domingo, 5 de abril de 2009

Fórmula 1 debaixo d’água – parte 1

A corrida estava excepcional. Ultrapassagens a todo o momento, mudanças de pneus a cada volta, o clima brincando com pilotos e estrategistas. Mas aí a natureza cansou de ser desafiada.

Primeiro, mandou raios como aviso, interrompendo a transmissão. Depois, veio a chuva. Muita, muita chuva. E aí a corrida parou.

Enquanto os carros corriam, a prova foi emocionante. Button e Barrichello fizeram largadas opostas. O inglês foi mal e caiu para terceiro, e o brasileiro subiu para quarto. Outro que largou mal foi o alemão Glock, e quem se deu bem de verdade foi seu compatriota Rosberg, que assumiu a ponta.

Entrou em cena a estratégia da Brawn, e após o primeiro pit-stop Button já estava (bem) na frente, e Rubinho se aproximou do grupo do grupo da ponta. Então começou a brincadeira. Chove-não-molha, Raikkonen arriscou um pneu de chuva mas se deu mal. Quem estava com pneu para pista seca até que ia bem, mas quem veio voando foi o Timo Glock, que resolveu arriscar na hora certa o uso dos pneus intermediários. E foi ultrapassando a todos com a maior facilidade. A chuva dava sinais de que ia cair com força, e já estava muito complicado guiar com pneus slick. Todos para os boxes para colocar pneus de chuva.

Mas quem disse que a chuva queria cair agora? Com isso, os pneus se deterioravam muito rapidamente, e voltam todos para colocar pneus intermediários. E foi aí que ela veio. E veio com força!


Quem seguiu essa lógica partiu para sua quarta parada, e neste momento era impossível saber quem estava em qual posição. Era extremamente difícil ficar na pista. Indirigível, disse Buemi pelo rádio. Entra o safety car, e, logo depois, bandeira vermelha.

O drama agora é: quando a chuva parar haverá luminosidade para que os pilotos consigam voltar a correr com segurança? Isso é um castigo para os dirigentes, que até agora tinham feito ótimas mudanças em prol da competitividade, mas que tomam decisões baseadas no lado financeiro e agora têm que pagar por colocar uma corrida na Malásia no fim da tarde.

Por enquanto a prova está parada, e a classificação é a seguinte:
1º Button
2º Glock
3º Heidfeld
4º Trulli
5º Barrichello
6º Hamilton
7º Rosberg
8º Webber
9º Massa
10º Bourdais
11º Piquet
12º Alonso
13º Nakajima
14º Raikkonen
15º Sutil
16º Vettel
17º Buemi
18º Fisichella

Parece que a corrida vai recomeçar… vamos aguardar.

3 comentários:

  1. Segunda bandeira vermelha que eu vi na minha vida. A primeira foi em Interlagos, 2003 se não me engano.

    ResponderExcluir
  2. a primeira foi no dia 1º de maio de 1994

    ResponderExcluir
  3. No primeiro de maio eu não vi, pq tava longe da TV. hehehe

    ResponderExcluir

Regras para postar comentários:

I. Os comentários devem se ater ao assunto do post, preferencialmente. Pense duas vezes antes de publicar um comentário fora do contexto.

II. Os comentários devem ser relevantes, isto é, devem acrescentar informação útil ao post ou ao debate em questão.

III. Os comentários devem ser sempre respeitosos. É terminantemente proibido debochar, ofender, insultar e/ou caluniar quaisquer pessoas e instituições.

IV. Os nomes dos clubes devem ser escritos sempre da maneira correta. Não serão tolerados apelidos pejorativos para as instituições, sejam quais forem.

V. Não é permitido pedir ou publicar números de telefone/Whatsapp, e-mails, redes sociais, etc.

VI. Respeitem a nossa bela Língua Portuguesa, e evitem escrever em CAIXA ALTA.

Os comentários que não respeitem as regras acima poderão ser excluídos ou não, a critério dos moderadores do blog.