domingo, 20 de agosto de 2017

Efemérides tricolores - 20 de agosto


1911: diante de numerosa assistência no campo da rua Guanabara (atual Estádio de Laranjeiras), o Fluminense enfrentou uma Seleção do Uruguai, composta por jogadores dos principais times de Montevideo. O escrete nacional do país vizinho venceu a equilibrada partida pelo placar de 3 a 2. Os gols tricolores na partida internacional foram marcados por Arnaldo Guimarães e Orlando Bahiano. O selecionado uruguaio havia disputado quatro partidas em São Paulo: empate em 3 a 3 com o Paulistano (9 de agosto), empate em 2 a 2 com o São Paulo Athletic (12 de agosto), derrota por 3 a 0 para o Americano (13 de agosto) e empate em 2 a 2 com a Seleção Paulista (15 de agosto). De acordo com o Blog do Marcão, a Seleção do Uruguai tinha os seguintes atletas: Fernández della Sierra, Bariola, Jorge Germán Pacheco, Ángel-Allende, Francisco Crocker [Nacional Montevideo], E. Crocker [Nacional Montevideo], A. Bertone, Juan Carlos Bertone [Montevideo Wanderers], Antônio Marques, Carlos "Carlitos" Marques, Rebagliate, Alberto Zumarán [Montevideo Wanderers], Zumarán II e Altamirano.

1960: em jogo do turno do Campeonato Carioca, em São Januário, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do São Cristóvão, gol de Maurinho, aos 6 minutos do primeiro tempo.

1961: em partida válida pelo Campeonato Carioca, perante 86.464 pagantes no Maracanã, o Fluminense derrotou o Flamengo por 4 a 3. O onze tricolor começou avassalador, abrindo logo 3 a 0 no placar, com gols de Calazans aos 4, Paulinho Omena aos 11 e Escurinho aos 17. Henrique Frade descontou para o Flamengo aos 25, mas Paulinho Omena marcou mais um aos 30 e parou a reação rubro-negra. No segundo tempo, o Flamengo chegou a descontar, com Dida aos 28 e Gérson aos 39, de pênalti, mas o Fluminense soube segurar a vitória. O treinador tricolor Zezé Moreira explicou a queda de produção na etapa final: "O preparo físico de certos elementos não está 100%. Escurinho chegou a sentir dores na perna, Humberto precisa de muita ginástica para chegar ao normal, havendo outros em condições idênticas. Ora, com 4 a 1 a nosso favor, a ninguém seria lícito pensar em empate ou derrota. A vitória estava mais que garantida. Por isso, eu mandei o time poupar esforços, atendendo aos seus próprios interesses. O que interessa ao Fluminense é a vitória, seja de 1 a 0, seja 4 a 3. De que adiantaria um placar de, por exemplo, 9 a 1? Não ganharíamos mais pontos por causa disso".

1964: em jogo no Maracanã, válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Bonsucesso, gol de Amoroso, aos 39 minutos do segundo tempo. Com seis vitórias e um empate em sete jogos, o Fluminense iniciava a campanha de mais um título estadual - que seria conquistado em decisão contra o Bangu, em dezembro.

1967: o Fluminense venceu o Teresópolis por 3 a 0, com três gols de Cláudio Garcia, em amistoso disputado no Estádio Jorge Pereira da Silva, na cidade serrana.

1972: na decisão do terceiro lugar do Troféu Colombino, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Valencia, no Estádio Municipal de Huelva, na Espanha. Didi (aos 3 do segundo tempo) e Lula (aos 35, cobrando pênalti) marcaram os gols da vitória tricolor sobre a equipe espanhola. Na decisão do torneio, o Atlético de Madrid venceu o Slovan Bratislava, da Tchecoslováquia, por 2 a 1.

