terça-feira, 1 de agosto de 2017

Efemérides tricolores - 1º de agosto



1915: no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), em partida pelo returno do Campeonato Carioca, o Fluminense goleou o São Cristóvão por 9 a 1. Os gols tricolores foram de Welfare (5), Calmon (2), Carlos Alberto e Ernani.

1926: em jogo do returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Bangu por 4 a 2, tendo os gols tricolores sido de Coelho, Alfredinho, Lagarto e Ripper. Em nobre gesto, o Bangu presenteou o Fluminense com um belo escudo de madeira e prata, com medalhas com os nomes dos jogadores tricampeões em 1917, 1918 e 1919.

1930: o Fluminense organizou e sediou, no Estádio de Laranjeiras, o primeiro confronto entre a Seleção Brasileira e a Francesa (vitória do Brasil por 3 a 2, de virada, gols de Heitor Domingues (2) e Friedenreich). A escalação da Seleção foi a seguinte: Velloso (Fluminense); Grané (Corinthians) e Del Debbio (Corinthians); Pepe (Palestra Itália), Fausto (Vasco) e Serafini (Palestra Itália); Ministrinho (Palestra Itália), Heitor Domingues (Palestra Itália), Friedenreich (São Paulo da Floresta), Nilo (Botafogo) e Theóphilo (São Cristóvão). Na preliminar, o Fluminense perdeu amistoso para o Flamengo por 4 a 2 (Alfredinho e Pinto (de pênalti) marcaram os gols tricolores). Após o Fla-Flu, tricolores e rubro-negros se juntaram e torceram unidos pela Seleção.

1943: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, perante 11.039 pagantes em Laranjeiras, o Fluminense venceu o São Cristóvão por 3 a 1. Os gols da vitória tricolor foram assinalados por Maracaí (de pênalti) e Pedro Amorim (2). O goleiro tricolor Gijo, no dia de seu aniversário, defendeu uma cobrança de pênalti de Santo Cristo, espalmando a bola para escanteio.

1971: no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Flamengo, com três gols de Mickey, e conquistou o título de campeão da Taça Guanabara! Como havia levantado também o Campeonato Carioca, o Fluminense confirmava de vez sua supremacia no Rio de Janeiro.

1973: em partida do Campeonato Carioca, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o America, no Maracanã. Três semanas depois, o Tricolor se sagraria campeão estadual, ao vencer o Flamengo na decisão.

1976: em partida do Campeonato Carioca, perante 66.814 pagantes no Maracanã, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Flamengo. O gol do Fluminense foi do centroavante argentino Doval. A Máquina Tricolor seguia firme na campanha que culminaria na conquista do bicampeonato estadual.

2015: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, diante de 33.288 pessoas no Maracanã, o Fluminense venceu o Grêmio por 1 a 0, gol de Marcos Júnior, aos 31 minutos do segundo tempo. O jogo foi a estreia de Ronaldinho Gaúcho com a camisa tricolor.

****

Aniversariantes do dia:

Romualdo Sperto, o Gijo (1919), goleiro do Fluminense entre as temporadas de 1942 e 1944, tendo atuado 31 vezes com a camisa tricolor. Também defendeu o Palestra Itália (atual Palmeiras) e o São Paulo.
Foto: Gijo agarra a bola em um Fla-Flu em Laranjeiras.

Marcelo Barreto Serralha (1970), lateral-esquerdo formado pelo Fluminense, com 4 gols marcados em 72 jogos disputados pelo time profissional tricolor, entre as temporadas de 1989 e 1993. Fez parte do time campeão da Copa São Paulo de Juniores de 1989.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.