quarta-feira, 2 de junho de 2021

História - Fluminense x Cerro Porteño


O sorteio das oitavas-de-final da Copa Libertadores de 2021 definiu o duelo entre Fluminense e Cerro Porteño, do Paraguai. Os dois clubes vão assim reeditar o confronto da semifinal da Copa Sul-Americana de 2009, em que o Fluminense se classificou de maneira dramática.

Até hoje, o Fluminense enfrentou o Cerro Porteño em 4 partidas, com 3 vitórias tricolores e 1 empate:
14/06/1964 - Cerro Porteño 2 x 2 Fluminense - Defensores del Chaco (Asunción, Paraguai)
28/03/1984 - Cerro Porteño 0 x 1 Fluminense - Defensores del Chaco (Asunción, Paraguai) (*)
(*) no jogo de 28/03/1984, o Cerro Porteño jogou reforçado com alguns jogadores do Sol de América.

O primeiro jogo entre Fluminense e Cerro Porteño, em 14 de junho de 1964, foi um amistoso no Defensores del Chaco, em Asunción, capital do Paraguai. Os gols tricolores no empate de 2 a 2 foram marcados por Oldair e Mateus. O lendário goleiro Castilho foi o melhor em campo, segundo os relatos dos jornais.
Mateus chuta para marcar o segundo gol do Fluminense. Foto: Jornal do Brasil.

A segunda partida entre Fluminense e Cerro Porteño foi em 28 de março de 1984, também no Defensores del Chaco, diante de 9.445 pagantes. Este jogo, em que o Cerro Porteño atuou reforçado por jogadores do Sol de América, foi a estreia do craque paraguaio Romerito pelo Fluminense - e foi dele o gol da vitória tricolor, de cabeça, completando cruzamento de Assis da esquerda (numa prévia da jogada que decidiria o Campeonato Brasileiro dois meses depois, contra o Vasco). Houve um minuto de silêncio em homenagem a Fleitas Solich, treinador paraguaio que trabalhara em alguns clubes brasileiros, inclusive no Fluminense (em 1963). Pela vitória, o Fluminense recebeu o troféu "La Amistad" ("A Amizade").
Anúncio no Jornal do Brasil: a estreia de Romerito foi transmitida para todo o Brasil pela TV Manchete.

Jornal O Fluminense, 29/03/1984: "Romerito estréia e dá vitória ao Flu contra Cerro: 1 a 0".

Os duelos de 2009 foram pela semifinal da Copa Sul-Americana. Após vencer por 1 a 0 no jogo de ida em Asunción, com gol de Fred, o Fluminense também ganhou a partida de volta, no Maracanã, por 2 a 1, de virada. A classificação foi dramática, porque os dois gols tricolores no jogo de volta só foram marcados nos acréscimos do segundo tempo, por Gum e Alan. No fim do jogo, houve uma briga generalizada no gramado do Maracanã, com cenas típicas da selvageria das competições sul-americanas.

Gum, com a cabeça enfaixada, comemora o seu gol, com Fred ao fundo. Foto: Reuters.

Flagrante da briga generalizada no gramado do Maracanã.

Ruy ajuda Diguinho durante a pancadaria contra os jogadores do Cerro Porteño.

Nas oitavas-de-final da Copa Libertadores de 2021, veremos os próximos capítulos da história deste duelo entre Fluminense e Cerro Porteño. O primeiro jogo acontecerá no Paraguai, com a segunda partida ocorrendo no Maracanã.

PCFilho

2 comentários:

  1. Ontem todo mundo relembrou a briga generalizada do Fluminense x Cerro Porteño. Uma curiosidade que não é muito lembrada: o técnico do Cerro era o argentino Pedro Troglio, que dois anos depois treinaria o Argentinos Juniors, no jogo daquela confusão em Buenos Aires. 😂😂😂😂

    E essas não foram as únicas vezes em que Pedro Troglio enfrentou o Fluminense. Ele também era o técnico do Gimnasia y Esgrima que nos eliminou da Copa Sul-Americana em 2006.

    Naquele dia o esperto não arrumou confusão. 😂

    ResponderExcluir
  2. 06 Jogos

    Fluminense - 05
    Empate - 01
    Cerro Porteño - 00

    GP - 09
    GC - 03

    últimos 2 jogos:

    13/07/2021 - Cerro Porteño 0 x 2 Fluminense - General Pablo Rojas (Assunção)
    03/08/2021 - Fluminense 1 x 0 Cerro Porteño - Maracanã (Rio de Janeiro)

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.