Kiev após empatar em 0 a 0 com o Bangu, e vencer por 4 a 2 na definição por pênaltis. A Roma e o Dinamo de Kiev foram os outros participantes da competição conquistada pelo Tricolor.

1994: o Fluminense estreou no Campeonato Brasileiro, com uma vitória por 3 a 1 sobre o Náutico, no Estádio de Laranjeiras. Joãozinho e Ézio (2) marcaram os gols tricolores na partida.

2016: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do América Mineiro, com um gol do centroavante Henrique Dourado, de voleio, no primeiro minuto do segundo tempo. O Fluminense teve um gol legítimo anulado na partida.

****

Aniversariantes do dia:

Alírio Guazzi, o Bassu (1934), médio esquerdo com 67 atuações pelo Fluminense entre as temporadas de 1954 e 1957.

José Maria da Silva, o Zé Maria (1968), ponta-direita com 6 gols marcados em 37 partidas entre as temporadas de 1987 e 1989.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.