quinta-feira, 10 de junho de 2021

Afinal, quando é o aniversário de Flávio Minuano?


Flávio Almeida da Fonseca, o Flávio Minuano, centroavante icônico do futebol brasileiro nos anos 1960 e 1970, nasceu em Porto Alegre, no ano de 1944. Mas em que dia? Algumas fontes dizem 9 de junho, outras 9 de julho, outras ainda 9 de setembro. Só concordam com o ano. Eis um dos maiores pesadelos de um pesquisador: fontes com informações divergentes.

Nas minhas Efemérides Tricolores, que publiquei aqui no blog entre 2017 e 2018, Flávio aparece listado entre os aniversariantes do dia 9 de julho. O prestigiado site Terceiro Tempo, do jornalista Milton Neves, concorda comigo. O jornalista Valterson Botelho, no texto de introdução à entrevista feita em 2010, também diz 9 de julho, mesma data do perfil do craque no site OGol e do site de Ricardo Lima.

Já uma página dedicada a Flávio no Facebook diz que ele nasceu em 9 de setembro - data que também aparece em seu perfil no ótimo site Tardes de Pacaembu. A Wikipédia em português, certamente a fonte mais consultada, crava 9 de junho - porém, curiosamente, a Wikipédia em inglês diz 9 de julho.

Nem os clubes pelos quais Flávio passou concordam. O Fluminense, em que ele fez chover gols entre 1969 e 1971, parabenizou o craque no dia 9 de junho. O Corinthians fez o mesmo. Porém, o Internacional tem matéria em seu site afirmando que ele nasceu em 9 de julho.

E a confusão é antiga. Em 1963, quando Flávio ainda era um menino recém-lançado no time profissional do Internacional, a Revista do Esporte publicou uma entrevista com ele, dizendo que ele nasceu em 9 de julho:
Revista do Esporte, número 200 (1963).

Em 1968, quando Flávio já era um ídolo no Corinthians, o Diário da Noite também publicou uma pequena biografia do craque, indicando a data de 9 de julho:
Diário da Noite, 07/11/1968.

Em junho de 1969, quando o Fluminense sagrou-se campeão carioca, e em dezembro de 1970, quando o Fluminense sagrou-se campeão brasileiro, o Jornal dos Sports publicou as minibiografias dos jogadores tricolores e, nos parágrafos sobre Flávio, escreveu 9 de junho:
Jornal dos Sports, edição de 16/06/1969.

Jornal dos Sports, edição de 21/12/1970.

Já em dezembro de 1975, no dia em que o Internacional se sagraria campeão brasileiro, o Diário de Notícias também publicou um resumo da carreira de Flávio, que teria nascido em 9 de julho: 
Diário de Notícias, edição de 14/12/1975.

No dia seguinte à conquista do Internacional, o próprio Jornal dos Sports e também o Diário da Tarde de Curitiba escreveram 9 de julho:
Jornal dos Sports, edição de 15/12/1975.

Diário da Tarde (PR), edição de 15/12/1975.

No dia 9 de julho de 2004, o Jornal dos Sports publicou um perfil de Flávio, para festejar o 60º aniversário do artilheiro. A homenagem foi feita na coluna de José Antonio Gerheim, especialmente dedicada a efemérides:
Jornal dos Sports, edição de 9 de julho de 2004.

Flávio marcou tantos gols e deu alegrias a tanta gente que talvez mereça mesmo comemorar três aniversários por ano. Mas eu sou engenheiro, gosto de exatidão. Como descobrir a verdadeira data? Encontrando um documento oficial.

Finalmente, veio dos arquivos do Internacional de Porto Alegre o que eu queria:
Registro de Flávio na Federação Gaúcha (1963).

No registro de Flávio na Federação Gaúcha, então "Federação Rio Grandense de Futebol", está a informação precisa: "nascido a 9 de julho de 1944".

Portanto, eu estava mesmo certo ao listar Flávio como um dos aniversariantes de 9 de julho. Fluminense e Corinthians, que parabenizaram o craque em 9 de junho, precisarão repetir a dose no mês seguinte. Convenhamos, um craque que marcou tantos gols merece mesmo ser duplamente celebrado.

PCFilho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.