1978: na decisão do terceiro lugar do Torneio de Amsterdã, o Fluminense empatou em 2 a 2 com o AZ Alkmaar, da Holanda, no Estádio Olímpico da capital holandesa. Os gols tricolores foram de Robertinho e Marinho Chagas. Na disputa de pênaltis, o AZ venceu por 5 a 4.

1985: em jogo da fase de grupos da Copa Libertadores, o Fluminense perdeu por 1 a 0 para o Ferro Carril Oeste, da Argentina, no Estádio do Ferro Carril Oeste, em Buenos Aires. O gol foi de Esteban González, aos 12 do primeiro tempo, cobrando pênalti duvidoso assinalado pelo árbitro uruguaio Ramón Barreto (que também expulsou Deley). Com o resultado, o Tricolor foi eliminado da competição.

1986: na decisão do terceiro lugar do Torneio de Zurique, competição organizada pelo Grasshopper-Club em comemoração ao centenário de sua fundação, o Fluminense perdeu por 1 a 0 para o Bayern de Munique, no Hardturm Stadion. O gol da vitória do time alemão foi de Dorfner, aos 15 minutos. Assim, o Bayern conseguiu igualar o histórico do confronto, já que, em 1975, o Fluminense vencera o timaço bávaro no Maracanã. Na decisão do torneio, o Grasshopper-Club venceu a Roma por 3 a 1.

1989: na sequência da excursão pela Europa, o Fluminense derrotou o Napoli, vice-campeão italiano da temporada anterior, por 1 a 0, no Stadio Partenio, em Avellino, na Itália, com um gol de Edgar, de falta, aos 28 minutos do segundo tempo. O Napoli conquistaria o Campeonato Italiano na temporada que se iniciava.

1995: em jogo do Campeonato Brasileiro, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Criciúma, gol de Aílton, aos 21 minutos do segundo tempo.

1997: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense venceu o Guarani por 3 a 1. Os gols tricolores foram de Paulinho McLaren (de pênalti), César e Paulo Roberto (de falta).

2008: em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio dos Aflitos, no Recife, o Fluminense derrotou o Náutico por 3 a 1, com três gols do centroavante Washington.

2015: na partida de ida das oitavas-de-final da Copa do Brasil, no Maracanã, o Fluminense venceu o Paysandu por 2 a 1. Os gols tricolores foram de Magno Alves e Renato, o último aos 47 minutos do segundo tempo.

****

Aniversariantes do dia:

Henry Welfare (1888), lendário centroavante inglês do Fluminense, sexto maior artilheiro  da história do clube (o maior da era amadora), líder do time tricampeão carioca em 1917, 1918 e 1919, e campeão também dos Torneios Início de 1916 e 1924. Entre 1913 e 1924, marcou incríveis 161 gols em 165 partidas oficiais pelo Fluminense, e ainda 4 gols em Torneios Início, e outros tantos pela Seleção Carioca.
Após jogar por três clubes ingleses (Northern Nomads, Liverpool e Tranmere Rovers), Welfare chegou ao Rio de Janeiro em 9 de agosto de 1913, contratado como professor de Língua Inglesa e Matemática pelo Ginásio Anglo-Brasileiro. Semanas depois, o Tanque Inglês estrearia no time principal do Fluminense, clube em que faria história nos anos seguintes. O cronista Mario Filho o definiu assim: "Era como se o Fluminense estivesse usando uma arma proibida; os outros clubes de espada, o Fluminense de revólver, de metralhadora". Em 1920, o professor Harry recebeu o justo título de sócio benemérito, homenagem justíssima, pois sua passagem pelo Fluminense certamente mudou o clube de patamar.

Luís Henrique Pereira dos Santos (1968), meio-campista com 10 gols marcados em 69 partidas disputadas pelo Fluminense, entre as temporadas de 1994 e 1997. Fez parte do time que conquistou o Campeonato Carioca de 1995. Na Seleção Brasileira, fez 7 gols em 20 jogos, e participou das Copas América de 1991 e 1993.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.