segunda-feira, 9 de abril de 2018

Efemérides tricolores - 9 de abril


1922: em sua estreia no Campeonato Carioca, o Fluminense venceu o São Cristóvão por 4 a 2, no campo do adversário, na rua Figueira de Melo. Os gols tricolores foram anotados por Coelho, Zezé (dois) e Welfare.

1950: na sequência da excursão pela América do Sul, em amistoso disputado no Estádio Hernando Siles, em La Paz, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Bolívar, graças aos gols de Carlyle e Orlando Pingo de Ouro. Foi a segunda das três partidas do Tricolor na capital da Bolívia, localizada 3.637 metros acima do nível do mar.

1961: em jogo válido pelo Torneio Rio-São Paulo, disputado no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense goleou a Portuguesa de São Paulo por 7 a 0, gols de Paulinho Omena, Jair Francisco, Waldo (quatro) e Telê. Os quatro gols de Waldo foram os últimos do artilheiro em partidas oficiais de competição pelo Fluminense - após disputar alguns amistosos nos meses seguintes, ele seria vendido ao Valencia, da Espanha.

1967: em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio Durival Britto, em Curitiba, o Fluminense ganhou por 2 a 1 do Ferroviário, bicampeão paranaense, graças aos gols de Cláudio Garcia e Gilson Nunes (de falta).

1972: diante de 67.606 pagantes no Maracanã, em jogo válido pelo Campeonato Carioca, o Fluminense derrotou o Botafogo por 1 a 0, gol do ponta-esquerda Lula, aos três minutos do segundo tempo.

1975: na sequência do Campeonato Carioca, o Fluminense ganhou por 1 a 0 do Bangu, no Maracanã, gol de Manfrini. A Máquina Tricolor agora tinha sete vitórias, um empate e uma derrota, e seguia na liderança da competição - o Fluminense terminaria campeão, após triangular contra Vasco e Botafogo (vide 10 e 17 de agosto).

1977: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Maracanã, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Campo Grande, gols de Marinho Chagas (de pênalti), Paulinho, Doval e Kléber.

1978: em partida disputada no Estádio Vivaldão, em Manaus, válida pelo Campeonato Brasileiro (então chamado de Copa Brasil), o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Nacional de Manaus, gols de Marinho Chagas e Geraldão. Foi a primeira vitória tricolor na competição, após um começo com dois empates e duas derrotas.

1988: em jogo válido pelo Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 4 a 0 do Volta Redonda, gols de Washington, João Santos, Leomir (de pênalti) e Jorginho.

1995: numa virada espetacular contra o Vasco, no Maracanã, o Fluminense iniciou sua arrancada rumo ao título do Campeonato Carioca. Antes da rodada, a tabela do octogonal final tinha o Flamengo com 9 pontos, o Botafogo com 7, o Vasco com 5, e o Fluminense com somente 1. O Fluminense começou perdendo (gol de Leandro Ávila com desvio em Djair), mas empatou com um golaço de Lira, por cobertura, ainda no primeiro tempo. Aos sete da etapa final, Valdir fez 2 a 1 para o Vasco, resultado que praticamente eliminava as chances de título do Fluminense. Porém, tricolor nunca desiste: Leonardo, que fora dispensado pelo próprio Vasco, entrou aos 20, empatou aos 28 e virou aos 40. Com a dramática vitória de virada, o Fluminense chegava aos quatro pontos na tabela - ainda estava atrás dos três rivais, mas os ultrapassaria nas semanas seguintes, e terminaria campeão no épico Fla-Flu de 25 de junho.

2008: já classificado na fase de grupos da Copa Libertadores, o Fluminense perdeu por 2 a 0 para o Arsenal de Sarandí, no Estádio Julio Grondona, em Sarandí. Os gols do time argentino foram de Biagini e Bottaro. O Fluminense venceria a LDU Quito na rodada final, no Maracanã (vide 17 de abril), e terminaria na primeira colocação geral da fase de grupos.

