segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Efemérides tricolores - 7 de agosto


1927: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no campo da Praia Vermelha, o Fluminense ganhou por 4 a 3 do Sport Club Brasil. Os gols tricolores foram de Alfredinho (2) e Mílton (2).

1932: em partida do returno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Bonsucesso por 3 a 1. Os gols tricolores foram de Preguinho e Alfredinho (2).

1940: em jogo válido pelo Torneio Rio-São Paulo, no Pacaembu, em São Paulo, o Fluminense goleou a Portuguesa local por 5 a 1. Os gols tricolores foram marcados por Hércules (3), Romeu Pellicciari e Russo.

1948: no campo da avenida Teixeira de Castro, o Fluminense venceu o Bonsucesso por 5 a 1, em jogo do Campeonato Carioca. Os gols tricolores foram assinalados por Orlando Pingo de Ouro (2), Simões, Careca e Rodrigues Tatu.

1955: o Fluminense estreou no Campeonato Carioca com uma goleada por 6 a 0 sobre a Portuguesa da Ilha do Governador, no Estádio de Laranjeiras. O grande destaque do jogo foi o centroavante Waldo, autor de quatro gols. Os pontas Escurinho e Telê marcaram os outros gols tricolores na partida.

1963: em jogo do turno do Campeonato Carioca, no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Bonsucesso, gol de Manoel, aos 5 minutos do segundo tempo. Esta partida substituiu o jogo anulado de 20 de julho (Fluminense 3 x 0 Bonsucesso), em que o goleiro tricolor Castilho havia sido expulso, com Escurinho indo para o gol e simulando lesão para que o goleiro reserva Márcio pudesse entrar.

1977: perante 40.000 pessoas no Estádio Riazor, em La Coruña, na Espanha, o Fluminense venceu o Dukla Praga, da Tchecoslováquia, por 4 a 1, e assim conquistou o Torneio Teresa Herrera! Os gols da grande vitória tricolor foram marcados por Luís Carlos, Doval, Zezé e Marinho Chagas (de pênalti). Também participaram da competição o Real Madrid, da Espanha, e o Feyenoord, da Holanda.

1983: no Estádio do Maracanã, em jogo do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Bangu por 3 a 0, gols de Assis (2) e Leomir (de pênalti). Em seis rodadas, o Tricolor acumulava cinco vitórias e um empate, no início da campanha que terminaria com a conquista do título de campeão estadual, em dezembro.

1991: em amistoso no Bosuilstadion, na Antuérpia, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Royal Antwerp (clube que seria o campeão da Copa da Bélgica naquela temporada). Foi o sétimo jogo do giro do Tricolor pela Europa, com cinco vitórias e dois empates.

2004: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do Paraná, com três gols de Edmundo (dois de pênalti).

2005: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Mineirão, o Fluminense derrotou o Atlético Mineiro por 2 a 1. Leandro e Gabriel Santos marcaram os gols da vitória tricolor.

2016: no Beira-Rio, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o Internacional, em partida do Campeonato Brasileiro. Os dois gols tricolores foram de Gustavo Scarpa. O árbitro Rafael Traci anulou um gol legítimo do Tricolor, quando o placar estava 1 a 0 para o Fluminense.

****

Aniversariantes do dia:

Orpheu Pereira Souto (1916), meio-campista que integrou o elenco do Fluminense entre 1937 e 1939. Disputou uma partida na campanha do título do Campeonato Carioca de 1937, contra o Botafogo, substituindo o titular Santamaría.

Caetano da Silva Nascimento, o Veludo (1930), um dos grandes goleiros da história do Fluminense. Mesmo sendo contemporâneo do lendário Castilho, totalizou 112 atuações pelo time profissional, entre 1949 e 1956. Foi tricampeão Carioca de aspirantes de 1951 a 1953, e fez parte do elenco campeão Carioca em 1951 e Mundial em 1952. Pela Seleção Brasileira, foi o titular nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 1954, competição que disputou como reserva de Castilho.
Foto: Arquivo Público do Estado de São Paulo, Memória Pública, Jornal Última Hora.

Salvador Luiz de Almeida (1949), ponta-esquerda com 1 gol marcado em 11 jogos disputados pelo time principal do Fluminense, entre 1968 e 1969.

Luís Fernando da Silva Prado, o Luisinho (1964), meio-campista que integrou o elenco profissional do Fluminense na temporada de 1985. Entrou em uma partida do Campeonato Brasileiro, substituindo Jandir, contra o São Paulo.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.