sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Efemérides tricolores - 4 de agosto


1912: com grande atuação do meia-esquerda Ernesto Paranhos, o Fluminense ganhou por 6 a 1 do São Cristóvão, em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras). O primeiro gol tricolor foi de Barthô, o segundo de Behrmann, e os quatro últimos de Ernesto Paranhos.

1935: em jogo do primeiro turno do Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o Bonsucesso por 4 a 0, gols de Vicentino (2), Hércules e Russo (de pênalti), no campo da Estrada do Norte (atual Teixeira de Castro).

1946: em partida válida pelo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 9 a 3 do Madureira. Os gols tricolores foram distribuídos entre os integrantes daquela linha de frente espetacular: Ademir Menezes (2), Orlando Pingo de Ouro, Simões (3), Rodrigues Tatu e Pedro Amorim (2). Foi a quarta vitória em cinco jogos naquela competição, que terminaria com o Fluminense campeão.

1951: o Fluminense estreou bem no Campeonato Carioca, com uma vitória por 3 a 0 sobre o Canto do Rio, no Estádio de Laranjeiras, gols de Orlando Pingo de Ouro, Carlyle e Didi. Nos meses seguintes, o Tricolor faria uma campanha memorável, até vencer a decisão contra o Bangu e sagrar-se campeão.

1957: em partida do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 3 a 1 do São Cristóvão. Os gols que asseguraram a vitória do Fluminense foram marcados por Escurinho e Léo Briglia (2). No primeiro tempo, quando o Fluminense vencia por 1 a 0, o goleiro tricolor Castilho defendeu um pênalti cobrado por Décio.

1968: em jogo amistoso no Parque Antárctica, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Palmeiras. Artime abriu o placar para o clube paulista aos 36 do primeiro tempo, e Dario empatou para o Fluminense aos 20 da segunda etapa. O Palmeiras tinha um dos melhores times de sua história, e fez uma grande exibição, em especial o craque Ademir da Guia. Porém, o jovem time do Fluminense conseguiu segurar o empate, graças à excelente atuação do goleiro Félix.

1973: em jogo válido pelo terceiro turno do Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense venceu o Bangu por 2 a 1. Os gols tricolores foram de Lula e Rubens Galaxe. Ainda em agosto, o Fluminense conquistaria o título, em final contra o Flamengo.

1976: em partida válida pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Olaria. Dirceu marcou o gol da vitória da Máquina Tricolor, que seguia a pleno vapor, na campanha que culminaria na conquista do bicampeonato estadual.

1984: em jogo do Campeonato Carioca, o Fluminense goleou o Friburguense por 5 a 1, no Maracanã. Os gols tricolores foram de Deley, Romerito (2), Assis e Duílio. Com 5 vitórias e 1 empate, o Fluminense iniciava a campanha que terminaria com a conquista do bicampeonato estadual.

1989: no Stadion Feijenoord, em Rotterdam, na Holanda, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Benfica, de Portugal. Alexandre Torres marcou o gol tricolor nesta partida, que foi a estreia do Fluminense no torneio quadrangular de Rotterdam. Também participaram da competição o Anderlecht, da Bélgica, e o Feyenoord, da Holanda.

2001: no Estádio do Maracanã, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Botafogo de Ribeirão Preto, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Jorginho e Agnaldo marcaram os gols da vitória tricolor.

2005: no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense derrotou o Vasco por 3 a 2. Os gols da vitória tricolor foram assinalados por Tuta, Beto e Mílton do Ó.

2011: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Engenhão, o Fluminense venceu o Internacional por 2 a 0, gols de Souza e Rafael Moura (de pênalti). Quando o placar estava 1 a 0, o goleiro tricolor Diego Cavalieri defendeu uma cobrança de pênalti de Andrés d'Alessandro. Neste jogo, o Fluminense estreou seu uniforme grená com detalhes dourados.

****

Aniversariantes do dia:

Ítalo Victório Bruno (1933), meio-campista integrante do elenco do Fluminense na década de 1950. Além de amistosos, jogou uma partida do Torneio Rio-São Paulo de 1959, contra o Botafogo.

Marco Luiz Brito (1977), atacante formado pelo Fluminense, com 29 gols marcados em 146 jogos como profissional do clube, entre as temporadas de 1995 e 2003. Participou das conquistas da Copa Rio de Janeiro de 1998, da Série C de 1999 e do Campeonato Carioca de 2002.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.