****

Aniversariantes do dia:

Francisco Bueno Netto, o Chico Netto (1894), zagueiro e capitão do Fluminense na conquista do histórico tricampeonato Carioca em 1917, 1918 e 1919. Também participou das conquistas dos Torneios Início de 1916 e 1924, e disputou uma partida na campanha vitoriosa do Campeonato Carioca de 1924. Com 12 gols marcados em 135 jogos pelo time principal tricolor, Chico Netto era um líder dentro de campo, e um exemplo de atleta disciplinado: nunca foi expulso de uma partida. Paulista natural de Mogi Mirim, Chico Netto chegou ao Fluminense em 1915, e defendeu o clube até 1924. Formou o trio de defesa mais famoso da era amadora do futebol brasileiro, que todos os fãs do esporte recitavam de cor: "Marcos, Vidal e Chico Netto".
Chico Netto, no mural dos tricampeões de 1919.
Chico Netto, Marcos e Vidal, o trio de ouro do Fluminense.

Dejair Mazzoni, o Dejair (1933), ponta-esquerda com 2 gols em 17 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 1957 e 1958. Participou da conquista do Torneio Rio-São Paulo de 1957.

Humberto Torgado de Oliveira, o Humberto (1935), goleiro com seis atuações pelo Fluminense, na temporada de 1967. Em uma dessas partidas, pelo Campeonato Brasileiro, Humberto saiu consagrado como o melhor em campo, após manter a meta intacta na vitória por 3 a 0 sobre o Santos de Pelé. São poucos os goleiros que podem se orgulhar de terem passado ilesos por noventa minutos de Pelé: Humberto é um deles (vide 30 de abril).
Humberto Torgado, goleiro.

Josimar de Carvalho Ferreira, o Josimar (1972), atacante que integrou o elenco do Fluminense na temporada de 1994, tendo atuado em três partidas do time principal tricolor.

Júnior César Eduardo Machado, o Júnior César (1982), lateral-esquerdo natural de Magé, revelado pelo Fluminense. No time profissional tricolor, disputou ao todo 228 partidas, nas quais marcou 6 gols, em duas passagens (entre 2001 e 2004, e entre 2007 e 2008). Participou das conquistas do Campeonato Carioca de 2002 e da Copa do Brasil de 2007, e da campanha do vice-campeonato da Copa Libertadores de 2008.
O lateral-esquerdo Júnior César.

PCFilho

7 comentários:

  1. Hoje é dia de relembrar o imenso Chico Netto, líder do primeiro grande time da história do futebol brasileiro, o Fluminense tricampeão!

    Lenda do Esporte Nacional!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Chico Netto é um ídolo que merece ser mais reverenciado.

      Aqui está o nosso tributo ao capitão. :)

      Excluir
    2. Acrescentados dois aniversariantes:

      Dejair Mazzoni, o Dejair (1933), ponta-esquerda com 2 gols em 17 jogos pelo Fluminense, entre as temporadas de 1957 e 1958. Participou da conquista do Torneio Rio-São Paulo de 1957.

      Humberto Torgado de Oliveira, o Humberto (1935), goleiro com seis atuações pelo Fluminense, na temporada de 1967. Em uma dessas partidas, pelo Campeonato Brasileiro, Humberto saiu consagrado como o melhor em campo, após manter a meta intacta na vitória por 3 a 0 sobre o Santos de Pelé. São poucos os goleiros que podem se orgulhar de terem passado ilesos por noventa minutos de Pelé: Humberto é um deles (vide 30 de abril).

      A fonte da informação dos dois aniversários é o Jornal dos Sports de 9 de abril de 1958, que cita ambos como aniversariantes do dia ( http://memoria.bn.br/DocReader/112518_02/21044 ).

      Excluir
  2. Esse jogo de 1995 contra o Vasco foi demais!! Uma virada memorável. Saímos do Maracanã com a certeza de que arrancaríamos para acabar com a seca de 10 anos. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquele time do Fluminense era guerreiro demais.

      Excluir
    2. Operários que ganhariam o título dos milionários vestidos de vermelho e preto...

      Excluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.