quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Efemérides tricolores - 10 de agosto


1924: em partida válida pelo returno do Campeonato Carioca, perante 8.511 pagantes no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do São Cristóvão, com gols de Coelho e Zezé. O Fluminense conquistaria o título da competição.

1930: no Estádio do Fluminense, em Laranjeiras, a Seleção Brasileira venceu a Iugoslávia por 4 a 1. A Seleção jogou com: Joel (America); Zé Luiz (São Cristóvão) e Itália (Vasco); Hermógenes (America), Fausto (Vasco) e Fernando Giudicelli (Fluminense); Benedicto (Botafogo), Nilo (Botafogo), Carvalho Leite (Botafogo), Russinho (Vasco) e Theóphilo (São Cristóvão). Entraram Benevenuto (Flamengo) e Sant'Anna (Vasco). Esta foi a última partida do meio-campista tricolor Fernando Giudicelli com a camisa da Seleção Brasileira.

1941: em emocionante jogo válido pelo segundo turno do Campeonato Carioca, no Estádio de Laranjeiras, o Fluminense derrotou o Bangu por 4 a 3, de virada. No primeiro tempo, Lula abriu o placar para o Bangu e Hércules empatou para o Fluminense. Na etapa complementar, Rongo fez 2 a 1 para o Tricolor, mas Anito e Madureira marcaram, virando o placar para 3 a 2. Nos minutos derradeiros, Hércules marcou mais duas vezes, e deu a vitória ao Fluminense, por 4 a 3. Foi um resultado importante, pois o Fluminense vinha de duas derrotas (Flamengo 4 x 1 e Botafogo 3 x 2). Ali, o timaço tricolor retomou as vitórias, na campanha que terminaria com o título do Campeonato Carioca, com 22 vitórias em 28 jogos, e o melhor ataque da história da competição (106 gols-pró).

1969: em jogo da Taça Guanabara, diante de 94.725 pagantes no Maracanã, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Flamengo. O melhor jogador em campo foi o goleiro tricolor Jorge Vitório, que garantiu o empate com grandes defesas, incluindo um pênalti cobrado por Rodrigues Neto. O empate deixou o Fluminense em ótimas condições na competição. O Tricolor, que já havia conquistado o Campeonato Carioca naquele ano, levantaria também a Taça Guanabara, uma semana depois (vide efemérides de 17 de agosto).

1975: em uma exibição magnífica da Máquina Tricolor, o Fluminense goleou o Vasco por 4 a 1, perante 79.764 pagantes no Maracanã, na primeira partida do triangular final do Campeonato Carioca. Os gols do espetacular Fluminense foram marcados, na ordem, por Manfrini, Paulo Cezar Caju, Gil e Rivellino. O Vasco descontou com Edu, quando a Máquina Tricolor vencia por 2 a 0. Vasco e Botafogo jogariam na quinta-feira 14, e Fluminense e Botafogo encerrariam o Campeonato no domingo 17 (vide efemérides dos próximos dias!). 

1984: no primeiro jogo da viagem à Itália, o Fluminense ganhou por 2 a 0 do Ascoli, no Stadio Cino e Lillo Del Duca, em Ascoli Piceno, com gols de Washington e Assis, ambos ainda no primeiro tempo da partida.

1985: na semifinal do Torneio Teresa Herrera, no Estádio Riazor, em La Coruña, Fluminense e Porto fizeram uma partida muito equilibrada, com o clube português conseguindo o gol da vitória nos minutos derradeiros, através de José Semedo. No dia seguinte, o Fluminense decidiria o terceiro lugar da competição contra o Real Madrid (vide efemérides de amanhã!).

****

Aniversariantes do dia:

Amaury Froment (1920), zagueiro que integrou o elenco do Fluminense entre as temporadas de 1941 e 1946.

Wilson Corrêa (1934), meia-esquerda que fez parte do plantel do Fluminense entre 1958 e 1959.

Sergio Américo da Silva Gomes (1949), atacante do Fluminense entre 1966 e 1970, integrante do elenco campeão do Carioca e da Taça Guanabara de 1969. Marcou um gol, contra o Botafogo, pelo Campeonato Carioca de 1968.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.